Informativo de Estrela - outubro de 2011



VI Curso de Educação Inclusiva
VI Curso de Educação Inclusiva em Estrela
VI Curso de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade 
Curso encerra com avaliação positiva dos participantes

Encerrou na manhã desta sexta-feira (21/10), o VI Curso de Formação de Gestores e Educadores – Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que contou com a participação de 124 professores de 36 municípios do Rio Grande do Sul, que teve inicio na terça-feira (18/10). Em agradecimento pela participação de todos, a secretária municipal de Educação, Juliana M. Wagner de Moraes lembrou Paulo Freire: “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca e ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”, mencionou. Com este espírito ela também compartilhou que: “Ser professor é muito mais que uma profissão, é saber somar, é gostar de dividir é ter o dom de multiplicar.” Lembrou que cada um tem a missão de multiplicar os conhecimentos que recebeu e acima de tudo, acolheu neste curso! “O caminho se faz caminhando, e foi este o grande objetivo do curso pensar e repensar a prática da inclusão num constante processo de ação-relexão-ação”, ressaltou. A equipe da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com todos os municípios participantes, realizaram uma avaliação positiva do evento. De acordo com o professor Sílvio Roberto Machado Rodrigues, de Canudos do Vale: “Iniciativas como esta fazem com que todos sejamos a mudança que esperamos no mundo a fim de que tornemos realidade os nossos sonhos. A tarefa é árdua e difícil, entretanto, trabalhando em grupo, poderemos superar os obstáculos que surgirem e construiremos uma sociedade mais justa e plena”, enfatizou. Já os participantes do município de Arvorezinha colocam: “Inovar é acreditar! Levaremos grandes conhecimentos referentes aos temas abordados. Com certeza tudo veio para somar e enriquecer o nosso trabalho”, escreveram.


Exposição de trabalhos
Exposição de trabalhos no saguão da Prefeitura de Estrela

Exposição de trabalhos no saguão da Prefeitura revela o talento dos alunos atendidos no Cemai IV

O talento dos alunos atendidos no Centro Municipal de Atendimento Integrado (Cemai) IV, do bairro Oriental, pode ser conferido no saguão da Prefeitura de Estrela. Tudo foi produzido ao longo deste ano, pelas 55 crianças e adolescentes que, no turno oposto ao escolar, freqüentam o educandário. De acordo com a diretora Joice Helena Ludwig, “alunos e professores estão de parabéns pela participação, abnegação e qualidade dos trabalhos”. A exposição poderá ser visitada até o dia 28 de outubro. Mais informações são possíveis pelo telefone (51) 3981-1133. 


EMEF Cônego Sereno Hugo Wolkmer
EMEF Cônego Sereno Hugo Wolkmer
EMEF Cônego Sereno Hugo Wolkmer 
Mês de outubro repleto de atividades no educandário

O mês de outubro chegou repleto de atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Sereno Hugo Wolkmer. A aluna Pâmela Tornquist participou do Concurso de Cartazes sobre o tema “As crianças sabem da paz”, promovido pelo Lions Clube. Seu trabalho foi classificado entre os três melhores do município, recebendo a homenagem do Lions Clube de Estrela no dia 05 de outubro. Na mesma data as alunas Samadi Griebeler e Jhenifer Eede, da 6ª série e Karolina Stüepp Keller, da 5ª série, representaram a escola no projeto “Oratória nas Escolas 2011”. As alunas, coordenadas pela professora Lisete Mallmann, mostraram empenho e dedicação, fazendo uma bela explanação de seus textos. O tema do concurso para este ano foi “Objetivos do Milênio: qual meu jeito de mudar o mundo”. As alunas expressaram que tem muito a dizer sobre o assunto. Já no dia 6, as dependências da escola foram palco da IX Mostra de Trabalhos. A noite contou com a presença da comunidade escolar e teve na programação o sorteio da Ação entre Amigos 2011, promovida pelo CPMF, e a apresentação do Grupo de Dança de Rua da escola, coordenado pela professora Taís Maia. Em seguida, os pais e visitantes puderam conferir a apresentação de trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo. Foi uma noite agradável, de muitas trocas, aprendizado e integração entre escola e comunidade. Uma programação especial também foi preparada para os alunos durante a Semana da Criança, incluindo a peça teatral Bazar de Poesia e uma Gincana de Integração. O compromisso de toda a comunidade escolar na busca de uma educação de qualidade promove o bom andamento do trabalho da escola e o sucesso dos nossos alunos.
A direção do educandário está feliz com a realização destas atividades e com a presença da comunidade escolar, que cada vez mais prestigia e participa das programações, contribuindo para enriquecer o trabalho da escola.



Seminário Regional Desafios e Perspectivas na Psicultura
Estrela-RS

Estrela sedia Seminário Regional Desafios e Perspectivas na Psicultura

Na manhã de sexta-feira, o presidente do Legislativo, vereador Juarez Fülber (PPS), acompanhado do colega Marco Aurélio Wermann (PT), participou da abertura do Seminário Regional Desafios e Perspectivas na Psicultura para o Estado. Estiveram presentes ao encontro representas do Ministério da Pesca e Aquicultura e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, além de órgãos como Emater e Colônia de Pescadores. O público presente, composto basicamente por produtores e pescadores, participará de palestras e discussões durante todo o dia. Para a superintendente federal Adriane Lobo, do Ministério da Pesca, o crescimento do consumo de peixe no país deve-se a uma política de investimentos no setor, iniciada no Governo Lula e que segue agora. “Quando o então presidente Lula cria uma pasta dedicada ao setor, oportuniza que esta atividade seja fonte de renda para muitas famílias”, observa. Já o presidente do Legislativo destacou que o município está bem organizado no setor, sendo um dos únicos do Estado a possuir uma feira permanente.

Nenhum comentário: