Reaproximação da Aeca com a Prefeitura de Estrela

Após três anos do episódio que gerou o rompimento do convênio entre a Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca) com a Prefeitura de Estrela, a reaproximação entre as duas entidades está bem próxima de acontecer e deverá beneficiar os atletas da canoagem.

Recentemente o presidente da Aeca, Marcos Kaiser e o secretário de Esportes e Lazer, Nardir Rosemundo Steffens, se reuniram juntamente com o departamento jurídico da prefeitura para dar fim ao processo judicial movido pela entidade contra a prefeitura, referente à concessão de uso da estrutura e o local que se encontra a sede da Associação, junto ao Porto de Estrela. “Os advogados da Aeca e da prefeitura devem se reunir para elaborar o protocolo de desistência do processo. Logo que isso acontecer dará sequência os projetos em parceria com a Administração de Estrela”, enfatiza Kaiser.

Marcos ainda ressalta que em setembro de 2010 o município de Estrela foi escolhido como sede de um dos dez Centros de Treinamento de Alto Rendimento em Canoagem, instalados pelo Ministério do Esporte, em parceria com a Prefeitura e a Aeca. O Ministério deverá repassar a entidade o valor aproximado de R$ 370 mil, que será investido no pagamento de instrutores, compra de material, manutenção, pagamento de atletas e de custos de transpores e inscrições em competições. “Esse valor só será liberado se ocorrer o melhoramento na infraestrutura do prédio, que hoje se encontro em precariedade, e para isso precisamos do apoio da Prefeitura”, ressalta.

De acordo com o prefeito Celso Brönstrup a Administração de Estrela deverá investir no melhoramento da infraestrutura da sede da Aeca, e para isso irá repassar através do convênio entre o Ministério do Esporte os recursos para a entidade investir e voltar a formar atletas de referência nacional da canoagem. “Só estaremos investindo no local se a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) decidir sobre a transferência da área para o município, antes disso, ficará na expectativa”, menciona.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Nardir R. Steffens, o retorno do convênio com as duas entidades deverá resultar numa parceria que gerará excelentes frutos, já que o Projeto Social Navegar, que hoje funciona na Ambev, é um meio de descobrir futuros atletas da canoagem que devem ser direcionados a Aeca, dedicada a formação de atletas profissionais. “Estrela será novamente o centro de formação de atletas de canoagem do Estado”, lembra.

Hoje a Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca) possui seis atletas que treinam diariamente com sete embarcações (K4, K2 e cinco K1). “Mantemos-nos com auxílio de empresas que contribuem para pagar a luz e algumas taxas com a federação. A canoagem de velocidade do Sul iniciou em Estrela, vamos revolucionar e voltaremos a ser um dos maiores picos de canoagem do Brasil”, enfatiza Kaiser.

Nenhum comentário: