Formatura de 55 novos Bombeiros Mirins em Estrela-RS

Projeto Salvar Vidas/Bombeiros Mirins
Formatura de 55 novos Bombeiros Mirins em Estrela-RS

Com o uniforme vermelho inconfundível, perfeitamente alinhados, sob o comando do sargento do Corpo de Bombeiros, os 55 formandos do Projeto Salvar Vidas/Bombeiros Mirins, emocionaram autoridades e familiares, na noite da sexta-feira (25/11), no ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, ao encerrarem mais um ano de atividades do Projeto, que desde de 2008 é desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros e Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Nos meses que antecederam a formatura os alunos tiveram intensa programação e uma rotina de encontros que acontecia duas vezes por semana, sempre nas terças e quintas-feiras. De acordo com a coordenadora do projeto, Jéssica Rodrigues, o primeiro desafio que muitos enfrentaram foi à disciplina. "Com o passar do tempo eles se adaptam com as regras e convivem num ambiente acolhedor e incentivador", lembra Jéssica.

Em seu discurso o secretário municipal de Esportes e Lazer, Nardir R. Steffens mencionou que cada criança que se forma como Bombeiro Mirin, é mais um agente transformador que está em cada lar estrelense e no ambiente escolar. "Como poder público devemos incentivar e promover projetos que atuam transformando vidas. Somente desta forma conseguimos construir uma sociedade melhor, digna e longe das drogas", enfatizou.

Durante a formatura também ocorreu o sorteio de uma bicicleta, doada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Estrela, Juarez Fülber e pelo vereador Jaci Hauschild, a ganhadora foi Mariana W. da Silva.
O Projeto
Desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em parceria com o Corpo de Bombeiros de Estrela, iniciou suas atividades em abril de 2008, estando na sua 4ª edição. Os encontros acontecem no Quartel do Corpo de Bombeiros.

O projeto Salvar Vidas Bombeiros Mirins objetiva orientar e instruir corretamente as crianças sobre como agir em situações de emergências, além de proporcionar uma maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade, desta forma ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania. São desenvolvidos diversos temas como: Meio ambiente, saúde, segurança, atividade física, reforço escolar, ordem unida e demais atividades de Bombeiro.

Atualmente o projeto atende 55 crianças, de 07 a 13 anos, provenientes das redes estaduais, municipais e particulares de ensino. Destacamos que desde o seu início o projeto já formou cerca de 180 Bombeiros Mirins.

Horários do Projeto:
3ª e 5ª feira - das 8h15min às 11h15min - Quartel do Corpo de Bombeiros
das 13h45min às 16h45min - Quartel do Corpo de Bombeiros

Foto - João André Mallmann

Nenhum comentário: