Simulação em caso de enchente do Rio Taquari programa retirada da população no bairro Marmitt em Estrela-RS



Estrela - Os moradores do Bairro Marmitt, em Estrela, terão uma tarefa importante pela frente no dia 2 de dezembro de 2012. Ela só terá êxito se muitos encararem um “exercício” que simula um desastre natural, como se estivessem de fato em uma enchente na cota 26, algo que vivenciaram muitas vezes no decorrer dos anos. A Defesa Civil nacional escolheu Estrela para “simular” o exercício de catástrofe natural e assim treinar voluntários. Ontem, o coordenador do órgão, tenente-coronel Vinícius Renner Galvani, “costurava” a mobilização com o Corpo de Bombeiros, Samu, agentes de saúde e lideranças estrelenses. 
A Defesa está programando o simulado minuto a minuto. Será em um domingo. O trânsito será mexido, haverá desvios, como se de fato uma enchente ilhasse 12 dos 13 bairros de Estrela.
A partir da cota 26, a enchente atinge pelo menos 300 pessoas no município. “Nós queremos saber se 12 horas serão tempo suficiente para evacuar o Marmitt. E quanto tempo levará para descarregar uma casa e carregar um caminhão. Quantas equipes são necessárias para trabalhar na enchente em Estrela, colocar todos em abrigos”, explica o tenente-coronel.
Desta vez, as respostas têm de ser cronometradas. Sem espaço para o “achismo”, para que com base na simulação, se possa traçar estratégias de ação. “Estrela passará a servir de padrão. O que será feito aqui será referência nacional.”

Participação do Marmitt
O Bairro Marmitt vai ser chamado a participar, porque só com a ajuda da população se pode montar a estratégia de simulação. O bairro foi escolhido porque é a zona mais vulnerável e alagadiça de Estrela. Quando atinge a cota 26, ruas, creches e escolas já estão afetadas pela água. As famílias que moram ali terão de ser voluntárias e ajudar na simulação de remoção de mudanças. “A situação tem de ser a mais real possível. Queremos saber a nossa capacidade de resposta e percepção do problema. E aprender a trabalhar em conjunto”, frisa Galvani. Segundo ele, será feita uma reunião com lideranças do bairro para que compreendam a necessidade de participar da ação.

Como participar
A Defesa Civil de Estrela está cadastrando pessoas que queiram ser voluntárias na ação. Informações pelo 3981-1037.

Fonte: Informativo do Vale
Foto - Aepan-ONG

Nenhum comentário: