Estrela sedia 1º Seminário Estadual de Boas Práticas em Educação Fiscal Estrela-RS






Estrela sedia 1º Seminário Estadual de Boas Práticas em Educação Fiscal


Estrela sediou nesta quinta-feira (11/11), na Soges, o I° Seminário Estadual de Boas Práticas em Educação Fiscal, evento que reuniu representantes de 120 municípios do Rio Grande do Sul e, contou com a presença dos secretários Estaduais, Ervino Deon (Educação) e Ricardo Englert (Fazenda).

O seminário foi realizado pelas Secretarias Municipais de Educação e Fazenda com o apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS); 3ª Coordenadoria Regional de Educação e do Grupo de Educação Fiscal do Estado - RS (GEFE-RS).

Em seu discurso o secretário Estadual de Educação, Ervino Deon, ressaltou a importância de inserir no contexto escolar a Educação Fiscal, formando cidadãos conscientes.
“Somente através da educação conseguiremos construir uma sociedade responsável”, salientou.
Já o secretário Estadual da Fazenda, Ricardo Englert, mencionou o trabalho de resgate e de efetividade do Programa Educação Fiscal, desenvolvido de forma árdua e desafiadora pelo governo Estadual, refletindo de forma positiva na arrecadação crescente do Estado.
“Fico emocionado com o resultado alcançado pelo Programa Educação Fiscal, foi um desafio e que agora vencemos”, comenta.

O prefeito de Estrela, Celso Brönstrup, lembrou que o município de Estrela implementou no ano de 2005 o Programa de Educação Fiscal, com o intento de aumentar a arrecadação através de incentivos a consumidores na troca de notas fiscais e que o resultado foi positivo.

“Com a inclusão da secretaria de Educação no Programa, que ocorreu somente em 2007, através do trabalho nas Escolas de Ensino Fundamental e Infantil da rede de Educação Municipal, estamos conseguindo introduzir a responsabilidade de cada um, em benefício de todos, envolvendo inicialmente mais de 2.500 alunos”, lembrou.

O seminário contou também com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Estrela, Marco Aurélio Wermann; delegado da 13ª Delegacia da Fazenda Estadual de Lajeado, Leocádio de Souza, representado por Gilmar Hickmann; coordenadora da 3º Coordenadoria Regional de Educação, Maria Eunice Rocha Werle; presidente da Amvat, Paulo César Kohlrausch; representante da Secretaria Estadual da Fazenda, Silvia Grewe; representante da Secretaria Estadual de Educação, Jeanete Scherer; representante da Receita Federal, Alexandre Bortolini; representante da Contadoria e Auditoria Geral do Estado, Edemar Castaman, prefeitos e secretários municipais.

Nenhum comentário: