ACSURS - Estrela-RS


Ações do PNDS em Passo Fundo engajam nutricionistas, estudantes e empresários do setor de carnes no projeto

Durante quatro dias, palestras e cursos apoiados pela Universidade de Passo Fundo apresentaram em detalhes o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, além de capacitar profissionais

Na semana passada, entre os dias 26, 27, 28 e 29 de outubro, alguns dos responsáveis pelo desenvolvimento do PNDS no Rio Grande do Sul e no Brasil realizaram uma série de ações na cidade de Passo Fundo, visando dar prosseguimento ao projeto no Estado.

Na terça-feira, o Diretor de Marketing da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos – ABCS, Fernando Barros, concedeu entrevistas para rádios, com o intuito de divulgar as ações que seriam realizadas nos três dias seguinte na cidade. Na ocasião, Barros deu detalhes do PNDS e seu desenvolvimento em todo o país.
Já na quarta-feira pela manhã, no Auditório do Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo – UPF, em parceria com a UPF e com o apoio da Faculdade de Agronomia e Veterinária, Rodrigo Rizzo, Coordenador do PNDS no RS, e Fernando Barros, realizaram uma palestra para alunos dos cursos de medicina veterinária, agronomia, engenharia de alimentos e nutrição, entre outros, com o seguinte tema: “Um novo olhar sobre a carne suína: uma janela de oportunidades”.
Entre os assuntos abordados pelos palestrantes estavam a história da ABCS e da suinocultura brasileira, a imagem da carne suína no Brasil e no mundo, além de questões relativas ao mercado da carne suína, entre outros. À noite, no mesmo local, Rizzo realizou palestra, para os acadêmicos do período noturno, sempre com a participação dos professores Eraldo Zanella (Fisiologia da Reprodução) e Elcy Dickel.

No dia seguinte, pela manhã e a tarde, foram realizados dois cursos de cortes suínos, que foram ministrados pelos consultores de cortes Daniel Furtado e Marcelo Conceição, do SEBRAE/RS. Nos cursos, que contaram com a participação de empresários do ramos de carnes de Passo Fundo, Daniel e Marcelo, que juntos têm mais de 50 anos de experiência na área, apresentaram e ensinaram diversos cortes de carne suína que podem ser oferecidos para os consumidores, incentivando seu consumo e gerando uma mudança nos processos das empresas, podendo gerar mais lucro.
A ação contou ainda com a participação do Presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS, Valdecir Luis Folador. Rodrigo Rizzo diz que "somente com esta integração com a Faculdade de Agronomia e Veterinária da UPF é que foi possível viabilizar esta ação de treinamento para as empresas, uma vez que não dispúnhamos de um local tão adequado e com todo o tipo de maquinário como a do CEPAGRO, além do esforço dos professores e alunos."
Segundo o professor Elcy Dickel, doutor em ciências veterinárias e ex-funcionário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, “esse tipo de projeto bem como o curso de cortes é necessário, pois acaba facilitando o consumo da carne.
Hoje vivemos em um mundo moderno, no qual a dona de casa trabalha e não sabe ou não tem tempo de tirar um maior proveito dos cortes. Além disto, proporcionar estas ações para nossos alunos é uma iniciativa muito importante, porque muitos deles são do RS e leste catarinense e, com isso, acabam se tornando difusores do projeto e destas técnicas”.
Reneu Roque Berton, que atua na empresa Mercado Scota há 5 anos, comentou que até então trabalhava com apenas dois cortes: o pernil e a costela. Já durante o curso aprendeu uma infinidade, mais de 20 cortes, que poderá colocar em prática no seu trabalho, oferecendo uma maior variedade para seus clientes. “Acredito que se oferecermos estes novos cortes, eles vão vende muito bem”, expões Berton.
Além dos destes, acadêmicos de uma escola técnica de Pato Branco, no Paraná, que visitavam as instalações do CEPAGRO da UPF, onde os cursos foram realizados, também receberam kits contendo informações do PNDS e cartilhas de utilização da carne suína.

Mais tarde, no município de Sertão, no Instituto Federal Rural – IFRS, Campus Sertão, Rizzo ministrou palestra para alunos do Curso Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroindústria, Curso Superior de Gestão Ambiental e Curso Superior de Agronegócio.
Na ocasião, o coordenador do PNDS no Estado abordou o tema “Um novo olhar sobre a carne suína: uma janela de oportunidades!”. No próximo dia 04 de novembro, será realizada uma palestra, desta vez para alunos de outros cursos do Instituto, que tem mais de 1000 estudantes, sendo 600 internos.

No dia seguinte, sexta-feira (29/10), no Anfiteatro da Faculdade de Medicina da UPF, às 14h, a professora e nutricionista Bianca Antonini, ministrou uma palestra para nutricionistas da rede hospitalar, professores da UPF e formandos da faculdade de nutrição, abordando aspectos nutricionais relativos à carne suína e seus benefícios a saúde humana.
Segundo Rizzo "esta ação junto à área de saúde do Planalto Médio do RS contou com o grande empenho do Hospital São Vicente de Paulo e com a Faculdade de Medicina da UPF, os quais somos muito gratos."

Bianca falou sobre a importância de uma boa apresentação da carne suína, além de mostrar argumentos que comprovam que a mesma é de fácil digestão e consumo e, sobretudo, que “a carne suína é parceira de um cardápio saudável”. Além da profissional, Valdecir Folador, Fernando Barros, Rodrigo Rizzo e Saulo Roberto de Vargas, Assessor de Comunicação da ACSURS, também estiveram presentes na palestra.
Os participantes também receberam kits com informações do PNDS e cartilhas incentivando o consumo da carne suína em diversos nichos de mercado.
Em outra ação do PNDS na região, o gastroenterologista-chefe do departamento de endoscopia do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo, Dr. Arnaldo José Ganc, realizará palestra no dia 08 de dezembro, também em Passo Fundo, onde explica que as causas responsáveis pela rejeição à carne suína são históricas e ainda aborda questões relativas à digestão da carne suína, seus mitos e verdades.

Nenhum comentário: