Notícias Vale do Taquari - 28 de outubro



Notícias Vale do Taquari - 28 de outubro

Inserido na programação da Forquetinha Expofest, acontece no dia 04 de novembro, o Seminário regional de Turismo. O evento será realizado no salão de Pedras, do Parque Cristoph Bauer, a partir das 15 horas e 30 minutos. Na ocasião serão apresentadas as rotas turísticas da Erva Mate, Germânica, Delícias da Colônia, Caminhos dos Moinhos e Trilhas e Memórias.
           
Encerra hoje a 2ª Feira do Livro da cidade de Canudos do Vale. O evento está sendo realizado no Ginásio Municipal de Esportes.
           
Retornaram ontem a noite de Brasília, os prefeitos Adélcio Sestari, de Coqueiro Baixo, Diógenes Laste, de Nova Bréscia, e, Jatir Radaelli, de Relvado. Eles participaram da mobilização promovida pela Federação Nacional dos Municípios, defendendo os interesses na proposta da partilha dos royaltyes do petróleo e de forma especial na exploração do “Pré-Sal”. 
           
Em função do Dia do Funcionário Público, nesta sexta-feira estão fechadas as prefeituras de Ilópolis, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Dois Lajeados, Pouso Novo, Tabaí e Taquari. Em Coronel Pilar e Arvorezinha, o expediente será somente até às 13 horas.
        
Uma Feijoada para auxiliar o Hospital”, é o slogan de uma campanha que visa contemplar financeiramente o Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires. Com os ingredientes doados por empresas e com a venda dos cartões a vinte reais, a feijoada será servida ao meio dia de sábado no salão da Sociedade de Leituras.
        
A Secretaria da Agricultura de Encantado inicia 2ª-feira dia 31, um roteiro de recolhimento de lixo seco nas comunidades do interior. O roteiro iniciará pelas seguintes localidades: Lambari, Lambari Alto, Garibaldi, Argola e Anita. 
           
Estão sendo iniciadas as construções de moradias populares para os moradores do município de Sério que ainda não tem casa própria, ou que residem em áreas de risco.   Serão 14 casas de alvenaria com 36m², e possibilidade de ampliação. O total do investimento será de R$190 mil, dos quais 100 mil reais vem do Governo do Estado e o restante da Prefeitura.
           
A comunidade de Linha Winck – Estrela, acelera os preparativos para a 8ª Expowinck - Feira Comercial, Industrial, Agropecuária e Agroindustrial. O evento ocorre de 12 a 15 de novembro. Estão confirmadas as participações de 130 expositores.
           
As empresas e profissionais autônomos de Encantado que apresentam débitos na Taxa de Localização (Alvará de Licença), ISSQN ou Alvará Sanitário, receberão correspondências a partir desta semana, pelos Correios. O aviso de débito, perante a Receita Municipal, são para impostos do ano de 2011 e anteriores.
        
A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística vai notificar a empresa Beter S/A de São Paulo, para se manifestar em prazo determinado, sobre o interesse ou não de continuar a pavimentação da VRS-482, entre Arroio do Meio e Capitão. A empresa não está conseguindo reverter a situação pré-falimentar em que se encontra desde 2008, e desta forma não poderá reassumir a obra.
           
A implantação do complexo industrial da Cosuel, em Palmas – Arroio do Meio, entra na fase final. O cronograma prevê a iniciação dos testes de industrialização do leite a partir de dezembro. O investimento neste complexo com equipamentos de última geração é de 55 milhões de reais e terá a capacidade de processar 460 mil litros de leite por dia.
           
A assessoria técnica da AES Sul explicou os motivos da falta de energia elétrica no Vale do Taquari, durante 1 hora e 24 minutos, no dia de ontem, atingindo em 44 municípios, mais de 19 mil economias – domésticas, comerciais e industriais, consumidores diretos da AES Sul, e mais 55 mil associados da Certel. Na explicação inicial, teria ocorrido um desarme no sistema de chaves da conexão dupla, de 69 mil volts de alta tensão, entre duas subestações, uma no Bairro Moinhos e outra no bairro Universitário – Lajeado.

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário (PT), afirmou que não será pré-candidata à Prefeitura de Porto Alegre em 2012. Entretanto, considerou cedo para definir quem irá apoiar, se a campanha do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, ou a do presidente estadual do partido, Raul Pont.
           
A União Lajeadense de Clube de Mães fez uma doação, no valor de 1 mil 890 reais ao Lar da Menina, entidade localizada no bairro Conservas. O valor doado é proveniente do lucro de um chá beneficente, realizado na semana passada pelos clubes de mães, quando foram vendidos 600 cartões.

Em Travesseiro a mãe que participa dos encontros do grupo de gestantes realizados regularmente no Centro Municipal de Saúde, recebe o seu Kit Bebê. As últimas mães contempladas foram: Margarete Relli e Janice Markmann. 

A Secretaria da Saúde de Lajeado informa que hoje a sala de vacinas do Posto de Saúde do Centro está fechada.

Em Travesseiro, o Grupo da Caminhada Sempre Unidos, que se encontra sempre nas quartas-feiras a tarde, na sede da SER Juventude, recebeu camisetas, uniformizando o grupo. Realizado e patrocinado pela Secretaria Municipal de Saúde, este grupo de pessoas além de realizar atividades físicas e recreativas semanalmente, também desenvolve oficinas de teatros e pinturas.

A senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP) elogiou a troca no comando do Ministério do Esporte. O nome do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) foi confirmado no cargo. O ministro Orlando Silva, alvo de denúncias de irregularidades na pasta, anunciou seu pedido de demissão na última quarta-feira.

Acontecerá no próximo dia 06, no Parque Professor Theobaldo Dick, mais uma edição do Brique e Festival Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado. As atrações terão início às 15 horas, com a Banda da Igreja do Evangelho Quadrangular e a dupla de sertanejo universitário João Victor e Cássio. Paralelamente aos shows, os artesãos estarão comercializando seus produtos no estacionamento do parque.

A Prefeitura de Lajeado informa que não haverá coleta de lixo no município no Feriado de Finados, dia 02 de novembro. Na segunda-feira, dia 31, feriado municipal, a coleta ocorre normalmente.

O PSB realiza seu Congresso Estadual neste sábado e domingo, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.  Durante o Congresso será eleito o novo Diretório Estadual do partido. Estão inscritas a Chapa 1 "Unidade para Continuar Crescendo", do atual presidente Caleb de Oliveira, a Chapa 2 "Socialismo, Participação e Transparência", do deputado estadual Heitor Schuch e a Chapa 3, "Diálogo e Pluralidade para Crescer Mais", do ex-vereador de Gravataí, Juliano Paz.

A Coordenação do Trabalho de Assistência Social de Putinga realiza neste sábado a tarde, o baile regional da terceira idade. O evento ocorre no Ginásio Felizardo Júnior.
           
Hoje à tarde, a equipe da Secretaria da Educação de Travesseiro estará reunida com a comissão organizadora da "Noite de Natal", que este ano acontecerá dia 17 de dezembro. O evento normalmente é realizado em frente a igreja matriz, e prevê apresentações artísticas, encenação do nascimento de Jesus, chegada do Papai Noel, show pirotécnico e reunião dançante.

Na próxima segunda-feira, dia 31 de outubro, feriado municipal pelo Dia da Reforma,terça-feira, dia 1º, e quarta-feira, dia 02 de novembro, feriado nacional de Finados, a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia não terá expediente. A entidade retorna às atividades normais na quinta-feira, dia 03 de novembro.

A ATAPEL (Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Lajeado e Região) realiza encontro dos associados no núcleo de Bom Retiro do Sul, neste sábado, dia 29, a partir das 10 horas. O evento ocorre na sede do Sindicato, no Bairro São Francisco. Ao meio-dia haverá almoço, sendo que para os associados da entidade não haverá custo. Na parte da tarde ocorre baile.

O Coral São Carlos de Jacarezinho participa domingo, dia 30, do Encontro de Coros, da cidade de Panambi. 

O Sindicato dos Municipários de Encantado realiza jantar-baile neste sábado, dia 29, no salão da comunidade de Santo Agostinho.
  
Marcado para o próximo domingo, dia 30, às 08 horas, o lançamento do projeto Caminhos da Colônia, coordenado pela ONG Expedição Rio Forqueta. O projeto consiste em realizar caminhadas orientadas mensalmente entre localidades do Distrito de Tamanduá, em Marques de Souza. A caminhada inaugural será da sede do distrito até a divisa com o município de Progresso.
           
Hoje, às 20 horas e 30 minutos, acontece no Auditório Itália, do Centro Administrativo, a apresentação da peça teatral “Quem pensa, não casa”, com os atores encantadenses, Ângela Reale e Daniel Burghardt. Os ingressos custam 10 reais. A promoção é do grupo Confraria Delas.

As inscrições para a matrícula nas escolas das redes pública estadual e municipais seguem até a próxima segunda-feira, dia 31. As vagas serão destinadas ao ingresso de alunos no 1º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio, além do Ensino Técnico, Curso Normal e Aproveitamento de Estudos para o primeiro semestre de 2012. Também estão sendo realizadas as rematrículas.

As 20 meninas que participarão do Debut Encantado, dia 11 de novembro, estão com a agenda lotada de compromissos. A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social organizou palestras, momentos de integração, passeios, fotos e ensaios até o esperado dia do 1º Baile de Debutantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O evento será realizado no CTG Giuseppe Garibaldi, às 21h, com a presença de convidados e familiares. Para realizar o sonho das 20 meninas-moça, a iniciativa conta com o apoio de padrinhos e empresas patrocinadoras.

O presidente estadual do PT, Raul Pont, afirmou que mesmo estando entre os nomes dos possíveis pré-candidatos do partido para a disputada da prefeitura, a sigla buscará um nome que seja consenso entre os petistas. Esta semana em plenária realizada pelo partido, o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde assumiu que será pré-candidato.

A Câmara de Vereadores de Gravataí definirá na semana que vem as regras para a eleição para prefeito do município. A decisão, que deve ocorrer no dia 14 de novembro, se dará de forma indireta, em voto aberto. Terão direito a voto 14 vereadores. Qualquer cidadão com mais de um ano de filiação partidária poderá ser candidato.

Nenhum comentário: