Palestra-almoço aos servidores da Prefeitura de Estrela

CIPA

Estatísticas revelam que 96% dos acidentes de trabalho ocorrem por desvios de comportamento 

A Prefeitura de Estrela, por meio do Setor da Segurança do Trabalho e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa), promoveu palestra-almoço sobre Segurança e Saúde do Trabalho. 
A mesma foi proferida pelo engenheiro em Segurança do Trabalho Rogério Vian, da empresa Conpasul. 
Segundo Vian, as estatísticas de acidentes de trabalho mostram que apenas 4% destes ocorrem por condições inseguras. 
Na grande maioria dos casos (96%) os acidentes ocorrem por desvios de comportamento, ou seja, dos indivíduos não tomarem atitudes seguras ou não seguirem os procedimentos de segurança. 
Portanto, segundo o engenheiro, “é fundamental as empresas observarem as Normas de Segurança e Saúde do Trabalho, eliminando as condições inseguras, mas principalmente trabalhar a parte comportamental de seus colaboradores de forma contínua em relação a práticas seguras através de treinamentos, orientações buscando a conscientização destes em relação à preservação de sua saúde e integridade física”. 
A palestra-almoço ocorreu nas dependências do CTG Estrela do Rio Grande, com a participação de 65 servidores públicos, além de secretários municipais e, inclusive, a vice-prefeita Irene Terezinha Hein Veloso da Silveira, que representou o prefeito Celso Brönstrup. . 

Texto e foto: ILOCIR JOSÉ FÜHR 

Nenhum comentário: