Estrela-RS - A Contribuição da Segurança Alimentar e Nutricional às Famílias

Estrela Cor+Sabor

Situação de Maior Vulnerabilidade 
A Contribuição da Segurança Alimentar e Nutricional às Famílias 

A Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social, por meio do projeto “Estrela Cor+Sabor”, desde 2009 desenvolve ações na área de Segurança Alimentar, que visam garantir acesso a alimentação suficiente e de qualidade à população acompanhada pelo serviço. 
Além de outras ações, são realizadas oficinas mensais com as famílias consideradas em situação de maior vulnerabilidade e/ou risco nutricional, onde é trabalhada a importância do aproveitamento integral dos alimentos, levando em consideração a duração e a qualidade do preparo e armazenamento mesmos. 
Temas como a quantidade de alimentos, o consumo de sal, óleo e açúcar foram fundamentais nas reuniões. 
Também são repassadas informações sobre as propriedades dos alimentos e a sua necessidade na garantia da saúde. 
As famílias em situação de maior risco nutricional são beneficiadas também com o acesso a cestas de alimentos, buscando garantir o atendimento de sua necessidade mais básica, que a alimentação. 
Um dos encontros recentes foi no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Imigrantes. 
No final da oficina todas participantes receberam as receitas, que foram preparadas conjuntamente com o grupo (patê de alho e suco de laranja com beterraba). 
A proposta é de que esse aprendizado tenha possibilidades de ser colocado em prática no dia-a-dia das famílias participantes.

Texto e foto: ILOCIR JOSÉ FÜHR 

Nenhum comentário: