COLUNA DO LUCA – 14.05.12 Luiz Carlos Freitag




COLUNA DO LUCA – 14.05.12
Luiz Carlos Freitag 


Sucesso absoluto o 7º Dia da Saúde promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela. O ponto alto foi o lançamento das comemorações dos 50 anos. Na foto, Elton Heiermann, Delésia Terezinha Lenhard e Lécio Gregory – tesoureiro, secretária e presidente do STR, com a torta dos 49 anos.


A Secretária do Meio Ambiente de Estrela, Ângela Schossler (na foto, com o presidente da UAME Celço Machado) esteve na assembléia mensal da União de Associações de Moradores de Bairros de Estrela, quinta-feira. Disse que está negociando com empresas de tele-entulho, para estabelecer local para colocação de resíduos da construção civil. “Queremos moer os entulhos para ser usado em aterros”, explicou. José Diehl, disse que sua empresa Lidiel está comprando uma máquina para fazer isso, e o material moído será usado para a fabricação de blocos de concreto.

O vereador Jaci Hauschild (PP) disse que 80% ou mais da população que atravessa a BR 386 na Coronel Brito, não usa a passarela. Ele pediu ofícios também ao DAER e Sulvias, para ser colocado no local um alambrado entre as duas faixas, no centro da BR, porque muitos acidentes ocorrem no local. Marco Wermann (PT) disse que este alambrado deverá ser estendido desde o trevo até quase o final da duplicação, no acesso da Cohab 2. O problema ficou mais sério com o aumento da velocidade na BR, realmente é incrível o número de pessoas que prefere arriscar a vida do que utilizar a passarela. A propósito: É bem mais rápido atravessar a rodovia pela passarela, pois não precisa ficar aguardando.

Vereador José Alves (PTB) fez novamente críticas ao Hospital da Ulbra, para onde devem ser encaminhados os acidentados de Estrela que necessitam de cirurgia. Disse que tem mais de 100 pessoas aguardando e ninguém é chamado. “Tem gente com o fêmur quebrado, costelas fraturadas, braços quebrados e nada é feito”. Cristiano Nogueira (PMDB) disse estar complicada a situação, pois se alguém entrar na Promotoria com queixa, quem vai ter de arcar com as despesas é o município. “Sobra tudo para a Prefeitura, assim está difícil”.

FRASE DA SEMANA: “Podas drásticas em árvores ornamentais fazem suas raízes quebrar as calçadas dos pedestres” (Ângela Schossler, Secretária do Meio Ambiente de Estrela).

Nenhum comentário: