Estrela torna-se referência no Vale do Taquari


Estrela torna-se referência no Vale do Taquari

A troca de experiências no âmbito público tem sido uma prática comum entre os municípios. Nos primeiros 90 dias de governo, Estrela tornou-se referência para o Vale do Taquari em várias áreas. “Já está em fase de implantação em Bom Retiro do Sul o programa de incentivo à aquicultura, nos moldes do que apresentamos aqui em Estrela”, comenta o secretário de Agricultura, José Adão Braun.
Procurado pelo município vizinho, Braun abriu as condições que fizeram a cidade ser uma das pioneiras na limpeza de açudes. “Montamos um projeto bem embasado, buscando a parceria de entidades e órgãos governamentais, o que viabilizou as ações que estão em andamento”, enfatiza. A ideia também já chamou a atenção do município de São Gabriel, que propôs o intercâmbio.
O mesmo ocorre com a Central de Projetos do município. Sob a coordenação do vice-prefeito Valmor Griebeler, o órgão recebeu a visita no início do mês de integrantes da equipe de Saúde de Lajeado. “Pela Central passam todos os projetos de captação de recursos do município junto as esferas Federal e Estadual”, informa Griebeler. Nos primeiros três meses de gestão já conseguiu-se captar mais de R$ 1,7 milhão, que serão destinados a aquisição de máquinas pesadas.
Outra área recém-criada e que já chama atenção dos municípios vizinhos é o Desenvolvimento Social. Conforme o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Cristiano Nogueira da Rosa, o município foi o primeiro da região a assinar o protocolo de participação no Programa de Aquisição de Alimento (PAA) do Governo Federal, que possibilitará a compra, em até R$ 4,5 mil por talão de notas, de alimentos produzidos no interior do município para o programa Fome Zero. "É uma forma de incentivar nosso produtor e garantir às famílias atingidas pelo programa a qualidade no alimento”, observa.
Essa troca de experiências tem recolocado o município no papel de protagonista do Vale, acredita o secretário de Administração, Henrique Lagemann, que na manhã de terça-feira recebeu a secretária Teresinha Horst, de Teutônia, para apresentar o projeto de gestão de almoxarifado instituído no município. “Continuaremos mantendo o município de portas abertas. Buscamos também informações nas cidades vizinhas, como em Caxias do Sul, no caso da Ouvidoria. Modernizar a gestão e eficientizar os serviços oferecidos aos cidadãos é uma de nossas principais metas”, reflete o prefeito Carlos Rafael Mallmann.

Matéria e foto: JÔNATAS DOS SANTOS
LEGENDA: Secretários de Administração de Estrela e Teutônia, Henrique Lagemann e Teresinha Horst trocam informações

Nenhum comentário: