Notícias Vale do Taquari - 30 de novembro de 2012


Notícias Vale do Taquari - 30 de novembro de 2012

Nesta sexta-feira, o INSS encerra a primeira fase dos pagamentos dos benefícios referente a novembro, aos aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo, acrescido do valor correspondente a segunda parcela do 13º salário. Hoje serão liberados os valores para quem tem cartão terminado de um à cinco. 

A Secretaria de Educação de Encantado encerra hoje o período de matrículas para novos alunos da rede municipal.

A peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima que ontem deixou o santuário no Bairro Lajeadinho, prossegue hoje, com a chegada da imagem às 19 horas, na Igreja Matriz São José, em Roca Sales, seguido de missa.

Em Imigrante ocorrem hoje duas apresentações teatrais, abrindo as festividades de fim de ano. Às 15 horas será encenada a peça “Deu a Louca no Reino da Imaginação”, direcionada ao público estudantil, sem cobrança de ingresso. Já às 20 horas e 30 minutos, será apresentada a peça teatral “Natal na Colônia”, voltada ao público adulto, com os ingressos custando 10 reais. As duas apresentações ocorrem no Centro Comunitário Evangélico.

Encerra hoje o período de inscrições para o vestibular da Faculdade La Salle de Estrela, nos cursos de Administração, Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Gestão do Turismo, Secretariado e Processos Gerenciais. As inscrições podem ser feitas na secretaria da faculdade ou pelo site www.unilasalle.edu.br/estrela.

Termina hoje a programação alusiva aos 78 anos de criação do município de Arroio do Meio, com o encontro da Construção Civil, na sede do CTG Querência do Arroio do Meio. A programação inicia às 20 horas, e terá palestra, troca de experiências e jantar de confraternização.

A comemoração do Ano Internacional das Cooperativas, motivou o Sicredi Região dos Vales, promover o concurso fotográfico “Meu Olhar Cooperativo”. As inscrições com entrega do material encerram hoje, e podem ser feitas através do site www.concursoculturalsicredi.com.br

De hoje a domingo estará acontecendo em Porto Alegre, no Ritter Hotéis, a final do Miss Turismo Rio Grande do Sul 2013. Nesta etapa final, Giovana Girelli estará representando o município de Encantado na categoria Sênior.

Um grupo de produtores, integrantes do Vale dos Lácteos este reunido hoje pela manhã com representantes da Divisão Agropecuária da Dália Alimentos. Na pauta diversos assuntos da cadeia produtiva regional. A reunião foi realizada no Auditório Itália do Centro Administrativo.

As inspetorias veterinárias encerram hoje a entrega de vacinas contra febre aftosa, referente a segunda etapa da campanha estadual, de imunização de bovinos e bubalinos até dois anos de idade. Produtores que possuem até 100 animais e que estão em dia com o cadastro anual dos rebanhos, recebem a vacina gratuitamente.

O grupo Amigos da Leitura de Imigrante encerra hoje o roteiro de entrega e troca de livros da biblioteca pública em empresas do município. Às 11h40min e às 12h40min, a atividade ocorre na empresa Bertolini, e às 17h30min, na filial da Spalim, ambas no Bairro Daltro Filho.

Em Arroio do Meio, as matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2013, em escolas municipais terminam hoje. As inscrições para o EJA – maiores de 15 anos, devem ser feitas no Centro Social junto a antiga Escola São Paulo.

Os eleitos no dia 07 de outubro, prefeitos, vices e vereadores da comarca de Arvorezinha, composta pelos municípios de Itapuca, Ilópolis, Putinga e Arvorezinha, serão diplomados às 19 horas, do dia 18 de dezembro. 

Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja de Taquari construíram em suas atividades de sustentabilidade ecológica, caiaques com garrafas pet. Neste sábado a tarde, ocorre uma competição de velocidade com estes caiaques, na Lagoa Armênia, no centro da cidade de Taquari.

A Cooperativa de Fruticultores do Alto Taquari – Cooperfat, com sede em Arvorezinha, realiza assembleia geral no dia 07 de dezembro, às 20 horas, na sede da entidade. Na ordem do dia, a situação da cooperativa e a eleição da nova diretoria.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e o Departamento da Agricultura Familiar, Comercialização e Abastecimento, com o apoio do escritório regional da Emater, promovem o I Seminário Regional da Política Estadual da Agricultura Familiar. O evento está programado para o dia 04 de dezembro, no horário das 8h às 12h e das 13h30min às 16h, no Parque Histórico de Lajeado.

Realizada ontem a reunião dos prefeitos de Capitão, Nova Bréscia e Coqueiro Baixo, que tem o hospital São João Batista de Nova Bréscia para a saúde básica. No encontro foram debatidas questões relacionadas aos convênios para o próximo ano.

A Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Estrela, realiza no dia 07 de dezembro, a reunião-almoço, no Estrela Palace Hotel. O palestrante será o especialista em Psicologia Organizacional Cristiano Dal Forno, que abordará o tema: “Colaboradores Brilhantes, Empresas Fascinantes”. 

O Plano Diretor do Município de Cruzeiro do Sul, foi debatido na quarta-feira no poder legislativo , pelos vereadores com um arquiteto e urbanista, um desenhista e um engenheiro civil. O tema foi a aplicabilidade do projeto proposto a partir das audiências públicas. Os profissionais ouvidos pelos vereadores alertaram sobre a necessidade de adequar a legislação no que se referem ao Plano Diretor urbano e rural.

A Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública, a ALSEPRO, está trocando a diretoria. Assumirá como presidente da entidade o contabilista Dani Petry que sucede o empresário Ito Lanius. 

OsVales Rio Pardo e Taquari seunem na organização de um evento que sepropõe a fortalecer o setor turístico. O Salão do Turismo dos Vales(Turisvales2013) - Explore Novos Caminhos - reunirá a exposição dasrotas, roteiros eatrativos turísticos menos explorados da região Sul do país. O Turisvales 2013ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de agosto no Parque do Imigrante, em Lajeado, edeve ter 200 espaços comercializados.Oevento é promovido pela Amturvales e a Aturvarp.A realização é da Lume Organização de Eventos e conta com as parcerias daSecretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS) e da Prefeitura deLajeado.

Praticamente pronta a estrutura da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h), de Venâncio Aires. Falta apenas equipar o local, que poderá atender 150 pacientes por dia, com triagem inicial e leitos de observação, desafogando o atendimento no Hospital de Venâncio Aires. O prefeito Airton Artus está buscando a liberação para o funcionamento da UPA – 24 horas, junto à Secretaria Estadual de Saúde.

A Emater de Travesseiro em parceria com a Prefeitura realizou ontem durante o dia uma exposição de artesanato ao lado do escritório da Emater. A primeira mostra de trabalhos das artesãs de Travesseiro surpreendeu pela quantidade e variedade de trabalhos apresentados. Mais de 25 expositores participaram do evento.

No próximo domingo, dia 02 de dezembro, a partir das 20 horas, o Ginásio João Batista Marchese de Encantado vai receber o “Show 30 anos” da Cia de Patinação Sobre Rodas. Na noite, serão mais de 150 patinadores de Encantado e Lajeado se apresentando mesclando esporte, arte e magia. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos a R$ 10,00 com as patinadoras. No dia do evento estarão sendo vendidos a R$ 15,00 na bilheteria do ginásio.

A palestra “Redes sociais, virtudes e efeitos colaterais da nova comunicação digital”, com o jornalista e apresentador do programa Custe O Que Custar (CQC), Marcelo Tas, ocorre nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, às 20h, no Complexo Esportivo da Univates. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade. Os ingressos são limitados e deverão ser retirados antecipadamente no Setor de Atendimento, no Prédio 9.

A partir do próximo mês a Biblioteca Pública de Travesseiro atende em horários diferenciados. Em dezembro o atendimento será de segundas a sextas-feiras das 12 às 18 horas e 30 minutos. Em janeiro e até o dia 15 de fevereiro o horário de atendimento será das 13 horas e 30 minutos até às 19 horas e 30 minutos.

O STR de Imigrante realiza assembléia geral hoje, às 14 horas, na sede do Esporte Clube Arroio da Seca. Na pauta uma análise das atividades deste ano e a projeção orçamentária para 2013. 

A Univates está realizando hoje o “VIII Encontro Regional de Professores de Educação Física: Construindo práticas pedagógicas na relação universidade-escola”. O evento é gratuito e ocorre no Prédio 16 da universidade.

A Secretaria de Educação de Arroio do Meio encerra hoje o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo 2013. Os pais ou responsáveis pelos alunos devem dirigir-se às escolas, atualizando o endereço para o transporte escolar. As inscrições para o EJA – para maiores de 15 anos, podem ser efetuadas no Centro Social junto a antiga Escola São Paulo.

A administração municipal de Encantado informa que na segunda-feira, dia 03 de dezembro, não haverá atendimento ao público no Gabinete do Prefeito, visto que o prefeito Paulo Costi estará em férias, e o prefeito em exercício José Calvi estará em viagem oficial a Brasília.

A Associação dos Artesãos do Vale do Taquari, promove neste sábado e domingo, a 20ª Feira Regional do Artesanato, no ginásio da Escola Madre Bárbara em Lajeado. Serãocomercializados trabalhos artesanais em pintura, crochê e patchwork. Participarão da feira 45 expositores de diversos municípios da região.

A Defesa Civil Regional, em parceria com a de Estrela realizam domingo, dia 02 de dezembro, a simulação de uma enchente no Bairro Marmitt. Nesta ação, segundo o Major Vinícius Renner que comando o projeto, serão envolvidos Bombeiros, SAMU, líderes comunitários, e demais interessados.

A Secretaria de Educação e Cultura de Roca Sales encerra hoje o período de matrículas e rematrículas das escolas municipais para os alunos da pré-escola (Educação Infantil), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nenhum comentário: