Horário de verão termina no final de semana


Horário de Verão - ZH

No próximo domingo, quando os ponteiros dos relógios marcarem meia-noite, eles devem voltar para as 23h de sábado. A madrugada do final de semana marca o fim do horário de verão.

O horário de verão durou 133 dias nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além da Bahia. A mudança sempre ocorre nos terceiros domingos de outubro - o horário vigente iniciou no dia 16 do mês - e de fevereiro, mas neste ano o Ministério de Minas e Energia atrasou o fim do ajuste devido ao feriadão de Carnaval.

O principal ganho para a sociedade com a adoção do horário de verão é o aumento da segurança e da qualidade do suprimento de energia. Além disso, com a redução da demanda, não é preciso fazer novos investimentos em usinas hidrelétricas ou acionar energia de usinas termelétricas para complementar o fornecimento de energia.

De acordo com o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, existem pesquisas que mostram a aprovação da população ao horário de verão, e a extinção da mudança não está nos planos do governo:

— Pode até ser avaliado no futuro, mas em princípio sempre é um ganho. Se a sociedade inteira ganha com a aplicação do horário de verão, por que vou deixar de utilizar?

O governo federal ainda não tem um balanço da economia de energia proporcionada pelo horário de verão neste ano, mas a expectativa é que a mudança gere uma redução entre 4,5% e 5% na demanda de energia do horário de pico, nas regiões onde o sistema foi adotado. A redução total de consumo para o país deve ficar em torno de 0,5%, com uma economia entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões para o país durante o período.

Nenhum comentário: