Luiz Carlos Freitag - Coluna do Luca - 7 de fevereiro de 2013



MAGRA-INVENTIVA: Por enquanto não tem. Temos que esperar o término das férias dos Senhores Vereadores. A propósito: Como semana que vem é feriadão de Carnaval, a Câmara de Estrela volta a ter Sessões Ordinárias dia 18 próximo. Vamos aguardar.

FRASE: "

Soy loko por Tri América" (Gremista comentando a Libertadores, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Isso deveria ter sido publicado semana passada aqui na Coluna, mas um problema técnico impediu. Mas vamos lá: Parece que a Sociedade Rio Branco quer vender a sua sede, no Bairro Oriental. Inclusive Imobiliárias estariam sendo contatadas para fazer a avaliação do prédio que tem salão de baile, boate, bolão, residência para ecônomo além de local para loja e restaurante. A informação me foi passada por uma Imobiliária que foi consultada sobre o preço de fazer uma avaliação do patrimônio. Se o local for colocado a venda, sem dúvida deverá encontrar comprador rapidamente, pois a Avenida Rio Branco está cada vez mais valiosa e parece que o Conselho já teria aprovado a venda, não sei qual seria o próximo passo. Mas tenho certeza que quando alguém comprar o local, amplo e bem localizado, vai construir ali um prédio.

Sábado tivemos uma chuva antes do meio dia e o Bairro Pinheiros novamente pagou o pato. As 11h40min liguei para a AES Sul. A luz voltou as 18h50min. Os consumidores agradecem.

A propósito da AES Sul: Enquanto que eu tentava ligar novamente e tentar falar de novo com algum atendente, uma das gravações sugeria que minhas contas passassem a ser enviadas por e-mail, pois daí não seria mais necessário o uso do papel, "

e a Natureza agradece". Então tá. A AES Sul não precisaria mais gastar dinheiro com papel, com tinta, com correio - para me enviar a conta. Mas eu passaria a gastar dinheiro em papel, tinta, energia elétrica para imprimir a conta - ou eu poderia simplesmente ir no banco e dizer o valor e pagar? Brincadeira tem hora, a Natureza não teria o que agradecer, pois as contas teriam que ser impressas novamente, só que pelo consumidor e a AES Sul deixaria de ter gastos. Isso é, mais lucro.

Sexta-feira o Secretário do Meio Ambiente Hilário Eidewlein levou o Prefeito Rafael Mallmann para um almoço na UTL - Usina de Tratamento de Lixo, na Delfina. A intenção é corrigir os problemas que lá existem, já foram contratados 12 novos funcionários para o local. "O Objetivo é uma maior aproximação, modernizar e reestruturar o local que foi construido a 15 anos", explicou Hilário.

E a gasolina aumentou mesmo. Já custa em torno de R$ 3,00 o litro e em alguns postos até passa disso. Mas o Brasil não é auto-suficiente em petróleo? O Lula não anunciou isso? Então por que temos uma das gasolinas mais caras do Mundo? Acho que teremos mais um aumento ainda este ano, pois 2014 é ano de eleição, daí os aumentos são esquecidos.

Anotem: Poderemos ter novidades nos prédios da ex-Polar. Parece que tem Secretários Municipais de Estrela, que visitaram o local segunda-feira, achando que o complexo é um ótimo local para eventos. Mas, parece que estes pensam em derrubar tudo e construir prédios novos. Alegam que seria muito cara a reforma. Um destes Secretários comentou que inclusive muita gente não quer mais eventos no Centro de Estrela, pois tem muitas moradias, fica muito próximo a residências, apartamentos, etc. Como já acontece em Lajeado - principalmente no que se refere ao Parque do Imigrante, local que em breve também deverá ser desativado. Então vamos aguardar o que será feito com o Complexo Ex-Polar.

"Só uma perguntinha que não quer calar: Quantos condenados pelo Mensalão, pelo STF, já estão na cadeia?" Filosofada ouvida no Salão do Hermes e do Leonardo. Mas realmente, não se fala mais nisso, o assunto parece que morreu.

CÂMARA I - Em Sessão Extraordinária, terça-feira as 11h, a Câmara de Estrela aprovou 19 Projetos de Lei. Antes da Sessão, aconteceu no local uma reunião com o Prefeito Rafael Mallmann.

CÂMARA II - Acho correta a postura dos Vereadores, pois votaram a favor dos Projetos, depois de terem tido oportunidade de tirar qualquer dúvida, na reunião com o Prefeito. Isso já tinha acontecido em Sessão anterior.

CÂMARA III - E foi criada também, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação. Ano passado, sua criação foi rejeitada pela Câmara, sendo o vereador Cristiano Nogueira quem mais batalhou para isso acontecer. Agora, a Secretaria foi aprovada POR UNANIMIDADE DE VOTOS. Isso que mais chamou a atenção.

CÂMARA IV - Me lembro, quando o atual Secretário da Agricultura José Adão Braun era Vereador, época do então Prefeito Gabriel Mallmann, foi a votação a doação de uma área de terras em Porongos para a ACSURS instalar o centro de inseminação artificial em suinos. Como José Adão Braun era o presidente da entidade, ele não votou o Projeto de Lei - até se retirou do recinto durante a votação. Disse que não votaria pois indiretamente seria beneficiado. Agora, a criação da nova Secretaria foi aprovada por todos os vereadores, não houve nenhuma abstenção. A propósito: Parece que o Titular da nova Secretaria será o Vereador Cristiano Nogueira. Para deixar claro: Nada contra.

Nenhum comentário: