Luiz Carlos Freitag Coluna Pílulas em Preto e Branco, desta semana


Luiz Carlos Freitag
Coluna Pílulas em Preto e Branco, desta semana.

MAGRA-INVENTIVA: Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

CRISTIANO (PMDB): “Tem a retroescavadeira que a gente recebeu em cima do... Como se diz? Cêpos”.

ADRIANO (PSB): “A circulação circula muitos veículos no local”. 

GERSON (PT): “Tinha que ter um projeto plano na entrada do STR”. 

FRASE: “O amor da mulher é Real” (Filósofo apaixonado e decepcionado no Salão do Hermes e Leonardo).

Agora sim, tivemos duas Sessões Ordinárias da Câmara de Vereadores, na nova legislatura. Duas Sessões e agora férias de 30 dias. Afinal ninguém é de ferro, todos tem que descansar um pouco, depois de trabalhar tanto. Os novos Vereadores poderiam acabar com isso, terminando com férias logo no início de uma legislatura. Mesmo porque, tenho certeza que todos gostariam da realização de Sessões. E dizer que Vereador trabalha sempre, está sempre a disposição, ete, etc, não quer dizer nada. Trabalho de Vereador é participar de uma Sessão Ordinária, mesmo porque, sua não participação sem explicação ou sem atestado médico, é a única maneira de perder parte do seu salário.

Antes da Sessão de segunda-feira, o Prefeito Rafael Mallmann e seu Vice Valmor Griebeler se reuniram com os Vereadores. Trataram de vários assuntos, entre eles a explicação de alguns Projetos de Lei encaminhados. A atitude foi elogiada pelos Edis e o Prefeito prometeu contatos sempre que necessários ou quando for solicitado. Muito bom este início de trabalhos. Em conjunto, a coisa fica mais fácil.

Na Sessão Ordinária, presente, entre outras pessoas, o ex-candidato a Prefeito Gilmar Neitze. Foi citado da Tribuna.

Paulo Scheeren (PPS) reclamou da atitude de um médico do INSS que teria exigido que um paciente acidentado, quase em coma, fosse levado de ambulância desde o Hospital até o INSS para um exame de autorização de pagamento de pensão. Disse que o município teve que gastar com ambulância porque o médico não aceitou o laudo do médico do Hospital. “Se fosse um bandido que tivesse levado um tiro, sem dúvida este médico iria até o Hospital examinar ele”, criticou.

Segunda-feira, um guindaste chegou para auxiliar nos trabalhos de recuperação da ponte sobre o Arroio Boa Vista, na RS 129 entre os Bairros Boa União e São José, por parte do DAER. Cliver Fiegenbaum, Chefe de Gabinete do Prefeito Rafael Mallmann, me informou que a reforma ficará pronta até o dia 25 de março, quando acontece a inauguração. Mas na segunda-feira à tarde, um caminhão de laticínios acabou invadindo o local, possivelmente vindo de Imigrante e se desgovernado antes da curva de acesso ao Bairro São José. Acabou por entrar na ponte em obras - ainda bem que não atingiu nenhum trabalhador. Mas agora, é bem provável que as obras atrasem. Tomara que não, vamos ver. O Cliver me disse que não muda nada, permanece inalterada a data. 

Micro-ônibus de Estrela, que fazem o trajeto entre os Loteamentos Populares e trevo, na Boa União, terão novo itinerário para evitar que os táxi-lotação tenham de cruzar a Rota do Sol duas vezes. A partir de março. Seria uma medida de segurança. Até concordo com isso. Mas quem sai prejudicado agora, é o passageiro, pois este sim vai ter que atravessar a rodovia, para se dirigir ao Bairro Pinheiros, por exemplo. E olha que os micro param quase todas as vezes que passam por ali, em frente a Estofaria Sulsbach. Acho que o assunto poderia ter sido encaminha para análise no Comtran. Aliás, o Comtran foi convocado para esta quinta-feira, talvez o assunto seja discutido.

Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, se reunem novamente nesta quinta-feira. Desta vez, na residência do ex-secretário e reeleito Vereador de Lajeado, Cirio Schneider. Informações logo em seguida, pois sempre são tratados de vários assuntos nestas reuniões. Assuntos que dizem respeito a toda a Região.

Você está preparado? O Carnaval está cada vez mais perto, inicia dia nove de fevereiro. Folias de Momo, quanta saudade. Pena que aqui na Região isso tenha praticamente desaparecido.

Ano passado, surgiu a notícia de que teríamos desconto nas nossas contas de luz, a partir de janeiro. Pois é, parece que a Lei foi assinada e publicada. Vamos ver quando ela entra em vigor. Claro que não será em janeiro, talvez a partir de fevereiro. Mas não vai ser o desconto dos prometidos 20%, vai ficar nos 16,2%. É que entre 2005 e 2012 tivemos um aumento real de 80% nas contas de luz. Mas o problema é que este desconto que nos será dado, de 16,2%, será baixado na tarifa das usinas. Isso significa, segundo Rogério Araújo, Diretor do Instituto de Desenvolvimento Estratégico para o Setor Energético, um engessamento na capacidade de investimento, o que significa um risco quando há perigo de racionamento. E com falta de investimento na geração de energia elétrica, podem anotar: Vai faltar luz logo, logo. 

Mas tem uma compensação: A a conta de Luz brasileira, terceira maior do mundo em impostos - 37% - vai ter uma baixa, MAS EM CONTRAPARTIDA, vai ter aumento na gasolina! Isso mesmo, o Brasil, que foi anunciado pelo Lula como auto-suficiente em petróleo, vai aumentar o preço da gasolina em 7% nos próximos dias. Quer dizer, vai ficar elas por elas. O benefício para as famílias, nas contas mensais, ficará em -0,23%.

Nenhum comentário: