Três profissionais do Grupo Ipiranga Produtos de Petroléo S.A. foram os palestrantes na La Salle Estrela-RS


Três profissionais do Grupo Ipiranga Produtos de Petroléo S.A. foram os palestrantes, nesta segunda-feira (19 de novembro), do Projeto De Olho na Carreira, organizado pela Coordenação de Extensão da Faculdade La Salle. O engenheiro de Obras e Equipamentos Vitor Alécio Sevilha Gorzoni, a arquiteta Nara Moleda, e o administrador Tibiriçá Esquino Vieira, falaram sobre o tema Posto Ecoeficiente Ipiranga.


O Programa Posto Ecoeficiente Ipiranga começou em 2007com pesquisas sobre formas de como construir ou adaptar os postos de combustíveis da Ipiranga a práticas ecologicamente corretas. Em 2008, foi instalado o primeiro posto ecoeficiente no Estado. “Buscamos criar um posto economicamente viável e eficiente no uso dos recursos naturais”, explicou Gorzoni. Depois do primeiro posto implantado, o projeto não parou mais. “Estamos multiplicando nossas ações em todo o Brasil. Não temos um projeto fechado, estamos sempre aperfeiçoando nosso trabalho de gestão ambiental”, acrescentou Nara.

Entre as conquistas já observadas no projeto, está a redução de um terço de energia em cerca de 2 mil postos da rede, o uso de tinta que tem a base de água na pintura dos postos e a coleta da água da chuva para ser utilizada na lavagem de veículos.

Atualmente, a Ipiranga tem 6,5 mil postos de combustíveis no Brasil. Destes, 200 já possuem o selo de ecoeficientes, sendo que 40 deles estão no Rio Grande do Sul.


Nenhum comentário: