Notícias Vale do Taquari - 21 de Maio de 2012



Notícias Vale do Taquari - 21 de Maio de 2012

A Univates recebe as inscrições para o Vestibular de Inverno 2012. São oferecidas mais de 30 opções de cursos. As inscrições podem ser feitas, até o dia 18 de junho, pelo site www.univates.br/vestibular, no câmpus de Lajeado, no Setor de Atendimento ao Aluno ou no câmpus de Encantado. A taxa de inscrição é de R$ 40,00. A prova única será aplicada no dia 24 de junho, das 13h30min às 18h30min, nos câmpus de Lajeado e Encantado. O resultado com a classificação dos vestibulandos será divulgada no dia 27 de junho, no site da Univates. A matrícula para os candidatos aprovados no Vestibular de Inverno 2012 ocorre no período de 28 de junho a 02 de julho de 2012.

A Emater de Travesseiro recebeu a confirmação de que a quantidade de milho balcão da Conab teve a quantidade de sacas por agricultor aumentada para 450 sacas. Os agricultores interessados devem entrar em contato com o escritório da Emater.

Acontece hoje, a partir das 14 horas, no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela, a Festa Regional das Apaes. A iniciativa é da Comunidade Evangélica de Estrela, e o evento faz parte da programação do Festival do Chucrute.
       
Hoje, às 16 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Encantado.

O poder legislativo de Coqueiro Baixo tem sessão hoje, a partir das 18 horas. 

Já as câmaras de Fazenda Vilanova, Venâncio Aires e Nova Bréscia realizam sessões a partir das 19 horas desta segunda-feira. 
        
O setor de Fiscalização Tributária da Prefeitura de Encantado alerta que hoje vence a primeira parcela do Alvará 2012, com desconto de 10% à vista. O pagamento pode ser feito na Tesouraria da prefeitura ou nas agências bancárias locais do Sicredi e Banrisul e rede conveniada.
  
A Secretaria da Agricultura de Travesseiro realiza nesta semana um roteiro de reserva das sementes de milho do programa troca-troca. Hoje, às 14 horas, as equipes estarão nos salões de São João e Barra do Fão. Amanhã, dia 22, às 10 horas, a equipe da Secretaria da Agricultura estará no salão de Três Saltos Médio.
       
Os representantes dos partidos de oposição em Lajeado estarão reunidos hoje a noite na Câmara de Vereadores para fechar a aliança política visando as eleições municipais. A coligação deve ser formada por 12 partidos, tendo como candidato a prefeito Luís Fernando Schmidt (PT). O PMDB deve indicar o vice, o nome mais cotado é o do ex-vereador Ito Lânius.

Segundo dados divulgados pelo IBGE do Censo 2010, o município de Taquari tem 26 mil habitantes e destes, mais de seis mil são portadores de deficiências. Já o município de Teutônia tem mais de 27 mil habitantes e cinco mil com algum tipo de deficiência.
           
A cidade de Arvorezinha sedia na quarta e quinta-feira desta semana, um ciclo de palestras sobre Citricultura. A promoção é da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Emater, Fepagro Fruticultura e Prefeitura de Arvorezinha.  O evento será realizado no Ginásio de Esportes.
       
O município de Capitão tem 2.462 eleitores em condições de votar nas eleições deste ano. Comparando com as eleições de 2008, ocorreu um acréscimo de 10% no contingente eleitoral.
       
A Justiça Eleitoral aceitou parcialmente a denúncia do Ministério Público Eleitoral de Lajeado e aplicou uma multa de R$15 mil, ao PMDB, PC do B, PSDB, PV e PPS de Lajeado, acusados de realizar propaganda política antecipada. Os partidos  punidos deverão entrar com recursos.
       
Na região, aguardadas novas alterações nos secretariados municipais até o dia 07 de junho, quando termina o prazo para a desincompatibilização  dos possíveis candidatos a prefeito ou vice. Em Arroio do Meio, por exemplo, a secretária de Educação, Eloíse Hammes, pode deixar o cargo para concorrer a vice-prefeita, na chapa encabeçada pelo atual prefeito Sidnei Eckerdt (PMDB), que vai buscar a reeleição.
       
A Coordenadora Regional de Educação, Marisa Bastos, classificou como decepcionante o resultado do concurso público do magistério. Apenas 133 professores conseguiram aprovação para as 299 vagas existentes.
       
No dia 28 de maio, às 10 horas, acontece reunião na Prefeitura de Pouso Novo, para os agricultores da localidade de Medorema, interessados em implantar o sistema de abastecimento de água.
       
A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde mostra através de lançamento os avanços maléficos do consumo da droga denominada de Crack. O único município da região que ainda não registrou casos é Travesseiro. Doze municípios da região ainda não possuem um programa de prevenção, e entre estes, estão Encantado, Doutor Ricardo e Relvado.

A Secretaria da Educação de Estrela realiza de hoje até sábado, dia 26, a 5ª Feira do Livro. A programação se desenvolve no salão social da Soges. Na abertura do evento, nesta segunda-feira, às 19 horas, ocorre palestra com o jornalista Alexandre Garcia.     
     
Com o objetivo de conhecer a opinião da comunidade sobre o Código de Ética Parlamentar que tramita na Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, a Mesa Diretora agendou para às 17 horas, de quarta-feira, dias 23, uma audiência pública. Convites foram encaminhados para escolas, entidades e comunidades da sede e interior.
       
Na próxima quarta-feira, dia 23, às 20 horas, acontece no Salão Gastronômico Dália, na cidade de Encantado, o lançamento da Suinofest 2012. Na oportunidade a comissão organizadora apresenta a programação oficial do evento, que ocorre nos dias 08, 09, 10, 15, 16 e 17 de junho, no Parque João Batista Marchese.

Os professores e as direções das escolas municipais de Roca Sales participam, juntamente com a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, de conselhos de classe referentes ao 1º trimestre de 2012. As reuniões ocorrem nesta terça-feira, dia 22, na sala de reuniões da secretaria. Às 7h30min é a vez da Escola Perpétuo Socorro. A partir das 8h45min da Escola Sagrada Família. E, para finalizar, às 10h15min a Escola Dom Pedro I.. Não haverá aula para os estudantes das três escolas do turno da manhã. À tarde, a aula será normal.

O  Sebrae de Encantado realiza  esta semana o curso Gestão de Estoque, com carga horária de 15 horas. O objetivo é desenvolver capacidades de controle e ações estratégicas para avaliar e gerenciar o estoque com eficácia. As aulas serão realizadas de hoje até a próxima sexta-feira, no Auditório Imigrante do Centro Administrativo, sempre das 19 às 22 horas.   

O Conselho Municipal de Desenvolvimento de Encantado realiza amanhã, às 19 horas, no Auditório Brasil do Centro Administrativo, a Assembleia Municipal em preparação ao Plano Plurianual Participativo (PPA) 2012, promovido pelo Governo do Estado. O encontro de lideranças e comunidade estabelecerá as demandas prioritárias para a votação pública que ocorre dia 04 de julho. 
       
A Secretaria de Agricultura de Roca Sales programou para quarta-feira, dia 23, uma nova etapa da campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos. Equipes estarão percorrendo 13 localidades do município, a partir das 08 horas da manhã.
  
Na próxima quarta-feira, dia 23, a administração municipal de Santa Clara do Sul realiza leilão público para a venda de materiais inservíveis para o serviço público. Entre o material a ser leiloado estão móveis e aparelhos de ar condicionado.
       
A administração municipal de Encantado promove domingo, dia 26, a quinta edição dos Jogos Rurais. O evento será realizado na Barra do Coqueiro.


Nenhum comentário: