Notícias Vale do Taquari - 28 de janeiro de 2013

Notícias Vale do Taquari - 28 de janeiro de 2013

Hoje, às 18 horas, ocorrem sessões ordinárias das câmaras de vereadores de Encantado e Marques de Souza. Nesta segunda-feira também serão realizadas sessões dos legislativos de Roca Sales, Fazenda Vilanova e Venâncio Aires.
       
Os agricultores de Encantado que reservaram semente de milho para o plantio da safrinha, devem fazer a retirada na Secretaria da Agricultura, com a maior brevidade possível.
       
Cerca de 15 prefeitos da região estão viajando a Brasilia para participar de um evento convocado pela Presidência da República. A programação desta segunda-feira contará com a presença da presidente Dilma Rousseff, e nos demais dias ocorrem palestras e debates com a participação de diversos ministros.  
       
Os aposentados e pensionistas do INSS estão recebendo os valores dos seus benefícios referentes a janeiro de 20013. Até quinta-feira estão sendo liberados os valores para quem recebe até um salário mínimo, obedecendo a ordem do final do cartão. Hoje recebe quem tem o cartão terminado pelo número dois.
       
Na Escola de Ensino Fundamental Sagrada Família de Roca Sales estão sendo realizadas diversas obras de reformas.  
        
Vigora a partir do dia 02 de fevereiro, as novas regras do Conselho Nacional de Trânsito, em relação aos “motoboys”. Um levantamento regional mostra que pouco mais de uma centena de pessoas que atuam  nesta profissão na região, fizeram o treinamento necessário para desempenhar a função.
        
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo recebe inscrições para o Programa de Forrageiras de Inverno. A linha de financiamento disponibiliza crédito com bônus de adimplência de 30% para aquisição de sementes forrageiras para formação de pastagens de inverno. O programa contempla produtores de leite em regime de economia familiar, através de cooperativas, condomínios, associações e sindicatos.
        
As ações do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias Hidrográficas para 2013 foram planejadas e debatidas em reunião da semana passada na Univates,em Lajeado. Participaram 12 dos 25 comitês de gerenciamento de bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul, os quais fazem parte das regiões hidrográficas do Guaíba, Uruguai e Litoral.
       
A Praça Menna Barreto, no Centro de Estrela, passa por um processo de revitalização.  O trabalho é realizado pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.  
       
O novo diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, inicia as suas atividades na escola, no dia 04 de fevereiro, sucedendo a Jorge Trentini, que dirigiu o educandário por 11 anos e assume a mesma função na Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC, em Joinville, Santa Catarina. O início do ano letivo no Colégio Teutônia está marcado para  20 de fevereiro. 
           
Diversos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Paróquias da região estão formando comitivas para participar da Romaria da Terra, no dia 12 de fevereiro, em Bento Gonçalves. O  tema neste ano será: “Terra, Vida e Cidadania”.  Entre os STRs  que recebem inscrições estão de Arroio do Meio, Pouso Novo e de Cruzeiro do Sul
           
Nesta semana não ocorre o recolhimento de lixo na cidade de Teutônia. No período será elaborado o calendário de coleta e serão recuperados os equipamentos que realizam a coleta.
           
A Secretaria de Obras de Travesseiro reiniciou o trabalho de recuperação das estradas municipais, com atenção especial aos acessos aos municípios de Capitão e Nova Bréscia.
           
Assumiu o comando do Pelotão da Brigada Militar em Anta Gorda  o Tenente Celso Clineu Dias de Oliveira. Ele recebeu o cargo do Sargento Paulo Duarte, que continua atuando no município. O novo comandante já atuou no Batalhão de Choque de Porto Alegre, e depois em Ijuí, Cruz Alta e Boa Vista do Cadeado e, agora comanda a BM de Anta Gorda e Doutor. Ricardo.
           
Em Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, 80% do tabaco plantado já foi colhido revelou o supervisor técnico da Afubra Iraldo Backes. No geral, a colheita alcança 75% complementa ele, considerando a safra como muito boa. A dificuldade enfrentada pelos produtores é a falta de espaço para o armazenamento nas propriedades.
           
A Comunidade de Encantado recebe a partir de hoje mais um grupo com cerca de 70 trabalhadores haitianos, para atuar na Dália Alimentos.
        
A Secretaria da Agricultura de Marques de Souza estará recebendo de 04 de fevereiro, a 15 de março o Talão de Produtor dos agricultores com as notas extraídas em 2012. Mesmo quem não extraiu nenhuma nota deve fazer a apresentação, evitando assim, que o talão seja baixado junto à Receita Federal.

A Senadora Ana Amélia Lemos (PP) empenhou R$ 28,3 milhões em recursos federais para 166 prefeituras do Rio Grande do Sul provenientes de programas governamentais e emendas individuais ao Orçamento da União. Desde que assumiu o cargo como parlamentar, a Senadora pleiteou junto ao governo federal a destinação de recursos públicos para cinco áreas prioritárias: infraestrutura urbana, agricultura, saúde, esporte e turismo.

A Secretaria da Saúde de Travesseiro informa a comunidade que o atendimento dos médicos clínicos gerais será normal nesta semana nos postos de saúde da Sede e de Três Saltos Baixo. A ginecologista atende na quinta-feira as mulheres residentes na Sede. O pediatra não atenderá na sexta-feira. E as consultas com dentista devem ser agendadas.

Em Doutor Ricardo prossegue hoje o roteiro para apresentação do Talão de Produtor. A equipe da prefeitura estará atendendo em mais duas localidades: das 13h30min até às 15 horas na Linha Leopolda e das 15h30min até 17h15min na comunidade de Linha Palacin.
        
A Univates realiza dia 17 de fevereiro, das 13h30min às 16h30min, mais uma edição do Vestibular Complementar. O processo seletivo consiste em uma prova única de redação e oferece vagas em 34 cursos. As inscrições poderão ser feitas de 28 de janeiro a 12 de fevereiro, nos câmpus de Lajeado e de Encantado ou pela internet - www.univates.br/vestibular. A taxa de inscrição é de R$ 40,00, sendo isentos do pagamento os candidatos que tenham se inscrito para o último Vestibular de Verão.

A Secretaria da Agricultura de Capitão realiza no período de 11 a 28 de fevereiro, os pedidos de alevinos.

Nenhum comentário: