Colégio Martin Luther, de Estrela, é o quarto colocado entre as escolas gaúchas no Enem 2011


Com cerca de 700 alunos e 58 professores, o Colégio Martin Luther, de Estrela, no Vale do Taquari, tem uma carga horária de 37 períodos semanais, sendo dois deles destinados a um simulado de vestibular. Segundo a diretora Andrea Desbessel, o empenho dos professores e um material didático apropriado contribuíram para o resultado.

— Apesar de prezarmos muito a disciplina, somos uma escola inovadora — revela Andrea.

A instituição realiza programas diferenciados. Um deles foi responsável por cessar as atividades rotineiras de alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio e destinar uma semana inteira somente à leitura. Os estudantes utilizaram as aulas para ler e, então, participar de atividades multidisciplinares sobre assuntos da obra abordada. Trabalhos voluntários e projetos de ciências também são realizados.

— O projeto da semana da leitura não foi criado com o objetivo de incentivar o gosto por essa prática, pois acreditamos que isso já vem dos alunos desde o Ensino Fundamental. O que queríamos era provocar uma leitura mais complexa, com um texto mais denso, e trabalhar a concentração — conta a diretora.

O colégio contempla desde a Educação Infantil até cursos técnicos. A mensalidade para os estudantes do Ensino Médio, cujo resultado foi avaliado no Enem, é de R$ 619.

ZERO HORA

Nenhum comentário: