Há 20 Anos em Estrela - 1992 era eleito e empossado o 1° Conselho Tutelar



Há 20 Anos em Estrela
Em 1992 era eleito e empossado o 1° Conselho Tutelar de Estrela

Em solenidade realizada na Câmara de Vereadores de Estrela, no dia 2 de julho de 1992, foram empossados os primeiros membros do Conselho Tutelar de Estrela, formado por Rosângela Pereira da Silva, Rosemarie Neururer, Terezinha Vogel Schneider, Ingue Kich Linn e Liane Coutinho Almeida, para mandato de 3 anos.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dorli Scneider,  salientou na ocasião a importância das conselheiras. Também se pronunciaram o vereador Jamir Ramos da Silva; vereador Enio Lautert; vereadora Belkis Carolina Calsa; Juíza Aline Brutomesso; Curadora da Infância e Juventude Dra. Ieda Wolf; Presidente do Sindicato da Alimentação Airton Engster dos Santos e o Prefeito Municipal Leonildo José Mariani.

Todos manifestaram satisfação em ver empossados os membros do Conselho Tutelar de Estrela, um dos primeiros do Vale do Taquari, cuja escolha se deu diretamente pela população com voto direto e secreto, com urnas que foram distribuídas em toda cidade. Também se colocando a disposição para execução de trabalho conjunto em prol das crianças de Estrela.

Na eleição direta para o Conselho Tutelar de 1992, votaram 2.574 pessoas com acompanhamento do Juiz de Direito, Eduardo Becker e realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.  Teve direito a voto todo cidadão com Título Eleitoral residente em Estrela.

Resultado: Rosângela Pereira da Silva foi a mais votada com 670 votos, seguindo-se Ingue Linn com 300 votos, Terezinha Vogel Schneider com 250 votos, Rosemarie Neururer com 204 votos e Liane Coutinho de Almeida com 183 votos. Receberam votos ainda: Domingos Maia, Claudência Sulzbach, Lúcia Ferreira, Roni Hauschild, Aneli Messer, Olívia Rodrigues, Catarina da Rosa, Nédia Mezacasa, Marli Führ e Ana Müller.

Após os pronunciamentos foi feita entrega do Certificado de posse às conselheiras. O Conselho Tutelar passou a funcionar em seguida numa das salas da Assistência Social do município de Estrela.

Texto: Airton Engster dos Santos
Imagens: Memorial da Aepan-ONG





Nenhum comentário: