Notícias do Vale do Taquari-RS - Brasil - Dia 20 de maio de 2011

Regionais do dia 20/05/2011

Acontecem hoje, as noites de Filó em diversas cidades da região.


Em Arroio do Meio, o Filó ocorre às 19 horas, no Salão Cinqüentenário do Bairro Bela Vista.

Em Doutor Ricardo, o Filó é uma iniciativa da administração municipal em parceria com a Paróquia São Caetano, iniciando com oração de uma “Ladainha em Latim”, na Igreja Matriz. A sequência da confraternização ocorre no Salão Paroquial.

Já em Encantado, o Filó está institucionalizado por lei municipal, e acontece a cada ano em uma localidade diferente. Hoje será em Linha São Roque, com rezas e cantos a partir das 19 horas na igreja, prosseguindo com a confraternização no salão da comunidade.

Na próxima quinta-feira, dia 26, acontece mais uma assembleia da Amvat. A reunião ocorre, a partir das 14 horas, no Centro Administrativo de Teutônia, e, faz parte da programação do aniversário do município. A situação do SAMU Vale do Taquari será um dos assuntos principais do encontro. O secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento, Luís Carlos Busatto, participará do encontro, falando sobre as obras e projetos previstos para a região.

Estrela comemora hoje 135 anos de emancipação, com feriado municipal. Na noite de ontem dentro da programação de aniversário do município foi realizado o Concurso de Beleza, Miss Estrela. A vencedora foi Aline Orsolin. Como 1ª princesa foi escolhida Jéssica Junqueira, 2ª princesa Simone Andréia Tem-Pass e Miss Simpatia, Daiana Knebel.

No dia 1º de junho, o vereador de Muçum, Adair Villa (PSDB), reassume a presidência da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari – AVAT. Villa é o atual vice-presidente da entidade e vai substituir Eldo Dickel que se licenciou do cargo para assumir a Secretaria de Obras em Paverama.

Hoje a noite acontece na sede do Sete de Setembro, em Capitão, a convenção do Partido Progressista. Segundo o presidente Valdir Dalmoro, será renovado o diretório e escolhida à nova executiva do partido.

Os problemas no trânsito são debatidos em praticamente todas as sessões da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio. A indignação com as lombadas eletrônicas que no entender dos vereadores não cumprem a sua real função e se transformaram em indústria de multas, é crescente. A sugestão dos vereadores é de desativação das lombadas e a instalação de quebra-molas.

Os vereadores de Arroio do Meio autorizaram o poder executivo a repassar uma auxílio mensal por criança atendida pela Amam. Atualmente a entidade atende cinco crianças, sendo que três são de Arroio do Meio.

Francine Lazzaron e Cristine De Potter foram eleitas para o Conselho Tutelar de Travesseiro. A posse ocorre na próxima segunda-feira, dia 23, no gabinete do prefeito. O mandato vai até 2013 e o salário é de R$ 439,00 para 20 horas semanais.

Os prefeitos Valdir Possebom, de Putinga, e Ricardo Rockenbach, de Travesseiro, estão retornando da Europa. No velho continente Possebon e Rockenbach visitaram organizações de pequenos agricultores e agroindústrias. Os prefeitos estiveram acompanhados de técnicos do Sebrae e dirigentes cooperativistas.

No Vale do Taquari, o índice de imunização contra Gripe aumentou para 68%, com cerca de 42 mil pessoas imunizadas, de uma previsão de vacinar 60 mil. O município de Coqueiro Baixo tem o melhor índice de vacinação, atingindo até ontem, 95% da meta. O pior desempenho é de Imigrante, que atingiu até o momento apenas 32% da meta. A vacinação no Estado foi prorrogada por mais uma semana.

Por falta de uma ação do DAER para limpar as margens da RS-413, de Lajeado à Santa Clara do Sul, este serviço está sendo realizado pela Prefeitura de Santa Clara do Sul.

O MPA tem reunião marcada para a próxima 3ª-feira, apara oficializar a construção de 61 moradias dentro do programa “Minha Casa Minha Vida”. Serão contempladas famílias rurais de Canudos do Vale, Boqueirão do Leão, Progresso e Travesseiro. Desde 2003, já foram construídas mais de mil casas na região, revela o líder do MPA. O valor liberado pelo governo para este tipo de financiamento é de R$ 12 mil, para um imóvel de 52m², sendo que deste valor 10% terá que ser de contrapartida do agricultor.

Nenhum comentário: