Notícias Vale do Taquari - 17 de abril



A aliança entre o PSD e o PC do B gaúcho nas eleições de Porto Alegre foi fechada durante encontro que reuniu lideranças das duas siglas na Capital. O PSD indicou o presidente municipal do partido, Nelcir Tessaro, para vice da comunista Manuela D'Ávila. Pelo acordo, Tessaro ocupará a vaga de vice a menos que se confirme o apoio do PP a Manuela.

O governador Tarso Genro apresentou ontem à base aliada os novos projetos que o governo irá enviar para a Assembléia Legislativa na semana que vem. Serão encaminhados 21 projetos, a maioria com regime de urgência, incluindo a polêmica elevação do desconto previdenciário cuja proposta eleva a alíquota de 11% para 13,5% para todos os servidores públicos estaduais.

O Concurso Público realizado no  último domingo pela Prefeitura de Encantado registrou a presença de 846 candidatos, dos 1.032 inscritos para os 11 cargos. O gabarito das provas já está disponível no site da prefeitura www.encantado-rs.com.br. Os eventuais recursos podem ser encaminhados nos dias 18 e 19, quarta e quinta-feira, junto ao setor de protocolo da prefeitura.
       
Os proprietários de veículos com placas terminadas pelo algarismo 3, precisam pagar o IPVA e o seguro obrigatório nesta semana. Hoje  termina o prazo para as placas finalizadas em 03, 13, 23, 33 e 43. Na sexta-feira, dia 20, encerra o prazo de pagamento para as placas terminadas em 53, 63, 73, 83 e 93.
       
O Cartório Eleitoral de Arroio do Meio atende hoje na Prefeitura de Nova Bréscia, até às 13 horas e 30 minutos.

O prefeito de Doutor Ricardo, Nilto Rolante, e a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Cátea Rolante, viajaram ontem a Brasília, com objetivo de acompanhar projetos do município que estão tramitando nos ministérios.
        
Hoje, às 19 horas, acontece sessão do poder legislativo de Bom Retiro do Sul. 
  
Em Muçum, hoje, às 19 horas e 30 minutos, acontece sessão do poder legislativo.
    
Onze projetos e um requerimento estão na pauta do dia da Câmara de Vereadores de Lajeado que realiza sessão ordinária hoje, às 17 horas.

Na sessão ordinária de hoje do legislativo lajeadense, a expectativa sobre a repercussão do projeto de resolução da mesa diretora, reduzindo em 40% os valores das atuais remunerações dos agentes políticos.
  
Amanhã, às 19 horas e 30 minutos, acontece reunião na sede Associação dos Moradores do Bairro Boa União, em Estrela. No encontro serão debatidas questões relacionadas ao trânsito na RST 453. Além da população local, representantes da Polícia Rodoviária Estadual estarão participando da reunião.

A Univates sediará no dia 26 de abril, das 8h às 14h30min, no auditório do Prédio 7, o 46o Seminário do Agronegócio para Exportação (Agroex). O evento é promovido pelo Ministério da Agricultura e pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Rio Grande do Sul. O objetivo do Seminário é discutir estratégias para o aumento da inserção do agronegócio brasileiro no mercado internacional
   
O Cartório Eleitoral de Estrela realiza um atendimento especial em Imigrante, no dia 27 de abril, das 13h às 17 horas, na Câmara de Vereadores.  Poderão ser encaminhados título de eleitor, transferências, revisões e 2ª via, certidões e atualização de dados cadastrais, entre outros. 
        
A Audiência Pública Regional, referente à Participação Popular e Cidadã na elaboração do Orçamento Estadual de 2013, acontece sexta-feira, dia 20, às 16 horas no auditório do prédio 7 da Univates, em Lajeado. O encontro definirá os critérios do processo e áreas prioritárias, além da forma da participação popular. O evento é aberto a toda comunidade regional.
       
No dia 10 de maio, às 19 horas, acontece no Parque do Imigrante, em Lajeado, o lançamento da  Expovale  2012. Na oportunidade serão apresentados, a autoridades, imprensa e convidados, detalhes sobre a feira, que acontece de 09 a 18 de novembro.

De 09 a 18 de novembro acontece no Parque do Imigrante, em Lajeado, a Expovale 2012. Os organizadores tem a expectativa de receber 200 mil visitantes e movimentar 45 milhões de reais em negócios, nos 10 dias do evento. A promoção é da Prefeitura e Associação Comercial e Industrial de Lajeado.
  
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realiza no dia 27 de abril reunião ordinária. A atividade ocorre a partir das 9h no auditório do Prédio 3 do Centro Universitário Univates, em Lajeado. Estão convocados a participar do encontro os representantes das entidades titulares e suplentes membros do Comitê. Em pauta estarão assuntos ligados ao Plano da Bacia Taquari-Antas.

A direção da AES Sul, representada pelo Antônio Carlos de Oliveira, defende-se das acusações de prefeitos, empresários e lideranças, afirmando que no ano passado a empresa investiu R$ 32 milhões na região. Para ele, a causa maior dos cortes nos fornecimentos de energia elétrica é a vegetação, com árvores de grande porte, plantadas junto a rede. Cinco equipes estão sendo formadas para trabalhar nesta questão.
       
No último domingo, mais de 60 pessoas,  de diversos municípios, participaram da caminhada orientada, que marcou a estréia do projeto turístico de  Pouso Novo. Foram percorridos mais de quatro quilômetros por estradas de roça e trilhas até a chegada na Gruta.
       
Em Teutônia, PSDB, PTB e PDT, realizaram evento conjunto no final de semana. Os partidos estão alinhavando uma aliança visando às eleições de outubro, em oposição ao atual governo. Lideranças do PTB participaram do encontro, o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB), o Secretário Estadual de Obras, Luiz Carlos Busato e o ex-deputado estadual e atual diretor da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Elmar Schneider.
           
Hoje pela manhã, em Lajeado, aconteceu a solenidade de assinatura de ordem de início de obras de implantação de redes de esgoto em dois bairros – Florestal e Moinhos, pela Corsan.  A obra beneficiará mais de 4.500 pessoas.
       
Todas as escolas de Imigrante participam do projeto “Escola Amiga da Natureza”. Cada educandário deve realizar e desenvolver no mínimo, um projeto de preservação do meio ambiente. O relatório deve ser concluído até o final de novembro, para a avaliação de uma comissão, que certificará o cumprimento dos critérios estabelecidos. 
      
A elevada do túnel na RS 130 em Lajeado, ainda não tem as proteções laterais indispensáveis para a liberação da obra para o trânsito. Enquanto isto, a prefeitura acelera as obras no interior do túnel, mas ainda não tem prazo para liberação ao trânsito. A liberação do tráfego depende do aval do Comando Rodoviário Estadual e da Prefeitura de Lajeado.
       
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Lajeado informa aos produtores rurais para solicitarem na secretaria a ordem de retirada de sementes forrageiras.

Nesta quarta-feira, dia 18, a Secretaria de Educação de Lajeado fará o lançamento das ações previstas para o oitavo ano do Projeto Lajeado Leitor no município. Com a presença de 360 estudantes de escolas municipais, a solenidade ocorre às 09 horas, em frente à prefeitura.

A Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Lajeado promove na próxima quinta-feira, dia 19, o III Fórum do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto. A programação acontecerá no Salão de Eventos do Centro Administrativo, com início às 8h30min.

A Secretaria de Educação de Travesseiro segue aceitando inscrições de artistas locais interessados em se apresentar no espaço Palco Aberto da Feira do Livro, que acontece nos dias 03, 04 e 05 de maio no Ginásio da Escola Pedro Pretto. O espaço Palco Aberto será realizado no dia 03 de maio, e, as inscrições podem ser efetuadas na Secretaria da Educação ou na Escola Pedro Pretto.

Uma iniciativa do setor de Fiscalização Tributária da prefeitura, em conjunto com a Associação Comercial e Industrial de Encantado e Junta Comercial do Estado, proporcionará um atendimento ampliado às empresas da região que necessitam fazer a autenticação de livros fiscais. Todas as sextas-feiras à tarde funcionários do setor de Fiscalização, prestarão atendimento na sede da Aci-e. Serão beneficiados 16 municípios da região. O escritório regional da Junta Comercial realiza por ano, em média, a autenticação de quatro mil livros.

As comissões de Agricultura e de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa realizam quinta-feira, dia 19, uma Audiência Pública para tratar dos problemas causados pelas frequentes interrupções e quedas de tensão no fornecimento de energia elétrica no RS. O encontro se realiza a partir das 9 horas e 30 minutos.

Hoje, às 14 horas, acontece a abertura das propostas para realização das obras de reforma da praça esportiva do centro da cidade de Pouso Novo. O ato acontece na Prefeitura.
        
A Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari tem assembléia festiva marcada para hoje, às 19 horas e 30 minutos, no salão do ACIL. em Lajeado. Na oportunidade acontece a posse da nova diretoria, com Ardêmio Heineck permanecendo na presidência.  
           
Na noite de hoje inicia no Ginásio de Esportes do Parque João Batista Marchese, o Campeonato Aberto de Futsal de Encantado, promovido pela Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo e pelo Conselho Municipal de Desporto. Estão inscritas dezesseis equipes, todas na categoria livre.

Nenhum comentário: