Estrela-RS - Empresários debatem prioridades com Fiergs



Um choque de industrialização urgente acompanhado de investimentos em infraestrutura são algumas das prioridades para devolver a competitividade ao Rio Grande do Sul. A questão foi abordada durante encontro realizado em Estrela com o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, nesta quinta-feira, 22 de março. Promovido pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis) e CIC Vale do Taquari, o encontro contou com a presença de dezenas de empresários e representantes de entidades do Vale do Taquari. 
Na ocasião, Müller destacou o processo de primarização pelo qual a economia do Estado e do Brasil passam, puxada por commodities. “Embora a balança comercial nacional tenha encerrado 2011 superavitária, se fizermos um recorte nos manufaturados, houve um déficit de US$ 92 bilhões. É preciso reverter esse quadro”, declarou. Sobre as carências em infraestrutura, o industrial mencionou o estudo contratado pelo Sul Competitivo – envolvendo Fiergs, Fiep (Paraná) e Fiesc (Santa Catarina), com conclusão prevista para o final de maio. O trabalho mapeará os gargalos logísticos atuais enfrentados por toda a região Sul, bem como sugestões de soluções. “O documento será entregue aos governos como forma de subsidiar o planejamento de ações de melhorias e resultados“, afirmou.

As lideranças de Estrela entregaram ao presidente da Fiergs um levantamento completo com as principais necessidades da região em áreas como meio ambiente, segurança pública e infraestrutura. O encontro teve a participação de representantes da Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis) e a Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari.
No município, além da reunião de trabalho, Müller visitou as dependências do Sesi e a indústria Brasilata, fabricante de embalagens de aço, com 450 funcionários.

Nenhum comentário: