Estrela - Psicólogos da região reúnem-se para discutir trabalho dentro do SUAS


Psicólogos da região reúnem-se para discutir trabalho dentro do SUAS

Na tarde de quarta-feira, 17/10/12, reuniram-se na Sede da AMVAT, em Estrela, Psicólogos, trabalhadores de CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), para discutirem a atuação profissional desta categoria na Política de Assistência Social.
Na oportunidade estiveram presentes os municípios de Arroio do Meio, Arvorezinha, Canudos do Vale, Capitão, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Forquetinha, Lajeado, Muçum, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Correa, Mato Leitão e Itapuca.
Neste momento, o grupo discutiu questões pertinentes à inserção do Psicólogo no SUAS (Sistema Único da Assistência Social), onde surgiu o interesse em aprofundar reflexões e planejar o desenvolvimento de práticas profissionais implicadas com os Direitos Humanos e com o compromisso social. A presença de profissional Psicólogo dentro das equipes dos CRAS e CREAS é uma conquista do SUAS e significa multidisciplinaridade, unindo saberes ao lugar historicamente ocupado somente pelo Serviço Social.
O grupo seguirá reunindo-se mensalmente, com o objetivo de produzir conhecimentos e troca de experiências, para fortalecer e qualificar a atuação profissional junto à Política de Assistência Social. Legitimar este espaço dentro desta Política Pública é fundamental para que se avance em direção a ações que efetivem a garantia dos direitos sociais também dentro da Psicologia.


Nenhum comentário: