Estrela - Meio ambiente quer ampliar participação dos Bairros



Meio ambiente quer ampliar participação dos Bairros

A UAME – União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela – realizou na noite desta quinta-feira, assembleia mensal na Associação dos Moradores do Bairro Cristo Rei.

O presidente, Aloísio Mallmann apresentou os dois principais assuntos, um deles com o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Julio Saldanha, que apresentou detalhes da realização dos Jogos Interbairros.

Este ano, a Smel assume o evento em conjunto com a UAME e cada associação indicará um nome para fazer parte da Comissão.

Mas o Secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein foi quem mais debateu com os presentes.

Explicou que Estrela, em 1996, recolhia de 4,5 a 5 toneladas de lixo por dia, e hoje a coleta chega a 20 toneladas/dia.

E a Usina de Tratamento do Lixo – UTL – quando criada, tinha a perspectiva de atendimento até 2020,mas infelizmente agora já está ultrapassando seu limite.

Explicou Hilário que inclusive o recolhimento do lixo está com o contrato vencido, tendo sido renovado por seis meses de forma emergencial.

A Secretaria do Meio Ambiente está levando a UTL alunos de escolas, vereadores e outras entidades, mostrando o que os 46 trabalhadores do locais realizam no dia a dia e agora convidou também as Associações de Moradores de Bairros, para conhecer o local.

Explicou Hilário que 46% do lixo recolhido é orgânico e o principal problema é a seleção, pois muitos moradores preferem ainda, ou não selecionar o lixo ou jogar as sacolas nos terrenos baldios ou ao longo da Trans Santa Rita.

A partir de 1º de junho o recolhimento do lixo seco será com um caminhão baú, não rá mais haver mistura. “Se alguém colocar misturado, este lixo não será recolhido nos dias do lixo seco”, afirmou.

Óleo de cozinha usado deve ser colocado em garrafas pet e pode ser entregue em escolas um na secretaria, lâmpadas devem ser entregues no local de compra ou na Sala Verde, bem como o lixo eletrônico.

Cães Soltos

Mas um dos grandes problemas da Secretaria do Meio Ambiente são os cães soltos nas ruas: Os animais feridos são recolhidos e já custam R$ 15 mil mensais à secretaria e esta despesa tende a aumentar.

A partir de agosto acontece a vacinação contra a raiva e o cio, na tentativa de amainar o problema.

Matéria e foto – Luiz Carlos Freitag

Nenhum comentário: