Vereadores de Estrela - 10 de dezembro de 2012


Vereador Marco Aurélio Wermann (PT): cumprimentou a todos. Disse que tem sido acionado pelos moradores da periferia da cidade, questionando em relação a limpeza urbana. Disse que faz contato com Secretaria de Obras para agilizar esse processo. Disse que a resposta é de que há poucos funcionários para fazer esse serviço. Sobre os terrenos baldios, diz que é pauta desde 2009. Disse que Estrela foi contemplada com mais um ônibus escolar, depois do município cadastrar-se junto ao Governo Federal. Disse que, em Brasília, nos últimos dias, receberam uma relação dos equipamentos que viriam para Estrela, entre eles 19 noteboocks. Após verificar junto a Central de Projetos o cadastro, que não estava em dia, conseguiram garantir essas máquinas. Disse que os alunos da escola do Arroio do Ouro merecem ter acesso a tecnologia oferecida.

Vereador Gilberto Fensterseifer (PP): cumprimentou a todos. Disse que a limpeza dos trilhos foi feita com fogo, o que alastra-se e acaba atingindo áreas ao redor. Disse que, quando o colono mais precisa de ajuda é nestes momentos e é a hora do Sindicato dos Trabalhadores agir. Disse que se a cidade é forte é porque existe uma colônia forte. Disse que agora os colonos terão que replantar tudo. Disse que o mato tomou conta da RS-129. Questiona quando o DAER irá fazer a limpeza.

Vereador Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB): cumprimentou a todos. Disse que recebeu várias reclamações de moradores do Boa União e Pinheiros pela sujeira e mato nas ruas. Disse que fez pedido, mas o responsável pela limpeza está de férias. Disse que a respeito de Plano de Saúde, na ânsia de ser atendido no Pronto Socorro, as pessoas entram pelo plano, mas as vezes eles não cobrem cirurgias e exames mais complexos e, depois, não se consegue fazer outra fixa de emergência para cobrir os procedimentos. Ao seu ver, se o plano não é total, não vale a pena ser usado no Pronto Socorro. Disse que retornaram de Brasília com a confirmação de recursos entre R$ 100 mil e R$ 150 mil para o Hospital Estrela, ficando agora no aguardo da confirmação. A respeito da AES Sul, agradeceu a superintendência pelo atendimento de várias demandas. Disse que no Indústria está programada obra para substituição de postes que foi adiada por mau tempo e que agora demorará um pouco para ser retomada.

Vereador Aloísio Leo Mallmann (PSD): cumprimentou a todos. Disse que o temporal da última sexta-feira, no Marmitt, caiu uma rede energizada e ficou várias horas ligado. Disse que tomará posse da UAME e pediu apoio de todas as entidades do município. Disse que deve fazer um trabalho apoiando as iniciativas de cada bairro, valorizando os projetos implantados por cada associação. Disse que a entidade faz parte de sete conselhos no município. Disse que no final de semana, em Lagoa Vermelha, foi escolhida a Mais Bela Comunitária do RS, onde Estrela foi representada por Julia Thomasi. Disse, no entanto, que houve problemas no concurso e que não é a primeira vez que isso ocorre. Lamentou o ocorrido.

Vereador José Itamar Alves (PTB): cumprimentou a todos. Disse que foi pedido a limpeza em alguns bairros que foram realizadas, mas ainda existem muitos locais com necessidade e há falta de funcionários. Disse que esteve em Porto Alegre, no segundo encontro de Homens Gaúchos pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Disse que é um trabalho do deputado Edegar Pretto, que montou uma rede parlamentar. Disse que na quinta-feira caiu poste no meio da Rua Henrique Uebel, no Bairro das Indústrias. Disse que a AES Sul veio em 10 minutos.

Nenhum comentário: