Notícias Vale do Taquari - 29 de agosto de 2012


Notícias Vale do Taquari - 29 de agosto de 2012

A Farmácia-Escola da Univates realiza hoje, às 15 horas, a “1ª Oficina de Combate ao Tabagismo”, com o objetivo de discutir com a população sobre as possibilidades de tratamento do abandono do hábito do tabagismo. A atividade será ministrada pela enfermeira do Ambulatório de Dependência Química da Secretaria de Saúde de Lajeado, Ana Cristina Carvalho Brenner. Interessados em participar podem inscrever-se pelo e-mailfarmaciaescola@univates.br.

O município de Capitão recebeu ontem a visita da Unidade Móvel do SEBRAE, que prestou assessoria através do técnico Ademir Ewald. Além das empresas instaladas no município, a Unidade Móvel também oferece assessoria para pessoas interessadas em iniciar um novo empreendimento.

O STR de  Arroio do Meio com extensão de base em Capitão e Travesseiro, inicia o processo eleitoral. A assembleia que define a data da eleição e a comissão eleitoral ocorre hoje  às 14 horas no Salão Paroquial Católico – no Centro de Arroio do Meio.
       
A Univates realiza hoje, às 19h30min, a palestra “O Mundo Muda. Toda Marca Muda. Palestra Muda”, com o renomado publicitário Dado Schneider, doutor em Comunicação Social e membro fundador do Observatório de Marcas. O evento ocorre no auditório do Prédio 7. 

O CRAS de Roca Sales desenvolve um projeto envolvendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social. Trata-se da Oficina de Taekwondo, que se realiza todas as sextas-feiras, em dois turnos, das 8h às 10h e das 14h às 16h. Os interessados podem inscrever-se no CRAS.

A Associação de Mulheres Colinenses realizará nesta quinta-feira, dia 30, uma excursão para a cidade de Pareci Novo. Na oportunidade serão visitados floriculturas e viveiros.
                                  
Hoje, às 19 horas, acontece na Câmara de Vereadores de Estrela, a audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias da prefeitura para o próximo ano.
       
As Unidades da Parceiros Voluntários dos Vales do Taquari e Rio Pardo realizam nesta semana a quarta edição do Desafio Voluntário. As ações como o plantio de mudas de árvores, manutenção e reformas de praças, doação de sangue, encerram n esta quarta-feira, nas unidades de Lajeado, Arroio do Meio, Teutônia, Encantado, e Santa Cruz do Sul.

A Prefeitura de Lajeado, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul) e o Codevat realizam nesta quinta-feira, dia30, a terceira audiência pública, para tratar da escolha dos cursos que serão implantados no campus da Escola Técnica Federal. O encontro ocorre a partir das 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Lajeado. 
    
Em Arroio do Meio, os cães que estavam em abrigos provisórios, foram transferidos para um canil. A área foi cedida pela administração municipal que também repassou mais de 30 mil reais para a construção de mais de 30 boxes, com capacidade para abrigar 80 animais.
       
Para comemorar os 80 anos do Combate do Fão, ocorrido da Barra do Duduia, localizada na divisa dos municípios de Pouso Novo, Fontoura Xavier, Progresso e próximo de Marques de Souza, haverá uma caminhada cívica. O evento acontece no próximo domingo, dia 02 de setembro. A concentração, com café ocorre às 09 horas na sede do CTG, em Pouso Novo. De lá a comitiva segue em ônibus até Picada Castro, onde inicia a caminhada de 6 kms por trilhas de roça e mato, até o local do combate.
        
Em Imigrante, a programação em homenagem à Pátria inicia sábado, dia 1o de setembro, com o Desfile Cívico, às 08 horas e 30 minutos, no Centro da cidade. A programação será finalizada com Hora Cívica, na Praça da Igreja Evangélica. 
           
 A chuva está atrapalhando as obras de asfaltamento da rua de acesso a Igreja Evangélica na sede do distrito de Palmas, em Arroio do Meio. O trajeto liga a sede do Palmense com o início do Morro São Roque, onde se localiza o núcleo de Quilombolas.
       
A Secretaria da Saúde de Sério contratou por tempo determinado uma médica para o Programa de Estratégias de Saúde da Família, e um ginecologista para o posto central. As escolhas ocorreram pelo processo seletivo simplificado.
       
O Sindicato dos Bancários, com sede em Lajeado, tem eleições nos dias 11 e 12 de setembro. Concorre chapa única liderada por Edson Antônio Leidens. A eleição somente será validada se houver dois terços dos votos válidos.
       
A cidade de Westfália é uma das que mais cresce no Vale do Taquari. Nos últimos 36 meses, o número de moradias urbanas cresceu mais de 22%, segundo informações do setor de planejamento da prefeitura. A maioria são casas financiadas pela Caixa Econômica Federal e fruto da procura por lotes urbanizados.
       
A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia acertou dois eventos para conhecer as propostas dos candidatos a prefeito. No dia 12 de setembro acontece a participação do candidato Renato Altmann, que busca a reeleição. No dia 18, será a vez de Jonatan Brönstrupp. Os encontros ocorrem no Restaurante Paladar, iniciando às 11 horas e 45 minutos.

A Secretaria de Agricultura de Encantado realiza na próxima segunda-feira, dia 03 de setembro, o recolhimento de lixo no interior, passando pelas localidades de Vale do Arroio Jacaré, Linha Chiquinha, São Marcos, Barra do Guaporé e Pinheirinho.

O presidente da Acsurs, Valdecir Folador, esteve reunido ontem com o governador Tarso Genro, na Casa da Gastronomia da Expointer. Tarso ouviu as demandas dos suinocultores que enfrentam muitas dificuldades, com centenas de granjas ameaçadas. O  secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi e a Coordenadora de Gastronomia do Palácio Piratini, Jussara Dutra, também participaram da reunião.

Nesta quinta-feira, dia 29, no espaço “Caminhos da Integração da Emater”, na Expointer, a Associação dos Fumicultores do Brasil realiza o pré-lançamento da Expoagro Afubra 2013. A solenidade acontece a partir das 09 horas e 30 minutos. A Expoagro está programada para os dias 20, 21 e 22 de março de 2013.

Hoje, a Prefeitura de Lajeado encerrará o expediente às 15 horas em todas as secretarias. Na ocasião, os funcionários assistirão à palestra “Novas atitudes, novo ser humano” com Wilson Calé. Com exceção do Posto de Saúde do Bairro Conventos, as unidades de saúde e escolas municipais funcionarão normalmente.

Nenhum comentário: