Noticias de Estrela-RS - Dia 26 de maio de 2011

Secretaria de Agricultura descentraliza atividades para ouvir moradores de Santa Rita

ESTRELA – Os moradores da localidade de Santa Rita tiveram a oportunidade de apresentar seus anseios e receber orientações da Secretaria Municipal de Agricultura de Estrela. Foi na tarde desta quarta-feira (25/05), quando aconteceu mais uma reunião descentralizada da Secretaria, chefiada pelo secretário Paulo Floriano Scheeren.

Inicialmente, Scheeren explicou aos moradores de Santa Rita as principais atividades realizadas e programas desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura. Houve, também, a participação do chefe do escritório municipal da Emater/RS/Ascar, Martin Schmachtenberg.

Na seqüência, foi aberto espaço para a comunidade apresentar seus anseios e receber orientações. O morador Roque Horn, por exemplo, aproveitou para pedir orientações da Secretaria de Agricultura e da Emater, visando a realização do sonho de se tornar piscicultor.

A próxima reunião descentralizada da Secretaria de Agricultura será realizada na localidade de São Jacó, no dia 1º de junho.


Programa Segundo Tempo recebe

visita do Ministério dos Esportes

ESTRELA - Os professores Eraldo Pinheiro e Cícero Moraes, integrantes da equipe colaboradora do Ministério dos Esportes, vieram a Estrela recentemente para uma visita ao Programa Segundo Tempo. Esta visita teve como objetivo, além de identificar se o Programa realmente está acontecendo, orientar e auxiliar caso existam dúvidas ou ações que não estejam de acordo com as diretrizes do Segundo Tempo.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Nardir Steffens, a visita foi vista “com bons olhos. Sempre estamos buscando realizar as atividades dentro daquilo que foi pactuado com o Ministério dos Esportes. Além disso, temos uma equipe de ótima qualidade envolvida com o Programa, o que assegura um atendimento de qualidade aos beneficiados.”

Para o professor Eraldo Pinheiro a visita foi bastante positiva. “O aspecto mais importante visto em nossa visita foi a questão do trabalho em equipe e o comprometimento com os beneficiados. A qualificação da equipe, juntamente com o estimulo dado pela secretaria de esportes faz com que a cidade de Estrela seja um exemplo para o Programa Segundo Tempo.”

De acordo com Patrícia Wagner, coordenadora pedagógica do Projeto, durante a visita alguns ajustes foram orientados pelos professores e estes já estão sendo providenciados, “pois estamos comprometidos em realizar e desenvolver o Programa da forma mais correta possível. Além disto, temos consciência de que os participantes merecem um atendimento de qualidade, com ações e estímulos que auxiliem em sua formação pessoal e tudo isto é feito através do Esporte, ou seja, educamos e formamos cidadãos mais conscientes através do esporte”.


O Programa Segundo Tempo

O Segundo Tempo é um programa do Governo Federal, realizado em parceria com a Prefeitura de Estrela, através do Ministério dos Esportes e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Atualmente, em Estrela, são atendidos 473 crianças e adolescentes, entre 07 e 17 anos, no contraturno escolar, três vezes por semana. Os beneficiados recebem lanche e uniforme.

Maiores informações pelo fone (51) 3981-1047, com Patrícia Wagner.


Primeiros Passos: Projeto contempla

crianças entre zero e 6 anos de idade

ESTRELA - Prefeitura de Estrela, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social, iniciou no mês de maio, as atividades do Projeto Primeiros Passos, vinculado ao CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. Este Projeto integra os serviços socioassistenciais oferecidos no Município, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

Baseados na ideia de que o CRAS é o lugar de convergência de diferentes ações, como forma de integrar o PAIF – Programa de Atenção Integral à Família, este Projeto visa trabalhar de forma lúdica, psico e pedagógica as questões vinculares, sociais e de cidadania de crianças de 0 a 6 anos de idade. Dessa forma, são oferecidos grupos para que mãe (ou cuidador) e filho descubram e fortaleçam seus vínculos familiares juntos, em momentos de orientação, cuidado, afeto e carinho.

Neste primeiro momento estão acontecendo grupos nos bairros Imigrantes, Oriental, Moinhos (Loteamento Marmitt) e Boa União. Duas psicólogas foram contratadas para iniciarem este trabalho, tendo como objetivo desenvolver a segurança de acolhida e convívio familiar, propiciar a construção de autonomia e segurança individual, baseados no diálogo e na escuta, proporcionar aprendizagens na área social, oferecendo ambiente receptivo às crianças para desenvolvimento de cidadania e construção do indivíduo, além de resgatar e fortalecer os vínculos familiares.

Os grupos foram subdivididos em faixas etárias, para melhor trabalhar cada criança. No bairro Marmit, os encontros estão ocorrendo todas as segundas feiras, das 9h30 ás 10h30, no Salão da Creche Criança Feliz, para crianças de 0 a 1 ano de idade. No bairro Oriental (Pinguela), os encontros ocorrem todas as terças feiras, das 9h30 ás 10h30, no Pavilhão Comunitário São Francisco, e também para crianças de 0 a 1 ano de idade. No bairro Imigrantes, os grupos estão acontecendo nas quartas feiras, das 14h às 15h para crianças de 0 a 1 ano de idade, e das 15h às 16h para crianças de 02 á 3 anos de idade, e os encontros são no CRAS. Já no bairro Boa União, os encontros ocorrem todas as sextas feiras, das 9h30 às 10h30, na Associação de Moradores (AMBU), para crianças de 0 a 1 ano de idade.

Toda a população está convidada a participar deste projeto, basta comparecer no dia e local em sua comunidade. Logo estarão iniciando grupos para as demais faixas-etárias, e novos profissionais estarão contribuindo com outras atividades.


Conferência Municipal de Saúde ocorre em junho

ESTRELA – Ocorre no próximo dia 3 de junho, das 13h às 17h, no Salão da OASE - Comunidade Evangélica de Estrela, a Conferência Municipal de Saúde deEstrela, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e pelo Conselho Municipal de Saúde.

Neste ano o tema das conferências de saúde, em todo o Brasil, será: "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, política pública, patrimônio do povo brasileiro".

Na Conferência Municipal a temática abordada será a questão do "Acesso e Acolhimento com Qualidade", entendendo ser este um dos grandes desafios do SUS.

Durante o mês de maio serão realizadas pré-conferências em diversas comunidades e entidades organizadas, visando à participação da população. As propostas das pré-conferências serão apresentadas e aprofundadas durante a 5ª Conferência Municipal.

De acordo com a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Adriane Mallmann as conferências são um importante espaço de participação. “Para a população, é uma oportunidade de indicar o que pode melhorar na saúde, para os gestores é uma oportunidade de ouvir a população e fazer uma avaliação do trabalho que vem desenvolvendo”, ressalta.



SAMU - Simulação de atendimento orienta população

ESTRELA – Uma simulação de acidente automobilístico com vitimas, que ocorreu no dia 20, em frente ao Parque Princesa do Vale, serviu como demonstração do serviço prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros.

De acordo com a secretaria de Saúde e Assistência Social, Adriane Mallmann, o objetivo da simulação foi justamente mostrar para a população como os dois serviços atuam de forma conjunta, garantindo a qualidade do atendimento. “Na demonstração do serviço foram envolvidos o Setor de Regulação do SAMU, uma ambulância de suporte básico (com equipe de técnico de enfermagem e condutor), uma ambulância de suporte avançado (com equipe composta por médico, enfermeiro e condutor), o resgate do corpo de bombeiros e caminhão de combate a incêndios”, lembra.

Durante os 29 minutos, do início da simulação até o final, a plateia acompanhou o envolvimento e o trabalho conjunto das equipes, que prestaram no local toda a primeira assistência de forma a garantir a vida das vítimas, inclusive com demonstração do desencarceramento das vítimas das ferragens realizada pelo Corpo de Bombeiros.

Durante a demonstração, ao ser acionado o 192 - Samu, foi feita a regulação, sendo que em 4 minutos a ambulância de suporte básico, que tem sua base junto ao Hospital Estrela, chegou ao local do acidente enquanto que a pessoa que ligava foi sendo questionada pelo médico regulador sobre as vítimas e orientada no que deveria fazer até que a equipe chegasse ao local. "Mostrarmos que trabalhamos em parceria com os bombeiros e não como concorrentes, como algumas pessoas tentam disseminar pelo município, bem como sobre a importância de ter uma equipe qualificada para o atendimento das vítimas, inclusive com profissionais da enfermagem e médicos no local quando necessário", enfatiza Adriane. Ela ainda comenta que a regulação, criticada por alguns, foi demonstrada para que as pessoas entendam que as perguntas não são para complicar, perder tempo e burocratizar, mas para garantir que até que a equipe de saúde chegue ao local, o paciente/vítima seja mantido nas melhores condições. “Isso se faz através da conversa entre quem está ligando para o 192 e o médico regulador", garante.

Nenhum comentário: