Vereadores de Estrela - Tribuna de 14 de janeiro de 2013


Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Fez um agradecimento especial ao hospital Bruno Born de Lajeado, que segundo o vereador, que apesar de ser pelo SUS, atende muito bem, ressaltando pedido para que o hospital de Estrela fizesse o mesmo, pois em Lajeado, segundo Scheeren há uma sala para quem tem um parente sendo atendido, onde estes são informados sobre a situação deste atendimento. Relembrou um fato ocorrido com um primo que sofreu um acidente, e o vereador acusou que este foi mal atendido no hospital, e que ainda hoje este carrega sequelas, e o médico do INSS não acreditou no laudo da médica do hospital e pediu a presença do paciente para reavaliação, o que o vereador classificou como vergonhosa. Citou o discurso dos colegas Cristiano Nogueira e José Alves, de que não seria real o valor deixado pelo ex-prefeito em caixa. Cumprimentou o atual secretário de administração, que segundo Scheeren, ratificou que ficou dinheiro em caixa, lembrando que foram poucas as administrações que terminaram os mandatos com dinheiro em caixa. Falou sobre um projeto que está tramitando na casa, no qual os cartórios cobrariam ISSQN sobre serviços e repassariam uma porcentagem ao contribuinte. Paulão se declarou contrário ao projeto.

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o MultiMulher, que inicia em março e discorreu sobre a programação. Falou sobre uma área de matagal no Bairro Boa União, em que inclusive haveria relatos de ataques de cobra a uma senhora. Relatou ainda, que um trecho de curva no Bairro Boa União em que, com a passagem dos caminhões, formou-se um desnível que é perigoso.

Ernani de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre os terrenos baldios que estão “criando mato”, o que segundo o vereador, além de ser perigoso, é uma marca visual negativa para a cidade. Ressaltou que entende que ainda está em formação a equipe do novo governo, pediu que a população tivesse calma, mas citou reunião com o prefeito em que este garantiu que as providencias já estão sendo tomadas. No bairro Marmitt, há uma escolinha de futebol que o campo também precisa de uma roçada. Outra preocupação manifestada por moradores é o trajeto do micro-ônibus na Boa União, que segundo o vereador, faz um trajeto perigoso cruzando a Rota do Sol e entrando no bairro, ressaltando que foi feita uma reunião com o Secretário e os proprietários das empresas de micro-ônibus que encaminhou a mudança do trajeto no intuito de cuidar da segurança e melhorar o tráfego. A partir do dia 4 de março a lotação vai iniciar pela Rua João Lino Braun, subindo o loteamento popular pela Rua João Chrestani e entrando na Rota do Sol pela mão correta, sem cruzar a rodovia.

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Agradeceu ao secretário de obras e sua equipe, ressaltando que sabe que o inicio dos trabalhos é sempre difícil, mas que dentro do possível está sendo atendido. Parabenizou o Aimoré da Delfina pela festa dos 55 anos do clube. Falou sobre a Corsan, afirmando que já foi encaminhado o inicio dos consertos em ruas esburacadas pela companhia. Agradeceu ao pronto Socorro de Estrela, ressaltando que necessitou de atendimento e foi bem atendido. Parabenizou a comunidade de Arroio do Ouro, pelo torneio de penaltys organizado.

Cristiano Nogueira da rosa (PMDB) – Cumprimentou a todos. Lembrou que o secretário, na segunda-feira pela manhã, em entrevista de rádio, ratificou, em outras palavras, o que ele (Cristiano) e Alves falaram na ultima sessão, de que o dinheiro deixado em caixa pelo ex-prefeito não era o que foi divulgado. Ainda citando a antiga administração falou sobre o parque de máquinas sucateado, sobre pagamentos de vale-alimentação que segundo o vereador não foram feitos para o funcionalismo. Reiterou a fala do vereador Ernani de que a administração está trabalhando para contratar funcionários que devem fazer a limpeza de alguns terrenos. Falou sobre o lançamento de atendimento online no site da prefeitura e também um numero de telefone para ouvidoria. Ressaltou que reunião do prefeito e do vice com os vereadores na tarde de segunda-feira. Relembrou a fala de Paulão sobre o projeto que aumenta a contribuição de ISSQN, e que Cristiano também se declarou contra. O vereador Paulo Floriano Scheeren pediu aparte para elogiar o prefeito ressaltando que este é seu 13º ano de mandato, e pela primeira vez um prefeito veio até a Câmara para falar sobre os projetos com os vereadores. Cristiano falou sobre a questão da drogadição no município, relatando um caso em que no Bairro das Industrias em que a população rendeu um usuário que transitava naquela região. Citou bons exemplos, como o ProJovem que é um programa que ajuda a distanciar as crianças e adolescentes das drogas. Elogiou o hospital de Estrela que está atendendo esses casos, em alguns casos fazendo mais do que o contrato prevê. Sugeriu uma reunião com a direção do Samu para maiores informações sobre o atendimento.

Adriano “Pida” Scheeren (PSB) – Cumprimentou a todos. Ressaltou da importância da Casa de Cultura para o município. Falou sobre o pedido de providencias que encaminhou na casa apontando problemas nas estradas do interior do município. Relatou que conversou com o Secretário da Agricultura sobre os acessos à propriedades e pequenas empresas do interior, afirmando que já há relatos de empresários que estão pensando em cancelar o transporte de animais e produtos para não ariscar os veículos dada a má qualidade da estrada. Parabenizou o prefeito e o vice pela reunião com os vereadores na tarde que antecedeu a sessão. Fez convite para a Festa da comunidade da Linha São Luis no próximo domingo.

Andreas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Ressaltou a presença do publico que veio prestigiar a sessão, em especial à votação do Calendário de Eventos. Agradeceu o apoio da Associação dos taxistas de Estrela que se comprometeram a distribuir o material de divulgação. Falou sobre os trabalhos desenvolvidos na Casa de Cultura, através do Núcleo de Cultura, destacando que são mais de 500 pessoas atendidas em várias oficinas. O vereador ressaltou que os vereadores estão acompanhando diversos segmentos da sociedade, e reiterou que ele próprio terá um trabalho mais direcionado aos campos da cultura e do meio ambiente. Por fim, o vereador lembrou da sessão anterior em que ele abordou o tema do abandono de animais, revelando que já houve uma reunião com a ONG AEPA e com a administração municipal, bem como agendada uma reunião com membros do legislativo.

Gerson Adriano da Silva (PT) – Cumprimentou a todos. Cumprimentou a Brigada Militar que lhe forneceu números de acidentes na rua Coronel Mussnich, referindo-se a números de ocorrências em toda a extensão desta via. Falou do cruzamento das Ruas Geraldo Pereira com a 20 de Maio que segundo o vereador, há problemas de visibilidade. Citou estes como alguns dos exemplos de pontos da cidade onde é necessário um estudo para melhoria do tráfego. Relatou que esteve em contato com a administração para falar sobre estas demandas, ressaltando que muito do transito dos bairros Auxiliadora e Cristo Rei desemboca na rotula em frente ao STR. Sugeriu que ao longo da Cel Musnich seja feita a demarcação para agilizar o estacionamento. Ressaltou a importância da empresa de água mineral que vai se instalar no município, que vai gerar empregos e desenvolvimento para a cidade, afirmando que é necessário a contribuição de todos para que Estrela cresça cada vez mais.

Vanderlei Eidelwein (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o trecho entre o trevo de acesso e o acesso ao bairro Boa União, no qual não há calçada, falando sobre o pedido de sua autoria a ser encaminhado ao secretário de obras. Rememorou uma pauta já abordada por ele na ultima sessão, falando da importância da instalação de um semáforo entre as Ruas Coronel Brito e Coronel Müssnich, por causa do grande fluxo de carros. Falou também sobre a reunião que aconteceu na ultima quarta-feira com a direção do Estrela FC, quando foi apresentado o projeto da direção da entidade que pretende fazer uma parceria com as escolas em que as crianças tenham a oportunidade de praticar o esporte.

Nenhum comentário: