Teutônia - 31 Anos de Emancipação Político-Administrativa

Emancipação de Teutônia
Por: Airton Engster dos Santos 

         Como sabemos o município de Estrela começou a ser regularmente povoado no ano de 1856. Os primeiros habitantes eram em sua maioria alemães ou descendentes deles provenientes do município de São Leopoldo.
         No ano de 1858 foi fundada a segunda colônia denominada Teutônia. Sua população em 1862 era de 258 habitantes. Exportavam seus produtos através de carroças via Estrela ou porto dos Barros, uma estação de embarcações do Rio Taquari. Plantava-se feijão, milho, batatas, arroz, mandioca, favas, fumo e erva-mate. Nesta época a indústria era pouco desenvolvida, porém se destacavam a produção de banha, manteiga, e azeite de amendoim.
A idéia de criar uma colônia particular coube ao comerciante e atacadista Sr. Carlos Schilling, que em 1858, adquiriu as terras devolutas para construir a Colônia Teutônia. A denominação de Teutônia seria uma referência às tribos bárbaros dos teutões, que tinham sido moradores das margens do Mar Báltico e de muita influência na formação do povo alemão. Seria, a nível de Rio Grande do Sul - Brasil, uma importante referência ao empreendimento de Germânicos, que praticamente dominaram na ocupação de Teutônia. Em 1862 o agrimensor Lothar de La Rue deslocou-se para Teutônia, iniciando as medições e separações dos lotes de terras. Neste mesmo ano, vieram os colonos da Velha Colônia São Leopoldo para desbravar a área sul de Teutônia. Entre os anos de 1868 e 1876 vieram aproximadamente 300 (trezentas) famílias, imigrantes alemães vindos principalmente de Kappeln, Lotte, Lanbergen, Leeden, Lengerich, Niedersachen, Osterberg, Waterkappeln e de Gaste - Osnabrück.
A partir de 1861 o comerciante e administrador foi Carlos Arnt. Em 1878 foi criado um distrito policial. Em 1883 a Colônia Teutônia contava com 2.500 habitantes e produzia 10.000 sacos de feijão, 20.000 sacos de milho e 45.000 kg de banha. Em 1885 a Colônia de Teutônia é elevada à categoria de Freguesia. Em 18/10/1892 é Reorganizada através de Lei Orgânica Municipal a antiga fazenda Teutônia, que passa a ser 2º Distrito de Estrela e denominar-se Pinheiro Machado. Em 17/06/1955 é criado o Distrito de Canabarro, fixa seus limites e determina sua sede. Em 19/10/1972 é fixado o limite do perímetro urbano da Vila de Languirú. Em 18/01/1973 Vila Schimidt é declarada área urbana.

A Emancipação de Teutônia:
O município de Teutônia que pertencia a Estrela tentou sua emancipação política administrativa 1963, cujo movimento foi interrompido devido algumas dúvidas surgidas nos três distritos principais (Teuntônia, Languirú e Canabarro).
Com o Dr. Hércio Pêgas presidindo uma comissão de lideranças, foi retomado o movimento em 1976, o povo foi ao plebiscito em 24 de maio de 1981 e Teutônia obteve sua emancipação consagrada nas urnas por ampla maioria.
Em 31 de janeiro de 1983 foi instalado o novo município com posse do primeiro prefeito eleito Elton Klepker. O novo município explode em festas e entusiasmo para o progresso. Em seguida foi construído um moderno Centro Administrativo em estilo enxaimel em gratidão aos imigrantes westfalianos.

Curiosidades:
O município filho, Teutônia é homenageado em Estrela através do nome de uma rua no bairro Boa União em Estrela.
O município filho Teutônia já gerou fruto, o pujante município de Westfália, antiga Vila Schmidt.
Para quem gosta e pretende aprofundar conhecimentos sobre a história de Teutônia recomendamos o livro do escritor Ruben Gerhardt, “Colonização de Teutônia e Corvo” editado em 2004 a disposição no memorial da Aepan-ONG para pesquisas.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Fonte de dados e imagens: Clipagem Aepan-ONG, IBGE e Informativo Prefeitura Municipal Teutônia de 1995.
Divulgação: Coluna Histórias da Nossa História – Jornal Folha de Estrela.    

Pesquisa: Airton Engster dos Santos 

Nenhum comentário: