Notícias Vale do Taquari - 30 de dezembro

Notícias Vale do Taquari - 30 de dezembro
Encerrou ontem o Lajeado Brilha, com o último sorteio da promoção.  Os ganhadores dos vales-compras de mil reais cada foram João Lucas Rodrigues, Merluse Schuck, Carmem Helena Dresch e Bruno Conceição. Já ganhadora do prêmio principal, o vale-compras de R$ 30 mil, foi Fernanda Lenara Roth, do Bairro Americano - Lajeado. A promoção do Lajeado Brilha foi da CDL, com apoio da Prefeitura.

A Uergs oferece 1.320 vagas, em 18 cursos, distribuídos em diferentes regiões do Estado. As oportunidades estão divididas entre vestibular, com inscrições até o dia 16 de janeiro; Sistema de Seleção Unificada, do Ministério da Educação, com inscrições entre 7 e 12 de janeiro. A unidade da Uergs de Encantado também seleciona uma nova turma.
                      
Prossegue até o próximo domingo o Rodeio Crioulo Estadual de Capitão. Hoje a tarde serão realizadas as provas campeiras. Para este sábado, dia 31, terão continuidade as provas campeiras e a noite ocorre fandango sem cobrança de ingresso. No domingo de manhã será realizada missa crioula e as finais dos concursos e show musical.
                
O palco temático junto a Lagoa da Armênia no centro da cidade de Taquari, será inaugurado hoje às 20 horas, encerrando a programação do “Natal Açoriano”. Haverá apresentação de Taíne Vargas da Fantástica Fábrica do Papai Noel de Gramado, e show com Renato Borghetti.
           
A Câmara de Vereadores de Arvorezinha encerrou o ano com a inauguração da sua sede própria. A solenidade aconteceu na última quarta-feira, sendo prestigiada por prefeitos e vereadores de diversos municípios da região. A nova sede do legislativo está localizada junto ao Centro Administrativo.

Na próxima quarta-feira, dia 04, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa nova etapa do tratamento contra o câncer na laringe. Nesse dia, Lula deve voltar ao Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, para começar as sessões de radioterapia, que devem durar de seis a sete semanas.
           
Concluído nesta semana o recapeamento asfáltico da Avenida Antônio De Conto - extensão de um quilômetro, desde o trevo das rodovias RS 129 até a rótula que interliga as ruas Agostinho Costi e João Sana. A nova camada de asfalto revitalizará um dos principais acessos ao centro da cidade, e, exigiu um investimento de R$ 470.200,00.
           
Em Estrela os contribuintes podem providenciar a emissão de guias para pagamento dos impostos de 2012, com o reajuste na ordem de 6,18%. A emissão de guias do IPTU, ISSQN e Taxa de Vistoria pode ser via internet pelo site da prefeitura ou pela retirada de carnês na Secretaria da Fazenda. O IPTU pago até o dia 10 de março, terá um desconto de 14%.
           
O orçamento municipal de Forquetinha para 2011 será de 8 milhões de reais, 1 milhão a mais do que 2011. Segundo o prefeito Waldemar Richter, um dos projetos prioritários para 2012 é a estruturação do distrito industrial.
           
A Amturvales apresentou nesta semana o seu relatório oficial das ações realizadas durante este ano. O evento aconteceu no Parque Histórico, em Lajeado, com a presença de autoridades regionais, integrantes e associados da entidade.
           
O legislativo de Encantado renovou a mesa diretora para 2012, escolhendo o vereador Eldo Orlandini (PMDB), como presidente. Orlandini foi eleito na última sessão ordinária do ano, em chapa única. Como vice-presidente foi eleito Everaldo Delazeri e Jair Tonezer foi escolhido como secretário, tendo o vereador Arno Bagatini como 2º secretário.
           
A Câmara de Vereadores de Arroio do Meio realizou sessão extraordinária esta semana. Na oportunidade foram apreciados e aprovados 14 projetos de lei, incluindo a alteração do valor da Bolsa Auxilio por interno na Associação dos Menores e o repasse mensal de recursos para a APAE. A próxima sessão ordinária da Câmara de Arroio do Meio será no dia 1º de março, sob presidência de Gustavo Kasper (PP)
           
O projeto de construção da UTI do Hospital São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires, será concluído até março. Atualmente, o espaço está em fase de acabamento, mas falta a aquisição de alguns aparelhos específicos, o que deve ocorrer ns primeiros meses do próximo ano.
           
A Câmara de vereadores de Pouso Novo autorizou a administração municipal a reajustar em 6% os valores do IPTU para 2012. Quem pagar o imposto até o final de março, terá 15% de desconto.
                       
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Rudimar Muller, recebeu em seu gabinete o engenheiro superintendente do DAER Ildo Mourão, acompanhado por técnicos para vistoriar os serviços de melhorias na RS-130, entre Lajeado e Cruzeiro do Sul. Entre as obras realizadas, está a construção de uma pista de segurança para o acesso ao novo estádio do Lajeadense.
           
Para o deputado estadual Edson Brum (PMDB) Tarso Genro está realizando um governo medíocre. Segundo o deputado, o atual governo funcionou apenas para acomodar companheiros em cargos de confiança, além de oferecer reajustes salariais aos que mais ganham. “Tarso transformou o Estado na república dos CCs (cargos em Comissão), e das FGs (funções Gratificadas) e dos contratos emergenciais”, sentenciou Edson Brum.

Na próxima segunda-feira, dia 02 de janeiro, o prefeito de Encantado, Paulo Costi, não estará atendendo ao público devido a compromissos em Porto Alegre para assinatura de convênios que destinam recursos ao município.

O Departamento da Assistência Social de Travesseiro alerta as famílias que estão cadastradas no Programa Bolsa Família do Governo Federal e que não fazem a atualização do cadastro a pelo menos dois anos que entrem em contato com o CRAS para regularizar sua situação junto ao programa.
           
Em Lajeado para o pagamento do IPTU em cota única, será concedido desconto especial. Para quem quitar o débito até 29 de fevereiro, o desconto será de 15%.  Para os contribuintes que saldarem o IPTU até 30 de março, o desconto será de 7,5%. Já para pagamento efetuado até 30 de abril o desconto será de 5%. O contribuinte também poderá optar pelo pagamento em 31 de maio, sem descontos ou acréscimos.

Na próxima segunda-feira, dia 02 de janeiro, o prefeito Paulo Costi não estará atendendo ao público devido a compromissos em Porto Alegre para assinatura de convênios que destinam recursos ao município.

Pessoas com 50 anos de idade ou mais podem participar do curso de extensão Inglês para a Terceira Idade, oferecido na Univates, câmpus Lajeado. As aulas iniciam no dia 07 de março e ocorrerão às quartas-feiras, das 15h30min às 17h45min. As inscrições podem ser realizadas até o dia 03 de março na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, da universidade.

Diversas prefeituras atendem em turno único nesta sexta-feira. Estão nesta situação, as prefeituras de Coronel Pilar, Anta Gorda, Capitão, Nova Bréscia, Putinga, Arroio do Meio, Estrela, Teutônia, Fazenda Vilanova, Paverama, Forquetinha, Santa Clara do Sul, Marques de Souza, Boqueirão do Leão, e Lajeado.
           
Algumas prefeituras da região, como: Relvado, Roca Sales, Pouso Novo, Imigrante, Venâncio Aires e Taquari, encerraram o expediente externo ontem e retornam somente na segunda-feira.

As prefeituras de Poço das Antas e Tabaí realizam apenas expediente interno nesta sexta-feira.
           
Na próxima semana a Secretaria da Fazenda de Fazenda Vilanova estará realizando somente expediente interno. O atendimento ao público será retomado no dia 09 de janeiro.
           
A Secretaria de Saúde de Lajeado informa que as unidades de saúde realizarão turno único, até às 13h30min, nesta sexta-feira. As exceções são o Centro de Saúde Montanha, onde o funcionamento ocorrerá até às 22h e a Farmácia Escola, que atenderá até às 18h.

O setor de tributação da Prefeitura de Capitão solicita aos munícipes que possuem débitos do ano de 2011 e anteriores relacionados a IPTU, ISS, taxa de água e calçamento, para que procurem o setor até o dia 25 de janeiro de 2012 para fazer a negociação da quitação dos débitos, evitando que os mesmos se tornem dívidas ativas a partir do mês de março.

Atendendo orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), hoje todas as agências bancárias estão fechadas.
             
A Secretaria de Cultura de Doutor Ricardo alterou o horário de expediente do Telecentro Comunitário, atendendo agora em dois turnos, das 8h às 11h e das 14h às 17h, de segundas a sextas-feiras.
           
A previsão do Consórcio Univias para o feriado de Ano-Novo é de que 483 mil veículos passem pelas suas 14 praças de pedágio entre hoje e a segunda-feira. Uma redução de 20% comparando ao reveillon anterior, quando o período foi mais prolongado. 


Nenhum comentário: