Notícias Vale do Taquari - 16 de janeiro de 2013

Notícias Vale do Taquari - 16 de janeiro de 2013

O prefeito de Capitão, Cézar Beneduzi entra em férias na próxima segunda-feira, dia 21, quando realiza a transmissão do cargo para o seu vice Fabiano Daltoé. A cerimônia de transmissão acontece no Gabinete do Executivo Municipal às 08 horas. Beneduzi retoma as atividades no dia 05 de fevereiro.  

A Secretaria de Agricultura de Lajeado realizou ontem um mutirão de limpeza no bairro Planalto, onde foram realizados serviços de poda de árvores, roçadas, recolhimento de lixo verde e entulhos. O mesmo foi realizado na segunda-feira, no bairro Conservas, onde 32 cargas de lixo verde e entulhos foram recolhidas.

Hoje, às 19 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Capitão.     
        
Na programação da Semana do Farmacêutico a Univates realiza uma série de oficinas através da Farmácia-Escola. As atividades gratuitas ocorrem até sexta-feira. Hoje, a partir das 15 horas, o assunto será "Alimentação Saudável".
       
A Emater encerra hoje o roteiro de encontros para a capacitação de produtores de uvas para o fabrico e conservação de vinho caseiro. A atividade desta quarta-feira acontece a partir das 09 horas e 30 minutos, no auditório da Prefeitura de Nova Bréscia, sob orientação de Itacir Barbieiri.
        
Reiniciam hoje em Estrela as atividades do Programa Segundo Tempo-Navegar, integrado com o projeto Colônia de Férias. O objetivo é propiciar atividades para as crianças no período do recesso escolar. Serão três modalidades náuticas desenvolvidas: remo, vela e canoagem. As atividades ocorrem der segundas a quintas-feiras. Podem participar crianças e jovens com idade entre 11 e 16 anos.
              
O ex-prefeito de Itapuca, Marcos Scorsatto (DEM), terminou o seu mandato sem secretários. Todos foram desligados logo após as eleições. O seu sucessor, Airton Scorsatto (PTB), assumiu e continua sem nomear secretários. A primeira nomeação deve ocorrer somente em fevereiro, quando será definido o titular da Secretaria de Educação.
        
Os contribuintes de Roca Sales estão recebendo em suas residências, as guias para pagamento da Taxa de Alvará de Licença e do Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN). Os tributos podem ser pagos em cota única, ou de maneira parcelada. 
        
A ex-primeira dama de Doutor Ricardo, Catea Rolante, continua na atual administração como secretária da Assistência Social, cargo que ocupou nos últimos oito anos.
        
O prefeito de Marques de Souza, Ricardo Kich, destacou que umas das prioridades da sua administração é o setor primário, já que 80% da receita do município é oriunda das atividades agrícolas e agropecuárias. Segundo Kich, a prefeitura vai trabalhar para fomentar o setor, gerando o aumento da produtividade.   
       
Sábado, dia 19, acontece Jantar Baile, em Coqueiro Baixo, em substituição ao tradicional Festival da Canção Italiana. O festival voltará a ser realizado em 2014, com apoio da administração municipal.
   
Muitas novidades serão apresentadas ao público na 12ª edição da Suinofest, que acontece dias 07, 08 e 09 e 14, 15 e 16 de junho de 2013, no Parque João Batista Marchese - Encantado. A primeira delas é a mudança do nome da Feira Comercial, que passa a chamar-se Festival de Compras. O objetivo é incentivar o volume de vendas, com a participação de mais expositores de Encantado e região. 
        
No Vale do Taquari o processo de colheita da uva iniciou em dezembro. As condições climáticas favoreceram a produção, e, consequentemente anteciparam a colheita. A safra para região é projetada em 21,6 toneladas. Os municípios produtores de uva são Muçum Vespasiano Corrêa, Roca Sales, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Relvado, Nova Bréscia e Coqueiro Baixo.
       
Mesmo com parte da equipe em férias, a Secretaria Municipal de Obras de Capitão  está recuperando as estradas da rede viária municipal e os acessos para as propriedades rurais. Este trabalho é realizado em forma de mutirão por comunidade evitando os deslocamentos de máquinas.
           
Uma empresa especializada em telefonia rural apresentou ao prefeito de Imigrante, Celso Kaplan, um projeto para automatização de todo o sistema de telecomunicação no município. De acordo com o prefeito, o objetivo é substituir o sistema de ramais, modernizando a telefonia. O investimento será de R$300 mil e a prefeitura já está encaminhando o processo licitatório.
          
O abatedouro de aves caipiras do G-8 (grupo de municípios emancipados de Lajeado) deverá ser instalado em Marques de Souza. O empreendimento deve gerar 240 empregos diretos e 480 indiretos. O investimentos gira em torno de 5 milhões de reais. O projeto aguarda liberação da Fepam.
       
O crédito fundiário é problemático na região e pelo menos 30% dos que aderiram ao programa comprando terras, estão inadimplentes. Numa tentativa de recuperar parte deste recurso liberado, o Ministério do Desenvolvimento Rural  abre um prazo para a renegociação das dívidas.
       
O prefeito de Doutor Ricardo, Alvimar Lisot, confirmou a realização de um concurso público para os próximos meses para preenchimento de vagas em diversos cargos. Desta forma Lisot pretende atender uma determinação do Tribunal de Contas, legalizando todo o quadro de servidores municipais.
       
Em comemoração ao Dia do Farmacêutico, celebrado no próximo domingo, dia 20, a Farmácia-Escola da Univates promove mais uma atividade especial. O evento “Farmacêutico no Parque” ocorrerá, das 16h às 20h, no Parque dos Dick, no centro de Lajeado, e contará com diversas atividades sobre medicamentos e cuidados com a saúde. Todas as atividades são gratuitas.

A Famurs está organizando um seminário especial para  gestores municipais, nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro em Porto Alegre. No evento, serão repassadas orientações sobre as alterações na legislação.
        
Desde 2006, plantas medicinais são chamadas de plantas bioativas, por terem a capacidade de produzir compostos ou substâncias químicas que alteram o funcionamento orgânico dos seres vivos, explica Nilo Cortez, assistente técnico da Emater Regional. Estas plantas podem ser aplicadas em pessoas, animais ou outros vegetais, tendo mais de uma função. O técnico alerta que estas planta também podem provocar efeitos tóxicos, quando usadas de forma incorreta. A Emater tem técnicos habilitados para orientar o publico sobre cultivo, colheita e armazenamento destas plantas.
          
O Hospital Bruno Born realiza na próxima sexta-feira, dia 18, no prédio 16 da Univates, o Workshop dos Serviços Hospitalares do HBB. Será das 8h30min às 12h e das 14h às 17h. O público alvo são os secretários de saúde e diretores técnicos das instituições hospitalares do Vale do Taquari. O objetivo é abrir um canal de comunicação direta com as secretarias municipais de Saúde, repassando informações referentes aos tipos de serviços oferecidos pelo hospital e as formas de acesso. Outro tema será a operacionalidade da UPA e SAMU.


Nenhum comentário: