Semana Mundial de Aleitamento Materno Estrela realiza atividades de 01 a 07 de agosto

Semana Mundial de Aleitamento Materno 
Estrela realiza atividades de 01 a 07 de agosto 

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) foi criada em 1992 pela "World Alliance for Breastfeeding Action" – WABA. 
Ela faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. 
Desde sua criação, em 1948, que a Organização Mundial de Saúde – OMS tem ações voltadas à saúde da criança, devido à grande preocupação com a mortalidade infantil. 
A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. 
Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. 
No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de material informativo. 
Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs. 
Este é o segundo ano de comemoração da SMAM no município de Estrela, que apóia e incentiva o Aleitamento Materno, promovendo capacitações para profissionais da saúde e desenvolvendo ações para a população em geral. 
Este ano foram propostas atividades de incentivo e sensibilização, conforme cronograma a seguir: 

01 a 07 de AGOSTO - Apresentação de um painel com fotos e depoimento de experiências exitosas de mães que amamentam seus filhos. Este painel circulará durante a SMAM em diversas entidades ou instituições de Estrela, sensibilizando a comunidade e servindo de exemplo e apoio às mães que desejam amamentar. 

01 DE AGOSTO – 14h30min: Atividade da ESF II com participantes do GRACIE Bairro Imigrantes – abordando o tema: a IMPORTÂNCIA DO PAPEL DAS AVÓS PARA O ALEITAMENTO MATERNO. 

02 de AGOSTO – 8h às 11h30minh e 13h30min às 17h: Rodas de Conversa na Oase, abordando o tema: Aleitamento Materno = Possibilidades de intervenções intersetoriais; 
Público alvo: profissionais relacionados ao tema das seguintes instituições: Hospital, CRAS, Educação, Secretaria Municipal de Saúde. 

03 de AGOSTO – 14h: Atividade da ESF I, com a terapeuta holística Deborah Fisher, na EMEI Criança Feliz conversando com mães e avós sobre o uso de chás na gestação e na amamentação; 

04 e 05 de AGOSTO: Publicação de matéria no jornal sobre as experiências bem sucedidas de amamentação. Como exemplos foram eleitas profissionais da Secretaria de Saúde de Estrela que apóiam e incentivam a amamentação exclusiva até o sexto mês e a amamentação prolongada. 

06 de AGOSTO – 14h: atividade da ESF II no projeto Primeiros Passos do CRAS Imigrantes, sensibilizando puérperas para o aleitamento materno; 

07 de AGOSTO – 9h: vistoria da Vigilância Sanitária e profissionais da saúde em algumas empresas que comercializam alimentos para lactentes para adequação à Norma Brasileira para Comércio de Alimentos para Lactentes (NBCAL); 

Comissão Organizadora da 2ª SMAM Estrela: 
Carmen Hentschke – enfermeira VE; 
Cátia Caye Fink – nutricionista; 
Edinéia Felzmann – enfermeira ESF II; 
Eliane Garcia da Rosa – enfermeira ESF I; 
Eliana Cattoi – psicóloga; 
Leandra Baldissarelli – enfermeira UBS Central; 

Fone para contato: 3981-1136, 3981-1118 e 3981-1096 

AMAMAMENTAR É UM DIREITO E UMA ESCOLHA DA MULHER... 
FAÇA DE SUA ESCOLHA UMA CONQUISTA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO!

Nenhum comentário: