Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de estrela de 27.09.12




Luiz Carlos Freitag

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de estrela de 27.09.12

MAGRA-INVENTIVA:

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

Durante o período eleitoral, não vai ter.

FRASE: "Eu vivo cada dia como se ele fosse o último da minha vida. Só tenho medo que uma hora destas eu acerte"

(Filósofo no Salão do Hermes e do Leonardo).

Foi um sucesso o Desfile da Semana Farroupilha em Estrela. Bom público foi assistir as dezenas de entidades que desfilaram. Destaque especial, claro para os CTGs. Valeu a pena.

HOMENAGEM I - Vereador Joel Mallmann fez uma homenagem especial nesta segunda-feira, da Tribuna. Solicitou ao presidente Juarez Fülber - e foi atendido - o envio de uma correspondência com Menção Honrosa para Alcides Faleiro de Castro.

HOMENAGEM II - Por que? Coisa que pouquíssima gente sabe, Alcides Faleiro de Castro faz a leitura do nivel das águas do Rio Taquari, junto ao Porto de Estrela, na Portobrás, desde 1976. Joel Mallmann ressaltou que ele sempre prestou grandes serviços não só para Estrela, mas também para o Vale do Taquari e Rio Grande do Sul

HOMENAGEM III - Joel agradeceu ao seu empenho e dedicação, lembrando que ele sempre auxiliou as emissoras de rádio com informações precisas nas enchentes, para que as pessoas que moravam em área de risco pudessem se prevenir. "Nunca houve um erro em suas leituras", salientou.

HOMENAGEM IV - Realmente, trabalhei em rádio quase 27 anos em Estrela e acompanhei muitas enchentes. E eu era um dos que mais entrava em contato com a Portobrás, para saber do nivel das águas e quais as previsões. E quero aproveitar para também prestar esta homenagem ao Alcides Faleiro de Castro, que de forma praticamente anônima prestou muito auxílio para as comunidades de Estrela, Lajeado, Bom Retiro do Sul, Taquari e muitos outros municípios banhados pelo Rio Taquari.

Aloisio Mallmann pediu para a Mesa da Câmara entrar em contato com o DAER, solicitando um atendimento urgente na RS 129, entre Estrela e Bom Retiro do Sul. É que parte do trecho, já há mais anos, recebeu um material especial como teste e não deu certo. Agora, outro teste teria sido feito mas as últimas chuvas deixaram o local em estado lamentável. "Agravou-se a situação, ficaram muitos buracos e se chover de novo, vai acabar acontecendo acidentes no local ou quebra de rodas de veículos".

Terminaram os Jogos Interbairros. O encerramento do evento aconteceu na última sexta feira, durante jantar na sede da Associação dos Moradores do Bairro Oriental. A promoção foi realizada novamente pela UAME-União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela e SMEL-Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. A entrega de prêmios foi coordenada pelo presidente da UAME Loreno Gräeff e pela titular da SMEL Simone Rissi.

Está chegando o dia: Está quase tudo pronto para o 4º Encontro dos Ex-Atletas e Ex-Dirigentes do Estrela FC. Vai ser dia 10 de novembro no CTG Estrela do Rio Grande. A programação foi definida e os convites começarão a ser entregues segunda-feira dia 1º de outubro. Novamente acontecerão homenagens para ex-atletas e ex-dirigentes, provavelmente num total de oito. A próxima reunião é depois das eleições, acontece dia 15 de outubro, novamente no Restaurante Bar do Adão.

Neste sábado acontece mais uma edição da Comunidade em Ação, promoção da CACIS-Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela e Prefeitura Municipal. Vai das 13h até as 18h tendo por local a Praça Menna Barreto. Entre as atrações, teremos casamento coletivo, danças, hora do conto, cantora Regiane Assolini, Banda Zangaia, exposição bonsai e apresentação do Núcleo Cultural de Estrela. Mais de 50 entidades estarão prestando serviços, informações, arte, cultura e recreação no local. Ah, teremos corte de cabelo, verificação de pressão arterial coleta de pré câncer, vacinação, índice de massa corporal, tratamento facial e massagens. Vale a pena visitar o local, pois muito mais coisas estarão a disposição.

Uma boa notícia sobre o Porto de Estrela: A Navegação Aliança deverá voltar a operar. Me lembro quando ela iniciou, levando cargas até Porto Alegre e Rio Grande. Parou depois que fecharam a Farol e Granóleo. Agora os serviços podem ser retomados, tirando assim da BR 386 dezenas ou até centenas de caminhões. Os barcos, me lembro, tem 96 metros de comprimento e carregam dezenas de containers de uma vez. E na estrada, cada container precisa de um caminhão para ser transportado. Me lembro que, junto com outros colegas da Rádio Alto Taquari, até um passeio foi feito em um dos barcos, a partir da barragem de Bom Retiro do Sul até o Porto de Estrela.

A AMCRI realizou dia 19 uma promoção para os moradores: A 1ª Galinhada de Integração. Raul Markus, o presidente, ficou satisfeito com o grande número de moradores do bairro presentes. Acho uma boa iniciativa.

A edição da Folha da semana que vem, dia quatro, é a última sem as "Pérolas" dos Senhores Vereadores. Como a eleição é dia sete, na edição do dia 11 de outubro volta tudo ao normal.

Nenhum comentário: