Governo de Estrela apresenta contraproposta à Corsan


Governo de Estrela apresenta contraproposta à Corsan

Na quarta-feira (17), o Governo de Estrela apresentou uma contraproposta à Corsan. O prefeito Carlos Rafael Mallmann, o vice Valmor Griebeler e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Marco Aurélio Wermann foram recebidos pelo presidente da companhia, Arnaldo Dutra, na sede em Porto Alegre. Em mãos, entregaram a proposta para assinatura do convênio com a estatal.
Wermann destaca que as reivindicações dividem-se em duas áreas: fornecimento de água e tratamento de esgoto. Na primeira, o Governo Municipal pede a ampliação de 10 quilômetros de redes e maior capacidade de armazenamento de água na cidade, além da substituição de redes antigas e que frequentemente apresentam problemas. “Estamos trabalhando com cinco polos comerciais estratégicos para o desenvolvimento de Estrela, onde o fornecimento de água é crucial”, destaca o secretário.
Já o tratamento de esgoto, explica o prefeito Rafael Mallmann, foi apontado como deficitário. Estrela trata 0% de esgoto atualmente, uma vez que o próprio Plano Municipal de Saneamento Básico indica como ineficaz a atuação das seis Estações compactas de Tratamento de Esgoto (ETE) em atividade. A proposta é que a Corsan assuma o projeto de tratamento orçado em cerca de R$ 40 milhões. “É um investimento alto, que o município não tem capacidade para diluir em seu orçamento. O que estamos negociando agora com a estatal é uma implantação o mais rápido possível”, comenta Mallmann. O documento entregue solicita ainda investimento em recuperação de pavimentação.
O presidente Arnaldo Dutra pediu dez dias para analisar a contraproposta do município e, após, convocará nova reunião.

Matéria: JÔNATAS DOS SANTOS

Nenhum comentário: