Vagões de Trem para Turismo no Vale do Taquari



Dia 30 de abril, ocorreu em Guaporé, o ato em que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) repassou seis vagões de trem ao Instituto Nacional de Preservação e Restauração Ferroviária (INPREFER). Diversas autoridades locais, regionais, estaduais e federais presenciaram a cerimônia realizada no Centro Comercial de Guaporé.

Os vagões serão usados no passeio Turístico Ferroviário dos Vales e Montanhas da Serra Gaúcha, pela EF-491, no percurso entre os municípios de Estrela e Guaporé.
Os mesmos são provenientes da antiga Rede Ferroviária Federal, sendo quatro de passageiros, um de serviço e um de restaurante.
Os vagões têm 22 metros de comprimento e capacidade para até 60 pessoas sentadas. Eles serão equipados com ar-condicionado, bancos reclináveis e janelas panorâmicas. Todos deverão passar por reformas, sendo que o custo estimado da melhoria é de R$ 2 milhões.

O passeio Turístico Ferroviário dos Vales e Montanhas da Serra Gaúcha, no percurso entre os municípios de Estrela e Guaporé pela EF-491, abrangerá 32 túneis, com o comprimento total de 17.041 metros, e 26 viadutos, com o comprimento total de 5.324 metros.

O trajeto total é de aproximadamente 150 quilômetros.

Para o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Ronaldo Zarpellon, o momento é de comemoração para o turismo regional.

Já o prefeito de Estrela, Celso Brönstrup, parabenizou a iniciativa e o esforço das entidades e prefeitos na conquista dos vagões. “Lutamos incansavelmente e conquistamos uma parte do sonho, agora precisamos novamente do empenho de todos para a reforma dos vagões. Com absoluta certeza vamos conseguir”, ressaltou.

Nenhum comentário: