Cuidados com o solo é tema de encontro regional em Estrela-RS


Produção Leiteira

Cuidados com o solo é tema de encontro regional

Por Graziela Muniz

A produção leiteira é uma das mais importantes atividades agropecuárias do Vale do Taquari e em Estrela, são mais de 500 propriedades cadastradas e que recebem acompanhamento por parte da Administração. Para tratar do tema que envolve a conservação do solo neste setor, foi realizado nesta manhã, no Hotel Estrela Palace, o 1° Encontro Regional Sobre Conservação do Solo na Produção Leiteira. A promoção foi da Emater/RS com a Prefeitura de Estrela. Além de produtores e secretários municipais de diversos municípios, estiveram presentes engenheiros agrônomos e professores, que discutiram alternativas, após apresentação de diagnósticos, contextualização da realidade local e relatos de produtores.
A abertura do encontro foi com o prefeito Celso Brönstrup, que destacou a importância do segmento para a economia local e que discutir a preocupação com o ambiente sempre foi relevante para a Administração. Falou também da assistência oferecida aos produtores do município, que possuem acesso à energia elétrica, água potável, telefonia e em muitos casos, internet. "Fico muito satisfeito de Estrela sediar este encontro, que pode conscientizar para o desenvolvimento da prática da recondução ao equilíbrio do solo", disse. 
De acordo com o Engenheiro Agrônomo Mauro Tubino, da Emater de Estrela, o município pode ser usado como parâmetro para demais cidades, como Anta Gorda, Colinas, Cruzeiro do Sul e Paverama por exemplo, por possuir características de solo semelhantes. "Temos que fomentar a discussão em torno do cansaço do solo, que está desgastado pela silagem e uso intensivo. É preciso olhar para outras alternativas, como a rotação da cultura." Segundo ele, é possível incrementar a matéria orgânica através do plantio de forrageiras como trigo, aveia e azevém. Outra alternativa, como a soja, poderia inclusive oferecer benefícios financeiros ao produtor. "De acordo com os índices evolutivos, para o modelo de solo da forma como ele é utilizado hoje, é insustentável continuar assim", disse. 
Conforme o secretário da Agricultura, Normélio José Beuren os produtores são incentivados a otimizar a produtividade das áreas, realizando pelo menos dois plantios de pastagem ao ano. Dentre as formas de estimular a atenção à qualidade do solo, a secretaria viabiliza subsídios para aquisição de calcário, insumos agrícolas e disponibiliza também técnicos para o controle de parasitas. Outro fator importante observado Beuren refere-se à manutenção de estradas, com melhorias nos acessos que as carretas utilizam para o transporte do leite.

Nenhum comentário: