Notícias Vale do Taquari - 14 de janeiro de 2013



Vale do Taquari Notícias - 14 de janeiro de 2013

Em Muçum, as inscrições para o EJA Fundamental (7ª e 8ª série) e para o EJA Médio, podem ser feitas na Secretaria de Educação. Os interessados deverão portar documentos de identidade.

Hoje, às 18 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Encantado com Jonas Calvi na presidência dos trabalhos.

Também nesta segunda-feira, às 18 horas e 30 minutos, ocorre sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Estrela. Na pauta oito projetos encaminhados pelo poder executivo.

Em Imigrante iniciam hoje os ensaios para mais uma edição da Paixão e Morte de Cristo, que será encenada durante a Semana Santa, junto ao Convento São Boaventura em Daltro Filho. A encenação artística terá a direção de Marcelo Brentano. Os ensaios ocorrem na Escola Santo Antônio, do bairro Daltro Filho.

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) que possibilita a conclusão do Ensino Fundamental para maiores de 15 anos que não o concluíram. As inscrições somente poderão ser efetuadas pela internet, através do endereço www.enceja.inep.gov.br, até o dia 07 de fevereiro.

A Emater capacita os produtores de uvas na região alta do Vale sobre fabrico e conservação de vinhos caseiros. Já foram orientados os produtores de Arvorezinha, Muçum, Vespasiano Corrêa, Encantado, Dois Lajeados e Roca Sales. Em Nova Bréscia o treinamento ocorre na quarta-feira, dia 15, a partir das 9h30, no auditório da prefeitura. 

O prefeito de Capitão, César Beneduzzi, acompanha a tramitação de projetos encaminhados junto ao Ministério das Cidades para construção do Centro Administrativo Municipal. A área que receberá o prédio fica próxima da atual sede do poder legislativo.

Segundo informações do Ministério do Trabalho existe falta de vagas de emprego em sete municípios do Vale do Taquari, com situações mais graves em Bom Retiro do Sul, Roca Sales e Teutônia.

Mais de mil contribuintes estrelenses já retiraram o carnê do IPTU. A quitação do valor até o dia 08 de março renderá um desconto de até 21% de desconto. Também existe descontos para quem quitar em datas posteriores, além da possibilidade de parcelamento. 

A chapa única indicada para coordenar a 24ª Região Tradicionalista com Andréas Finck na coordenação para suceder a Gérson Junqueira, foi impugnada pelo MTG. Assumirá o comando da entidade tradicionalista, no dia 05 de fevereiro, Flávio Antônio Rodrigues, que promete disciplinar as disputas monetárias nas competições campeiras e artísticas.

A nova formação da diretoria da AMVAT conta com diversos prefeitos da região alta do Vale. César Beneduzi ,de Capitão, como 2º vice presidente; Paulo Costi, de Encantado, como Secretário; e, Olmir Rossi, de Ilópolis, como 2º Tesoureiro. No Conselho Fiscal, estão os prefeitos Luiz Paulo Fontana, de Arvorezinha, e, Gilnei Agostini, de Nova Bréscia.

Começa a fase final do curso de formação de novos soldados das Brigada Militar em Lajeado. São 32 alunos que a partir de hoje atuam em frentes de ações preventivas, acompanhando os policiais antigos nas incursões em vilas e bairros de cidades diferentes. A conclusão do curso e formatura está marcada para 21 de abril.

Mesmo sem a definição do preço para a safra atual, a partir de hoje as indústrias fumageiras reiniciam a compra do tabaco da safra 2012/13. A compra será aberta nas empresas instaladas em Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, devendo o produtor manter contato com o seu orientador técnico. 

As lideranças políticas e empresariais de Venâncio Aires mobilizam-se para sediar a AGROIND 2013 (Feira da Agroindústria Familiar). O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social Hélio Lawall, chamou o presidente da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari, Oreno Ardêmio Heineck comunicando que Venâncio Aires tem estrutura e está disposta a assumir a realização da feira. O município de Lajeado está com dificuldades para realizar o evento este ano.

O Governo do Estado anunciou em 2010 a construção de três prédios escolares na região e até agora nenhuma obra foi encaminhada para o seu início. Seriam contemplados os municípios de Westfália, Paverama e Fazenda Vilanova. Para Marisa Bastos da 3ª CRE, os atrasos ocorrem devido a problemas de burocracia para a liberação de recursos .

Em nota oficial a Univates esclarece os procedimentos legais tomados a partir das denúncias levantadas em meados do ano passado sobre as irregularidades praticadas pelo universitário e ex-presidente do Diretório Central dos Estudantes Carlos Augusto Portella. Ele omitiu dados cadastrais para receber Bolsa de Estudo, dinheiro já devolvido a partir de um processo que apurou a irregularidade.

A assembleia da Amvat realizada na sexta-feira recebeu representantes da empresa Interjuv, sediada na Espanha, que apresentaram o projeto Usina de Reciclagem, a ser implantado em Taquari com a capacidade inicial de receber 250 toneladas de lixo. O investimento é de R$ 200 milhões, feito pela empresa. A usina, além de reciclar, transforma 95% os resíduos em energia elétrica por gaseificação. O restante vai para a construção civil. Aos municípios caberia a coleta e transportar o lixo até a Usina. O empreendimento será implantado numa área de cinco hectares, próximo à subestação de energia da Certaja, em Taquari. A Amvat formará uma comissão para debater a possibilidade. 

Uma pesquisa da “Leite Brasil” mostra que o Rio Grande do Sul é o Estado com o menor índice de consumo de leite não inspecionado no país. A pesquisa indica que os produtores gaúchos investem cada vez mais em programas de qualidade do produto. Mesmo assim o índice de consumo de leite cru no Estado é de 18%.

Nenhum comentário: