Histórias da Nossa História - SOGES - Sociedade Ginástica de Estrela


Associativismo nas colônias alemãs

e Turnverein Estrella

A história da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul registra uma data especial, 25 de julho de 1824. Antes há registro apenas da presença do elemento indígena e português nestas terras.

O índio foi dono original da terra. O português conquistador e defensor da terra com contribuição na língua, religião, organização política e familiar.

A partir de 1824 a situação muda consideravelmente no Rio Grande do Sul, com a chegada dos imigrantes alemãs: outra gente, outra língua, outros costumes e até outra religião.

Uma das características dos recém chegados, de origem alemã, era o espírito associativo. O lazer o canto, a música ocupavam parte considerável do tempo dos imigrantes, tanto que a hausmusik (música em família), passou a ocupar estaco na igreja, comunidade e sociedades. Desses grupos surgiram os sängervereine (sociedades de cantores ou pequenas orquestras).

Mas havia três tipos de sociedades que marcaram época nas comunidades germânicas: sociedades de cantores (sängervereine), sociedades ginásticas (turnvereine) e sociedades de atiradores (schützenvereine).

Não há cidade de origem alemã no Estado, que não se orgulhe de possuir, ou ter registrado no passado, a existência de uma dessas organizações.

Se encerraram suas atividades, as gerações mais velhas falam com saudade, pois foram sem dúvidas fundamentais para vida associativa do passado. Praticamente as vidas das comunidades giravam em torno delas.

Campo Bom, Sapiranga, Taquara, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Nova Petrópolis, São Sebastião do Caí, Feliz, Montenegro, Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul, Ijuí, entre outras, onde a imigração alemã foi importante, tiveram ou ainda tem uma ou outra das sociedades citadas.

Na história das localidades  alemãs, é de tal profundidade a presença dessas sociedades que a simples palavra “ginástica”, significava pessoas de origem alemã que ali cantavam, faziam ginástica, teatro, dança, jogo de cartas, bolão e tomavam cerveja.

Turnverein Estrella - SOGES

A Turnverein Estrella, foi fundada em 26 de maio de 1907, por dez jovens entusiastas, no antigo hotel e confeitaria Bentz.

A primeira diretoria era assim formada: Alberto Dexheimer (presidente), Artur Francisco Preussler (vice-presidente e ginasta), Filipe Leopoldo Dexheimer (1º secretário), Clemente A. Ruschel (2º secretário), Conrado Hemb (tesoureiro), Walter N. Bernhardt (guarda-esportes), Adolfo Gonçalves, Alfredo Goulart, Cristiano Oscar Goedtel, Rodolfo Bernhardt e João Carlos Harres.

Em 1911 a entidade adquiriu um terreno para construção de uma sede própria. Em 1914 foi aprovada a construção da sede, em 15 de agosto de 1915 foi lançada a pedra fundamental, a construção ficou sob responsabilidade do Senhor Germano Kartsch. A inauguração ocorreu em 11 de novembro de 1916. Depois houveram várias melhorias no prédio.


Com a nova sede concluída, a Turnverein Estrella, oportunizou aos associados, ginástica, atletismo, bolão, salão para bailes, festas, teatro entre outros.

Em 1932 adquiriu um campo esportivo para prática de ginástica e atletismo, atividades que eram coordenadas pelo renomado professor alemão Leo Joas.

A Campanha de Nacionalização do presidente Getúlio Vargas e o ingresso do Brasil na 2ª Guerra Mundial, tudo que lembrava o pensamento germânico foi extinto sumariamente. Assim o departamento de ginástica foi fechado em 1942, o professor Leo Joas demitido e a diretoria deposta.

No alto da sede da Sociedade, também foi retirado o logotipo característico das sociedades congêneres, baseado nos quatro efes, em forma de cruz grega: frisch (jovial), fromm (bem comportado), fröhlig (alegre) e frei (livre).

Uma nova diretoria foi imposta, os estatutos foram mudados, e a entidade passou a denominar-se Clube Comercial em 1945.

Em 1951, sob a presidência de José Moesch, mudou o nome para Sociedade Ginástica de Estrela.

Mais tarde foi construído o ginásio, idealizado por Arnaldo J. Diel. Nos anos 70, foi adquirido a sede campestre, no bairro Cristo Rei, com várias opções aos associados: piscinas, cancha de tênis, vôlei de arreia, basquete, mini-futebol, quiosque, área verde e churrasqueiras.

Outra aquisição foi o campo da chacrinha, na rua Coronel Brito, próximo ao Arroio Estrela, com vasta área verde.

Em 2007, a Sociedade Ginástica de Estrela, comemorou seu centenário com uma exposição “Um Século de História”, peça teatral do grupo “Tá Pintando Arte” de Novo Hamburgo, culto e missa ecumênica no salão social da entidade, atividades esportivas alusivas ao centenário, sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores de Estrela, Baile Soges – 100 Anos, e apresentação da OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Depois disso a SOGES implementou uma academia de ginástica onde funcionava o antigo bolão da Sede Social.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Clipagem Memorial da Aepan-ONG



Nenhum comentário: