Notícias Vale do Taquari - 21 de novembro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 21 de novembro de 2012

A Inspetoria Veterinária de Encantado entrega hoje a vacina contra a febre aftosa em mais cinco localidades. Das 08:30h até 09:30h no salão de Linha São Roque; das 10h até 11 h no salão de Linha Terezinha; das 14h até 14:30h na  Linha Xiquinha; depois até 15h no salão em Linha São Marcos ;e das 15:30h até 16h em frente da residência de Tomaz Garcia. na Linha Guabiroba. 
           
A 3a CRE realiza hoje, a partir das 08 horas no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela, o Encontro Regional de Estudantes integrantes de Grêmios Estudantis. A coordenação está a cargo da professora Loraci Maria Birck, contando com a participação de profissionais da Congregação dos Irmãos Maristas.
       
O Departamento de Meio Ambiente de Imigrante, trabalha com um grupo de 75 voluntários no combate ao mosquito borrachudo. Hoje ocorre mais uma etapa das aplicações de inseticida biológico, em todos os arroios e córregos  do município. Serão aplicados 26 litros do produto BTI, que combate a proliferação da larva do mosquito.
       
Os associados da Associação Comercial e Industrial e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Roca Sales aprovaram a fusão destas duas entidades empresariais, criando a Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agricultura de Roca Sales – CIC Roca Sales. Hoje, às 19 horas e 30 minutos, acontece a assembleia para aprovação dos estatutos da nova entidade e eleição da primeira diretoria.
        
A Câmara de Vereadores de Arroio do Meio realiza sessão ordinária hoje, às 18 horas e 30 minutos. Em Cruzeiro do Sul, o poder legislativo realiza sessão a partir das 19 horas desta quarta-feira.
        
O Conselho Regional dos Representantes Comerciais, realiza de hoje até sexta-feira, em Lajeado, uma etapa do CORE Itinerante.  Esta é uma oportunidade de regularizar a situação dos profissionais da área de vendas que atuam de forma ilegal, no que se refere ao registro ou anuidades em atraso.  O atendimento ocorre no SENAC, em Lajeado, nos turnos da manhã, tarde e noite.
        
A Secretaria da Agricultura de Imigrante está cadastrando os agricultores com interesse em contar com serviços de máquinas pesadas para o próximo ano. O cadastro deve ser feito até 20 de dezembro.
       
O STR de Encantado realiza assembléia Geral no dia 27 de novembro, a partir das 13 horas e 30 minutos, no auditório do Sindicato da Alimentação. Na ordem do dia, o orçamento de 2013, a definição dos valores da anuidade e a escolha dos delegados para a Plenária Regional, que será realizada em preparação para o Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais.
       
A Prefeitura de Colinas realiza na próxima sexta-feira, dia 23, às 09 horas e 30 minutos, um leilão público para a venda de máquinas, veículos e equipamentos obsoletos ao serviço público municipal. O edital pode ser solicitado por telefone  3760-40-00.
       
Em reunião realizada na semana passada, entre representantes da Emater Regional e de ervateiras de Ilópolis e Arvorezinha, foi encaminhado processo para obtenção do Selo de Qualidade. Para atingir este objetivo o primeiro passo será a capacitação do pessoal envolvido na cadeia produtiva e a aquisição de equipamentos mais modernos.
       
Os municípios de Vespasiano Corrêa, Anta Gorda e Arvorezinha, serão contemplados cada um com R$ 120 mil, no orçamento do estado para 2013, caso sejam aprovadas as emendas defendidas pelo deputado estadual Lucas Redecker (PSDB). Os valores destinam-se à compra de equipamentos para Patrulha Agrícola Mecanizada.
        
Hoje, às 18 horas, acontece Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Arroio do Meio, para discussão do projeto orçamentário do município para 2013.
        
A Prefeitura de Relvado realiza leilão público no dia 05 de dezembro, para venda de um caminhão basculante.
          
A Agente de Saúde do Loteamento Sete de Setembro – Roca Sales, Diole Maísa de Siqueira realiza em parceria com o Clube de Mães Unidas para Crescer, encontros quinzenais com o objetivo de elevar a autoestima da mulher. Os encontros com atividades em forma de oficinas, incluindo artesanato, reúne um grupo de 20 pessoas.   
        
Os integrantes da comissão organizadora da Expovale 2014 querem um Plano Diretor para o Parque do Imigrante e a anexação de áreas. Outra sugestão é encontrar uma área extensa e segura, para implantar uma nova estrutura adequada as dimensões do evento.
       
No recente encontro dos familiares e amigos de freis falecidos e sepultados no cemitério junto ao Convento São Boaventura, em Daltro Filho –Imigrante, foi encaminhada uma mobilização para evitar o translado dos restos mortais de Dom Ivo Lorscheider, para Aparecida do Norte (SP). Familiares argumentam que foi o desejo manifesto em vida de Dom Ivo, permanecer sepultado em Daltro Filho.
       
O Governo do Estado liberou 198 mil reais, para 36 educandários da 3ª Região Escolar. Cada escola que mantém  turmas de Educação Infantil ou de séries iniciais do ensino fundamental recebe 5 mil e 500 reais, para investir na aquisição de equipamentos para parques de lazer infantil.
       
A Prefeitura de Travesseiro está novamente desenvolvendo a campanha de embelezamento do município para as festas de fim de ano. O pedido da administração municipal é que as famílias colaborem e façam as roçadas das margens das estradas gerais, enfeitem as casas, propriedades e pontos comerciais de todo município.

As escolas estaduais da 3ª Região Escolar irão às urnas nesta quinta-feira, dia 22, escolhendo diretores e vice-diretores. Na 3ª Coordenadoria Regional de Educação 77 escolas apresentam uma chapa, seis terão duas e em sete não ocorre o processo eletivo. O processo eletivo desta quinta-feira, dia 22, deve iniciar-se às 9h e prolongar-se até às 21h, podendo, no entanto, a Comissão Eleitoral estabelecer outro horário, já determinado conforme o Edital de cada escola. Terão direito ao voto alunos a partir da 4ª série ou quinto ano, maiores de 12 anos, pais ou responsáveis pelos menores de 18 anos, membros do magistério e demais servidores vinculados à escola.

A administração municipal de Travesseiro segue empenhada na instalação da Agroindústria Rancho Belo de beneficiamento de leite. Mais uma vez uma equipe da prefeitura se deslocou a Porto Alegre na Fepam para agilizar o andamento da documentação de liberação da licença ambiental da agroindústria. A comitiva foi chefiada pelo vice-prefeito Sérgio Nied.

O presidente do PSB gaúcho, Caleb de Oliveira, foi indicado pela Executiva Estadual do partido para o cargo de secretário de Infraestrutura e Logística do governo Tarso Genro. A decisão dos socialistas foi tomada de maneira unânime. Caleb, caso tenha o nome aprovado pelo governador, substituirá a Beto Albuquerque que deixou o cargo e está voltando à Câmara dos Deputados.

Cerca de cem pilotos do RS e de alguns outros estados são esperados nos dias 1º  e 2 de dezembro em Encantado, quando a cidade sedia a 7ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Paraglider. As provas acontecem a partir das 10 horas, na rampa do morro do Lajeadinho, com pouso programado na pista de Veloterra de Roca Sales. Já a partir do meio dia, com provas de longa distância, os pilotos sobrevoarão os céus de Encantado e Roca Sales, passando pela região central dessas cidades.

Em comemoração ao Dia do Músico, a Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela promove evento para celebrar a data. Nesta quinta-feira, dia 22, às 20 horas, ocorre apresentação da Orquestra Municipal de Imigrante, na Sociedade Ginástica Estrela (SOGES).

Com a participação de 42 municípios, foi realizado ontem, em Teutônia, o 3º Seminário Regional de Alimentação Escolar. Os painelistas foram Ari Uriart, da Emater; o bioquímico Gabriel de Carvalho; e a nutricionista Sandra Pinho. 
          
O STR de Imigrante realiza assembléia geral no dia 30 de novembro, às 14 horas, na sede do Esporte Clube Arroio da Seca. Na pauta uma análise das atividades deste ano e a projeção orçamentária para 2013.  

O CTG Giuseppe Garibaldi de Encantado realiza nos dias 23, 24 e 25 de novembro, no Parque João Batista Marchese, o seu tradicional Rodeio Crioulo Estadual, que chega a 25ª edição. Entre as atrações, provas artísticas, danças, declamação, gaitas, intérprete solo e vocal. Nas provas campeiras, tiro de laço nas diversas modalidades. A premiação  será em dinheiro e troféus.
                
A Faculdade La Salle de Estrela recebe inscrições até o dia 30 de novembro, para o Vestibular de Verão. Há vagas para os cursos de Administração, Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Gestão do Turismo, Secretariado e Processos Gerenciais. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Faculdade em Estrela ou pelo site www.unilasalle.edu.br/estrela. A prova está marcada para o dia 08 de dezembro.
       
No dia 10 de dezembro acontece em Estrela, o 1º Encontro da Maçonaria Unida do Vale, evento que ocorrerá sob a coordenação e organização de todas as Lojas Maçônicas do Vale do Taquari. A programação ocorre das 08 às 23 horas na Soges, em Estrela. Entre os palestrantes está o ex-governador Germano Rigotto, que aborda o tema “Reforma Tributária”.

Nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23, acontece no Centro de Treinamento de Agricultores de Teutônia, mantido pela Emater, um curso sobre plantas com substâncias medicinais e aromáticas. Os interessados em participar devem confirmar presença pelo telefone 3762-49-77.

Nenhum comentário: