Coluna do Luca

Luiz Carlos Freitag - Radialista e Escritor

MAGRI-INVENTIVA:

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:

CRISTIANO (PMDB): "É a alta velocidade dos carros que estão com asfalto novo". CRISTIANO (PMDB): 
"Vamos fazer homenagem ao centenário dos 100 anos da igreja". JOSÉ ALVES (PTB): 
"Temos que fazer uma lei para ver a situação de nossa cidade com muito cachorro na rua".

 JOSÉ ALVES (PTB): "Caminhão abrem as carroceria e os cachorro saem sem destino". JOSÉ ALVES (PTB): 
"As coisa vão começar a indireitar em nosso municipio no lado da AES Sul".

JOSÉ ALVES (PTB): "Faz seis meses que pedi um pedido".

JOSÉ ALVES (PTB): "Agradeço a presença eo ex-prefeito Celso, ha... Hélio, o nome é parecido". 

JUAREZ (PPS): "É uma empresa com percentual de valor de retorno de grande valor".

JUAREZ (PPS): "O executivo deve emprestar uma moça para auxiliar na Appiá".

FRASE: "Vai ser interessante ver o Schneidinha no palanque, de mãos dadas com o PT, fazendo campanha para a reeleição de Tarso Genro" (Filósofo Político, no Salão do Hermes e Leonardo).

Marco Wermann (PT) disse que os moradores do Jardim das Pedras estão preocupados: Agora, já tem alta velocidade na rua entre o Cristo Rei e Auxiliadora, o que deverá ficar ainda mais perigoso quando o asfalto daquela via estiver pronto. Ele quer colocação de redutores de velocidade.

Ainda do Marco: Disse que o DAER deverá acabar com o problema da água empossada entre o trevo da BR 386 e o trevinho da Boa União, nos próximos 60 dias. "Parece que o diálogo com o DAER melhorou". Vamos ver. O vereador também elogiou a recuperação dos passeios públicos ao longo da rua João Lino Braun. "Nardi Afonso da Silva está proporcionando melhores condições para quem usa o local para suas caminhadas diárias, estava dificil".

E o Pronto Socorro foi novamente alvo de duras críticas por parte de vereadores, no Legislativo de Estrela. Cristiano Nogueira (PMDB) disse que ele não está funcionando, pois quem vai lá tem de aguardar duas, tres, até quatro horas para ser atendido. Disse que o próximo repasse financeiro por parte da prefeitura, vai ter de vir com exigência de dois médicos pelo menos nos fins de semana. "
O atendimento do Hospital é muito bom, mas o Pronto Socorro não funciona. Temos de fazer uma lei estabelecendo limite de horário de atendimento", afirmou.

José Alves fez eco na reclamação: disse que a espera chega a quatro e até cinco horas, sem atendimento "E quando a pessoa é atendida, um médico, que prá mim nem médico é, lhe falta com o respeito. Eles estão ganhando para atender a população e quem paga, é o povo estrelense", afirmou. Foi além, dizendo que quando chega um vereador ao local, muda tudo.

Parece que foi feita uma pesquisa em Estrela, sobre o momento político. Apontando candidatos a prefeito e vice. É claro que está cedo para qualquer tipo de definição, mas já dá para apontar um rumo. Eu acho que teremos tres candidatos a prefeito, posso estar enganado. Mas deverá ser uma batalha muito parelha.
Eu não vi esta pesquisa, mas ouvi comentários que a administração Celso Brönstrup foi muito elogiada...

O presidente da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela - Celso Machado, na assembléia mensal semana passada, elogiou Bélkis Carolina Calsa. "
Estrela precisava de uma Secreataria de Cultura e Turismo".

O roteiro turístico Delícias da Colônia, tirou o 1º lugar no ranking do Vale do Taquari, em número de visitantes, oriundos de todo o Estado e até fora dele.

A informação partiu de Antônio Cledi Veloso, servidor da Secretaria de Cultura e Turismo e um dos mais solicitados guias turísticos do roteiro.

Aliás, Veloso introduziu o Projeto Redescobrindo Estrela: Ele leva alunos da rede municipal de ensino, para visitar os distritos de Costão, Glória e Delfina - que está recebendo acesso asfáltico.

Luiz Alberto Krummenauer, gerente regional Metro-Vale da AES Sul, esteve reunido com vereadores e imprensa, além de outros convidados, semana passada na Câmara de Estrela.
Ele falou sobre as reclamações que estão acontecendo e surpreendeu positivamente: Não enrolou em nenhuma resposta que deu. Realmente agradou a todos, e foi bastante claro em tudo o que lhe foi pedido.

Ele informou que o primeiro motivo para a falta de energia elétrica, eram os postes caídos e isso caiu para o terceiro lugar. "Em primeiro lugar agora, estão os cortes progamados para solucionar problemas e em segundo a queda de galhos e árvores em linhas de transmissão de energia elétrica". Ele abriu tipo um canal direto com os vereadores, para tentar solucionar todos os problemas que surgirem com a maior brevidade possivel.

Quinta-feira aconteceu a inauguração da sede do PR no centro de Estrela. Dado Wagner - filho do ex-prefeito Günter Wagner - confirmou que é pré candidato a prefeito. E na inauguração da sede, foram anunciadas várias novas filiações, como as do ex-vereador Larri Schwingel e da suplente de vereadora Lorena Hauschild, ambas recém saídas do PMDB.

Nenhum comentário: