Coluna Pílulas em Preto e Branco da Folha de Estrela, dia 19.07.2012

Luiz Carlos Freitag


Coluna Pílulas em Preto e Branco da Folha de Estrela, dia 19.07.2012

MAGRA-INVENTIVA:

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

Durante o período eleitoral, não vai ter.

FRASE: "

O mundo precisa de mais gênios humildes, hoje em dia somos tão poucos..." (Filósofo filosofando, no salão do Hermes e Leonardo).

E a Major - agora Tenente-Coronel Nádia Rodrigues Silveira Gerhard - agora comanda o 19º Batalhão em Porto Alegre. Mas continua morando em Estrela. Amanhã, sexta-feira, ela e o Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari, Coronel Antônio Scussel passam o comando do 40º Batalhão de Polícia Militar de Estrela, para o Major César Augusto Pereira da Silva. A solenidade será as 16h na Praça Menna Barreto. Se chover, será no Ginásio Esportivo do Colégio Santo Antônio.

Uso da Tribuna na Câmara se restringiu muito, já que praticamente nada mais pode ser noticiado, pois estamos em período eleitoral. Mas que os "debates" se direcionam cada vez mais para a campanha política, não tem como não se observar. Não entendo por que, já que nada é divulgado.

Joel Mallmann, que não concorre à reeleição, e não apóia nenhum candidato a prefeito, fez uma observação na Tribuna. Disse que Estrela está precisando de mais semáforos. Realmente é um assunto que vem sido debatido há muito tempo, inclusive nas reuniões do COMTRAN, do qual também sou Conselheiro. Mas não é bem assim, só chegar e ir instalando sinaleiras por aí. Tudo merece um estudo muito profundo, já que temos cada vez mais veículos circulando.

Joel Mallmann fez outra observação: Disse ter sido procurado por alguns trabalhadores em indústrias metalúrgicas, que estariam descontentes com o seu sindicato. É que segundo o vereador, os metalúrgicos tem desconto de tres dias de trabalho anual para o sindicato, "mas este desconto não é obrigatório". Joel disse que estes trabalhadores tentaram protocolar o pedido de isenção no sindicato, domo diz a Lei, só que isto não estaria sendo aceito. Ele prometeu pesquisar o assunto.

Está chegando o dia: Vai ser neste sábado ao meio dia o 2º Almoço de Confraternização dos radialistas que trabalharam na Rádio Alto Taquari nos anos 70, quando o gerente era Waldir Sudbrack. Confirmações até hoje a tarde comigo pelo fone 8508 2086 ou com o José Carlos Martins (Môzo) pelo 9966 6171. à noite faremos a confirmação do número de participantes para o Carlos, Gerente do Estrela Palace Hotel que novamente sediará o encontro.

Acho que pouca gente sabe,mas é grande o índice de violência contra a mulher em Estrela. A informação foi prestada pela Sargento Mônica Israel, na assembléia mensal da União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela, semana passada. A Brigada Militar está com a Operação Família em Paz, que vem sendo muito bem aceita pela comunidade. Já temos seis Promotores Legais Populares voluntários em Estrela, para tratar destes casos e mais deverão ser treinados, através de um curso específico, que deve iniciar em setembro.

Na próxima assembléia da UAME, dia nove de agosto, deverá se fazer presente a Secretária Municipal do Meio Ambiente, Ângela Schossler. Ela aceitou o convite, devendo a reunião acontecer no bairro Alto da Bronze.

Estrela esteve representada na Conferência Nacional da Criança e do Adolescente, em Brasilia, semana passada. Trata-se de Bárbara Caroline Machado, filha do presidente licenciado da UAME. Ela foi também uma das representantes do Estado do Rio Grande do Sul, escolhida em evento na Capital do Estado.

Depois que a AES Sul colocou um transformador na Rua Rádio Alto Taquari, no Bairro Pinheiros, melhorou sensivelmente o fornecimento de eletricidade, tanto nas adjacências como em grande parte do Bairro, pois o outro transformador foi aliviado. E os moradores também agradeceram ao Secretário de Obras, Nardi Afonso da Silva, que prontamente religou todas as luminárias nas cercanias, que normalmente são desligadas pela AES Sul quando existe troca de postes e fiação - como foi o caso.

Dia 28, acontece jantar-baile da Associação dos Moradores do Bairro Oriental, tendo como local a Creche Raio de Sol. Na noite, será definido o nome do novo presidente da Associação, que irá substituir a atual Neiva Witschoreck.

Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari tem novamente Assembléia, hoje à noite, que é mensal. Desta vez, será em Capitão. Reuniões prosseguem apesar do período eleitoral. Vamos ver quantos se farão presentes, pois além da campanha, temos um frio danado.

Amigo meu, candidato a vereador, já está eleito. Ele calcula que fará pouco mais de mil votos. E afirmou que não está "cumprimenando postes". Vamos ver, depois do dia oito de outubro. O correto é contar UM para cada 10 votos 100% garantidos.

Nenhum comentário: