Estrela-RS - Resumo Histórico







Resumo Histórico de Estrela-RS

Foi criada colônia do município de Taquari em 1856; Freguesia em 2 de abril de 1873; instituída canonicamente em 11 de agosto de 1873. Elevada a categoria de Vila por Lei Provincial em 20 de maio de 1876, sendo instalado município em 21 de fevereiro de 1882.

O ato de 9 de maio de 1882 criou uma delegacia de polícia Na Vila Santo Antônio da Estrela.

O primeiro vigário da freguesia foi o padre Francisco Schleipen, que celebrou a primeira missa em 24 de agosto de 1873.

A instalação da Vila foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Taquari João Caetano Pereira, que deu posse aos vereadores eleitos: Henrique Theodoro Rohenkohl, Patrício Antônio Rodrigues, Jorge Carlos Lohmann, Tristão Gomes da Rosa, Miguel Ruschel, Bento Manoel de Azambuja e Luis Paulino de Moraes.

Em 7 de janeiro de 1887 tomou posse a segunda legislatura ficando assim constituída: Bento Manoel de Azambuja, Henrique Theodoro Rohenkohl, Patrício Antônio Rodrigues, Adolpho Martins Ribeiro, Joaquim Alves Xavier, Pedro Schneider e Antônio Victor Menna Barreto.

Com implantação de novo regime, foi organizada uma ajunta administrativa constituída pelos cidadãos Luiz Paulino de Moraes, Jacob Schiller e Luiz Jaeger que tomou posse em 13 de janeiro de 1890.

Substitui-a nova junta, formada pelos cidadãos Bento Rodrigues da Rosa, Henrique Hamerle e Luiz Jaeger.

Do presidente da junta, Rodrigues da Rosa, partiu a iniciativa de conseguir do Estado a adoção da bandeira da República Rio-Grandense.

Em 15 de outubro de 1891, foi eleito o primeiro conselho que deveria organizar o município, fazendo parte do mesmo: Julio May, Jacob Schenke, , Henrique Arnt, Nicolau Gerhardt, João Ubaldo Nery, Jacob Wiedt e Miguel Ruschel.

Texto: Airton Engster dos Santos

Fotos: Acervo Memorial da Aepan-ONG

Nenhum comentário: