Coluna Pílulas em Preto e Branco - Jornal Folha de Estrela - Luca

Luiz Carlos Freitag

Coluna Pílulas em Preto e Branco - Jornal Folha de Estrela - Luca


MAGRI-INVENTIVA: Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, nas duas primeiras Sessões Ordinárias deste ano, antes das férias. Primeiro as


PÉROLAS:

MARCO (PT): "Foi feita uma ligação de esgoto e a rua virou um barro".

JOSÉ ALVES (PTB): "Eles tem dizido que aprenderam muito"

JOSÉ ALVES (PTB): "No último dia do ano, entrou o espírito natalino e ele se emocionou"

JOSÉ ALVES (PTB): "Somos taxativos de não cobrar mais taxas"

JUAREZ (PPS): "Os vereadores são secretos"

JUAREZ (PPS): "Um abraço por acoplar todos ao grupo"

ALOISIO (PSD): "Os padrões do municipio deveriam ser classificados por letra"

JOSÉ ALVES (PTB): "Tem sido tremendamente um assalto atrás do outro".

JOSÉ ALVES (PTB): "Os assaltantes são pessoas que nem são pessoas".

JOSÉ ALVES (PTB): "Vivemos num Brasil onde uma menoria são ladrão".

JOSÉ ALVES (PTB): "Devemos avaliar sobre isso"

JACI (PP): "Os córregos praticamente não correm mais"

MARCELO (PSDB): "Ele tomou remédio similar e quase bateu as bota"

FRASE: ""Feliz é o político que diz não saber nada, pos ele é um cara que não tem dúvidas" (Filósofo Político no Salão do Hermes e Leonardo)

Elmar Schneider trouxe para visitar o Hospital Estrela, o Secretário de Estado de Obras Públicas e Irrigação, deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB). A diretora do Hospital mantém contato permanente com ele e já conseguiu liberar muitas verbas e outras estão para sair. "Ajudando Estrela, ajudo a Região toda", disse Busato. A irmã Terésia foi taxativa: "Esse é o cara". Ele ajuda o Hospital Estrela desde 2009.

Coisa incrivel o nosso tempo. Uma seca estonteante e depois tres dias de chuva muito bem-vinda, semana passada. Não resolveu, mas sem dúvida veio dar um alívio.

Mas a preocupação com a seca que estamos enfrentando, continua. Aloisio Mallmann (PSD) disse que na verdade, o problema ainda nem começou. "A falta de chuva vai até a metade de abril". Segundo explicou, a seca está atingindo o norte da Argentina, Uruguai, Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. "O pior ainda virá, pois a previsão é que se repita a estiagem em 2013, 2014 e 2015". Afirmou que já temos arroios sem água no Rio Grande do Sul e logo isso pode ocorrer também no Vale do Taquari. "A Defesa Civil e a Secretaria da Agricultura tem que se alertar, pois a coisa vai ficar feia".

Elmar Schneider, que foi presidente da CEASA, me disse que o Nordeste Brasileiro produz hoje muita fruta, graças a grandes açudes lá feitos "e com muita tecnologia emprega para a irrigação". Ele comentou que deveria ser feito o mesmo aqui, pois no inverno a chuva sobra. "Grandes açudes poderiam guardar água para o verão, usando-se a tecnologia nordestina para a irrigação". Segundo ele, o Governo poderia dar aos agricultores gaúchos 30% do valor da obra como Fundo Perdido e os outros 70% serem financiados por 10 anos.

Segundo Marcelo Braun (PSDB) os promotores da Expowink estão agradecendo muito a administração municipal de Estrela. "Dizem que foi o ano que a prefeitura mais ajudou".

Marcelo também comentou que as olarias de Estrela estão tendo de buscar terra em outros municipios, para fabricar tijolos. É que eles não estariam conseguindo liberação para a extração.

Gilberto Fensterseifer (PP) quer a implantação urgente do estacionamento rotativo pago, pelo menos no centro de Estrela. Ele disse que atualmente as vagas estão quase todas ocupadas por funcionários de bancos e da prefeitura. "Colocam o carro de manhã e tiram à tardinha. Está cada vez pior achar uma vaga no centro". José Alves (PTB) sugeriu que o prefeito determine que os funcionários da municipalidade estacionem na área da ex-Polar, liberando o centro, mas Gilberto afirmou que a solução mesmo é o estacionamento pago.

Jaci Hauschild (PP) mostrou-se satisfeito com a OASE - Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas - de Estrela, que está completando 100 anos. Informou que a entidade está escrevendo um livro, com um histórico completo das atividades. "Pena que outras entidades não façam o mesmo".

Agora sim, os Vereadores de Estrela entraram em férias. São de 30 dias sem Sessões Ordinárias. Na verdade, um pouco mais. As férias iniciaram dia 10 de janeiro e as Sessões Ordinárias retornam apenas dia 27 de fevereiro, porque dia 20 cai no Carnaval e deverá ser Ponto Facultativo. Daí, sem dúvida as férias serão "espichadas" mais uma semana.

Vale a pena pagar em dia o IPTU de Estrela. O desconto chega a 21%, informa a Secretária da Fazenda Elaine Goergen Strehl. São 14% de desconto mais 7% se não tiver nenhuma dívida com o município. E o grande lance é que o pagamento pode ser efetuado até o dia nove de março. Se o contribuinte optar por parcelamento, isto pode ser feito em até 12 vezes, desde que a parcela não seja inferior a R$ 20,00. Estrela tem atualmente em torno de 12 mil imóveis e o IPTU deve render R$ 3,3 milhões, informa a secretária.

Em breve teremos Sessão Solene da Câmara, para a entrega do título de Cidadão Estrelense ao Deputado Federal Paulo Pimenta, do PT. Ele fez juz ao título, pois é o parlamentar que, sem dúvida, mais está trabalhando para o municipio. Está preenchendo a falta que temos de um Deputado Federal daqui. A iniciativa foi do vereador Marco Wermann (PT), que teve apoio dos demais.

Nenhum comentário: