Estrela - Lixo intoxica trabalhadores da UTL


Lixo intoxica trabalhadores da UTL

A manhã de segunda-feira (25) era para ser mais uma de muito trabalho na Usina de Tratamento de Lixo Doméstico de Estrela, localizada na Santa Rita, no interior do município. Responsável pela separação e destinação de 19 toneladas diárias de lixo, a UTL conta com cerca de 30 trabalhadores que fazem a separação manual do material.
Um acidente, no entanto, atrapalhou a produção e colocou em perigo a vida dos funcionários. Por volta das 9h uma das esteiras precisou ser desligada após cinco pessoas apresentarem sinais de intoxicação. Com náuseas e vômitos, foram conduzidas ao Pronto Socorro do Hospital Estrela para medicação. “Não é a primeira vez que isso ocorre na UTL. Infelizmente, pela imprudência das pessoas que colocam material tóxico no lixo”, enfatiza o secretário de Meio Ambiente, Hilário Eidelwein.
Em visita à ULT, Eidelwein constatou uma série de frascos de agrotóxicos recolhidos. No município existe todo ano uma campanha de recolhimento deste tipo de recipiente, que deve passar por uma tríplice lavagem antes de ser entregue à empresa responsável. “Mesmo assim alguns agricultores ainda depositam os agrotóxicos direto no lixo, o que pode causar até a morte de um dos nossos funcionários”, lamenta. Outro material de risco facilmente encontrado entre os dejetos são as agulhas de seringas. Mesmo com a utilização de luvas protetoras elas acabam ferindo aqueles que remexem o lixo. “Existe também uma campanha no município junto às unidades de saúde que recolhe este material devidamente armazenado em garrafas pet. Mas, tudo é uma questão de conscientização social”, reforça.
Graças a utilização de equipamento de proteção individual (EPI), após medicados os trabalhadores foram liberados. Por ordem do Meio Ambiente o material contaminado que encontrava-se sobre a esteira no dia de ontem foi descartado para evitar novas intoxicações.


Créditos matéria e foto: JÔNATAS DOS SANTOS

Nenhum comentário: