Grupo discutiu segurança nos estabelecimentos de Estrela


Grupo discutiu segurança nos estabelecimentos de Estrela

O anúncio de duas programações de Carnaval em casas noturnas no município, reunindo mais de mil pessoas cada, motivou a Defesa Civil e as secretarias de Planejamento, Indústria e Comércio (Seplan), Meio Ambiente (SMMSB) e Fazenda (Sefaz) a reunirem-se na tarde de ontem com o Corpo de Bombeiros de Estrela, órgão responsável pela expedição de Alvarás que atestem a segurança dos locais.
Estiveram presentes o chefe da Defesa Civil de Estrela, coronel da reserva Jorge Both, os secretários da Seplan, Marco Aurélio Wermann, da SMMSB, Hilário Eidelwein e da Sefaz, ElemarPedotte, além do tenente do Corpo de Bombeiros, André de Oliveira. Conforme levantamento apresentado, o município possui 17 empreendimentos cadastrados na categoria F6, ou seja, boates, clubes, casas noturnas e restaurantes. Destes, sete estão com o Alvará de segurança em processo. “Significa que existem mudanças e melhorias a serem apresentadas até que possamos dar o documento definitivo”, informa Oliveira. O tenente ressalta, no entanto, que a situação está sob controle e que os estabelecimentos da cidade são seguros. “Estrela é referência no Estado quanto ao plano de incêndio em estabelecimentos. O que queremos é ampliar ainda mais a fiscalização”, afirma.
Para o secretário de Planejamento, é preciso ampliar a parceria entre Prefeitura e Bombeiros. Wermann sugeriu a exigência anual do Alvará para liberação do funcionamento pelo município. “Precisamos comparar o documento expedido pelos bombeiros com o que liberamos aqui. Conferir as medidas e possíveis modificações feitas pelos proprietários e que não sejam devidamente comunicadas à Prefeitura”, observa. Para estabelecimentos da categoria F6, Wermann colocou à disposição um fiscal e um engenheiro para vistoria in loco.
Conforme o tenente Oliveira, um estabelecimento só pode ser interditado caso ofereça risco eminente ao público ou após ser autuado três vezes sem providenciar as mudanças necessárias. Em relação aos eventos de Carnaval, comprometeu-se em reunir-se com os clubes promotores. “A tragédia de Santa Maria tornou o público mais exigente as questões de segurança, em especial contra incêndios. Mas, a fiscalização existe e é bastante exigente”, finaliza. Oliveira ainda informou que deverá aumentar o efetivo de expressionistas com a vinda de um novo soldado do grupo de formandos de Santa Cruz.
O chefe da Defesa Civil anunciou que no dia 5 de março o município realizará uma palestra sobre transporte de produtos perigosos. “Todos os dias circulam um número expressivo de caminhões e cargas perigosas nas rodovias que cruzam Estrela. Precisamos estar preparados para enfrentar qualquer adversidade, seja um incêndio, uma enchente ou o derramamento de uma carga perigosa”, observa.
Uma nova reunião poderá reunir o mesmo grupo, na próxima semana, caso os estabelecimentos inspecionados necessitem modificações.

CRÉDITOS: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: