Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 28.03.13

Luiz Carlos Freitag

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 28.03.13

MAGRA-INVENTIVA, as "colaborações" dos Senhores Vereadores, eis as PÉROLAS:

ÉLIO (PTB):
"Foi gastado R$ 600 mil para reforma da creche"

PAULÃO (PPS):
"Aconteceu uma coisa muito inédita".

ADRIANO (PSB):
"Tem que fechar o buraco o quanto antes antes que dê acidente". 

LUIZ (PMDB):
"Pela Lei, a retroescavadeira deveria ser usada apenas para a Secretaria da Saúde".

FRASE: "

A TV Globo parece que vai contratar o Leandro Damião prá ser ator da próxima novela das oito, pois é um baita teatrólogo" (Filósofo Gremista, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Secretário da Assistência Social, Cristiano Nogueira, me confirmou: Estrela é o primeiro municipio do Vale do Taquari a se cadastrar no Programa de Aquisição de Alimentos de Produtores Rurais. Com isso, através de recursos enviados pelo Governo Federal, sua Secretaria comprar até R$ 4.500,00 em produtos por agricultor de Estrela por ano, para auxiliar na alimentação por parte de entidades assistenciais e para familias de vulnerabilidade social. Realmente uma grande conquista para Estrela.

Quinta-feira estive em Lajeado e encontrei Áurio Scherer, de Arroio do Meio, realizando visitas e contatos tendo em vista a eleição do próximo ano. Ele me confirmou que é pré-candidato a Deputado Estadual pelo PT, lembrando que concorreu em 2010 e fez 20.416 votos. "Agora vou ter uma base muito forte, porque o Prefeito de Lajeado, Luiz Fernando Schmitt está comigo e ele foi mais de uma vez Deputado Estadual pela Região". Áurio nestas suas visitas, estava acompanhado de um grande e influente nome na articulação política da Região. Ele vai com tudo, desta vez.

Vereador Ernane de Castro (PMDB) levantou um assunto que há muito tempo gera muita preocupação. O não uso da passarela na BR 386, entre as ruas Coronel Brito e João Lino Braun. "Estive lá entre as 11h e 12h e vi que mais de 90% do pessoal passa por baixo da passarela, o que é um grande perigo". Na sua opinião tem que deslocar as duas paradas de ônibus do local e colocar uma mureta, como em Porto Alegre e Canoas, entre as duas vias da rodovia. "E nem as faixas de segurança que estão no local foram apagadas", lembrou. Concordo com o Vereador e até acho que deveria ser colocada uma grade no local uns 200 metros para cada lado, para evitar o que está acontecendo. Ernane disse que falta conscientização a muitos pedestres, que nem sabem ser deles a responsabilidade, se forem atropelados.

Paulão Scheeren (PPS) elogiou a participação da comitiva da Comunidade Evangélica, que foi convidar os Vereadores para o 48º Festival do Chucrute, em maio. "Parabéns pela Comunidade, que mantém esta tradição em Estrela". Lorena Hauschild (PR) e Adriano Scheeren (PSB) também se manifestaram parabenizando os Grupos Folclóricos de Danças Alemãs que levam o nome de Estrela para outros Estados Brasileiros e também para outros Países.

Falando em Lorena: Ela solicitou a realização de um mutirão para trocar lâmpadas queimadas em várias ruas e bairros de Estrela e também no interior. Adriano também disse existirem muitos postes com lâmpadas queimadas. José Alves (PTB) informou que em uma semana tudo deverá começar a voltar ao normal, pois estão retornando os dois eletricistas que estavam em férias. "Tinha só um trabalhando e foi dada prioridade para atendimento de creches e escolas".

Falando em José Alves: Ele disse que Estrela precisa de uma área de terras para construir um parque de exposições com pavilhões para eventos, ou seja, mais de um ginásio esportivo. "Estrela precisa disso, cresceu muito nos últimos anos. Por exemplo a Multifeira está cada vez maior e falta espaço para sua realização, pois é grande o número de pessoas que a visitam". O Vereador elogiou o Prefeito Rafael Mallmann, que disse ter projeto para isso e a iniciativa deverá ser colocada em prática em breve.

José Alves disse também que Estrela precisa de uma área de terras para construir um parque de exposições com pavilhões para eventos, ou seja, mais de um ginásio esportivo. "Estrela precisa disso, cresceu muito nos últimos anos. Por exemplo a Multifeira está cada vez maior e falta espaço para sua realização, pois é grande o número de pessoas que a visitam". O Vereador elogiou o Prefeito Rafael Mallmann, que disse ter projeto para isso e a iniciativa deverá ser colocada em prática em breve.

No começo da administração de Rafael Mallmann, o chefe do DAER de Lajeado visitou o Prefeito e o informou que a reforma da ponte sobre o Arroio Boa Vista, na RS 129, entre os Bairros Boa União e São José estaria pronta dia 25 de março. Fui lá, segunda-feira, dia 25, para ver a "inauguração". Como era esperado, a reforma não está pronta. E isso está deixando os comerciantes da Boa União em situação cada vez pior, pela queda de movimento. Renato Brandão, que tem uma agropecuária na Rua João Lino Braun disse que como está, a obra fica pronta só no fim do ano. Ah, quando tirei as fotos, não tinha ninguém trabalhando.

O Memorial Aepan-ONG vai realizar entre os dias 15 de abril e dois de maio, uma exposição para homenagear o ex-Prefeito Adão Henrique Fett. Segundo Airton Engster dos Santos, a exposição terá como local a Câmara de Vereadores. Ele acentuou que o ex-Prefeito nasceu em 1904 e faleceu com 80 anos, foi Deputado Estadual, aviador, radioamador, empresário, instituiu o Brasão e a Bandeira do Município. Concordo na prestação desta homenagem, conheci Adão Henrique Fett. E foi ele que, junto com Arnaldo Balvé, trouxe para Estrela e primeira emissora de Rádio da Região, a Rádio Alto Taquari. Seu primeiro estúdio foi no prédio onde funcionava a Importadora Alto Taquari, depois no Abrigo Municipal junto a Praça Menna Barreto e ainda no Edifício Princesa, na rua Fernando Abott. Hoje ela não existe mais.

Nenhum comentário: