Pílulas em Preto e Branco - Coluna na folha de Estrela de hoje, 22.09.11

Luiz Carlos Freitag

Coluna na folha de Estrela de hoje, 22.09.11 

MAGRI-INVENTIVA: Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS: 

CRISTIANO (PMDB): “O secretário, há duas sessões, estava sentado aqui, na Tribuna”. 

FRASE: “Povo que não olha para o passado, não tem condições de realizar o presente, nem de planejar o futuro” (Cristiano Nogueira, verador do PMDB) 

Assunto que ainda vai render: Elmar Schneider, teria dito em entrevista, que se colocava a disposição do PTB para concorrer a prefeito. Mas deixou claro que não estava impondo a sua candidatura. Lembrou que se viesse a concorrer, contava com o apoio de Rafael Mallmann (PSDB/PMDB). Realmente, ele também me disse que apoiaria o Schneidinha, se ele viesse a ser candidato a prefeito. Muita água ainda vai rolar. 

Falando nisso: Parece que a conversa entre o PTB, PP e PT está bem avançada. Candidato a prefeito? Nenhum nome confirmado, mas tem cincoque estariam sendo cogitados: Valmor Griebeler pelo PT, Leonildo JoséMariani e José Adão Braun pelo PP e José Alves e Elmar Schneider pelo PTB. 

E a presidência do PMDB continua uma incógnita: Parece que todos os nomes cogitados até agora, foram descartados. Menos do presidente interino, vereador Cristiano Nogueira. Mas parece que ele e Rafael Mallmann andaram se reunindo com Renata Becker. Ela mora em PortoAlegre, mas é filiada ao PMDB de Estrela. Cristiano não confirmou o convite, mas disse: “Se ela aceitar, é um bom nome, até seria bom ter uma mulher como presidente. Também sou candidato, mas para ela, abro mão”. Então, vamos aguardar.

Marco Wermann (PT) comentou a satisfação dos moradores da rua Julio de Castilhos, trecho da Trans Santa Rita até a RS 129, que recebeu asfalto. Eles fizeram uma grande festa de inauguração. Disse que logo também inicia a pavimentação da rua do Chá da Índia, em Costão. E parece que o problema na rua Frietoldo Wathier, na Boa União, também está sendo resolvido, uma solução está sendo encontrada. “Acho que estamos chegando nos 70% dos moradores que assinaram anuência a pavimentação”.

Sobre este assunto, o ex-verador Renato Horn, o Bonitinho, disse que os moradores não são contra sua pavimentação, parece que o problema estava sendo o pagamento da obra em seis vezes. Terrenos de esquina teriam um preço superior a R$ 5 mil, o que estava dificultando, por isso, moradores pleiteavam um prazo maior.

A próxima reunião dos ex-Secretários da Agricultura vai ser dia 28,quarta-feira da próxima semana, em Lajeado. Será anfitrião Cirio
Schneider. 

Terça-feira, reunião da diretoria da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estela. Assunto, Garota UAME 2011, evento que acontece dia 26 de novembro, no Centro Comunitário Cristo Rei, quando será eleita a sucessora de Aline Franciele Orsolin. Realmente, a data está chegando. As inscrições podem ser feitas até a próxima Assembléia Mensal da UAME, dia 13 de outubro, na sede da AMBU. 

Devo dar os parabéns à Câmara Municipal de Vereadores de Estrela. Na pessoa do presidente Juarez Fülber (PPS). Mesmo com o Decreto de Ponto Facultativo segunda-feira, devido ao feriado de 20 de Setembro, o Legislativo realizou sua Sessão Ordinária. Seguida de Sessão Solene pela passagem da Semana Farroupilha. Acho que é a primeira vez que a Câmara de Estrela realiza Sessão Ordinária em dia que é Ponto Facultativo. 

DAER parece que terminou de recapear o trevio da Boa União - onde se juntam a Rota do Sol, rua João Lino Braun e acesso ao Trevo da BR 386. Realmente estava uma vergonha o estado do asfalto no local. Agora, falta a colocação dos cocorutos divisórios, pinturas e sinalização horizontal no asfalto. 

Depois disso, o DAER deveria começar a pensar nos problemas que existem, aos montes, em Estrela. Como a rótulo de acesso aos Loteamentos Populares 3, 4 e Bairro Pinheiros, Linha Lenz, Novo Paraiso, ponte de ferro entre a Boa União e São José, trecho da RS 129 entre Estrela e Bom Retiro do Sul - só para citar alguns. Quantos anos ainda teremos de esperar até que algo seja feito nestes locais? Isto sem contar com a tão necessária ligação entre a Rota do Sol e BR 386, na altura da Portilinia até o trevo da Trans Santa Rita. 

Com apoio do Vereador Comunitário Aloisio Mallmnann (PPS), vai acontecer a 1ª Noite Cultural, dia 14 de outubro, no Centro Comunitário de Glória. Promoção das Comunidades de Porongos, São Jacó e Glória. O início é as 20h e o ingresso será um quilo de alimento não perecivel. Haverá apresentação de artistas locais e do humorista José Calvi. Imperdivel. 

Finalmente, o inverno está chegando ao fim: A primavera inicia amanhã as 6h15min. Vai durar 89 dias, 20h25min. O horário brasileiro de verão inicia a zero hora do dia 16 de outubro. Significa que do dia 15 para 16 de outubro próximo, teremos de adiantar o relógio em uma hora. E dia 18 de fevereiro, a meia noite, devemos atrasar o relógio em uma hora para voltar ao horário normal.

Infelizmente choveu na terça-feira. Não foi possivel a realização do Desfile da Semana Farroupilha. A Brigada Militar tinha tudo organizado, muitas entidades iriam participar, mas o mau tempo não permitiu que fosse repetido o sucesso do dia 7 de Setembro. Nem por isso, a comemoração da Data Farroupilha foi menor. De uma ou outra maneira, “Sirvam Nossas Façanhas de Modelo a Toda a Terra”.

Nenhum comentário: