Festa de São José Operário em Estrela-RS







Festa de São José Operário em Estrela

São José Operário é o Padroeiro da comunidade católica na Cohab II, Bairro Imigrantes, pertencente à Paróquia de Santo Antônio, Estrela. A homenagem é para lembrar São José, carpinteiro de Nazaré, pai adotivo de Jesus Cristo.

Todo ano é realizada a Festa de São José Operário no ginásio da comunidade na Cohab II. Não foi diferente neste ano quando em torno de 1.400 mil pessoas participaram da grande Festa no dia 02 de maio de 2010.

Houve missa na parte da manhã, ao meio dia servido suculento churrasco, e a tarde foi marcada por muitas brincadeiras, tudo premiado, pescaria entre outros. Mais tarde aos acordes da Banda Nova Gerasom aconteceu um grande baile.

A Rádio Stúdio FM 106.3, transmitiu o evento ao vivo.

O Dia do Trabalhador é comemorado no dia 1º de maio, em vários países. No Brasil é feriado. Além de festa, muita gente aproveita a data para homenagear São José Operário, considerado o padroeiro dos trabalhadores.

O culto a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou "O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser cultuado.

Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para "São José Operário, o trabalhador".

Bairro Imigrantes em Estrela-RS
Bairro em Estrela situado entre a BR-386, Arroio Estrela e a Rua Coronel Brito. O nome do bairro é para homenagear os imigrantes e migrantes, que vieram se estabelecer em Estrela-RS.
A urbanização iniciou na década de 1950.

A partir de 1978, Foi construído e instalado o Núcleo Habitacional da Cohab II, quando novos moradores vieram se fixar na Chácara da Prefeitura e nos novos loteamentos que foram criados a partir de então.

Novas indústrias se instalaram junto à BR-386 que proporcionou novos empregos. São ruas do bairro: Tomás Pereira Neto, Olinda Mallmann, João José Schonarth, Alfredo Mathias Arenhardt, Rua Gabriel Aloísio Mallmann em homenagem ao ex-prefeito que administrou Estrela nos anos 70 e 80. Também neste local foi instalado o primeiro Pró Morar de Estrela-RS.

Na rua São Francisco de Assis foi construída a Escola Municipal Odilo Afonso Thomé, que nos anos 90 foi transferida para nova área. Na Rua Coronel Brito está situada a Escola Estadual Madre Branca.

No bairro também funcionam a Escola Municipal de Educação Infantil Arco-Íris e a Pousada da Criança Estrelense.

Existe ainda a Comunidade São José Operário, com um pavilhão construído em alvenaria, ligada a Paróquia Santo Antônio. Também o Centro Social da Cohab II, o Centro Comunitário São Jorge e o Centro de Lazer Junto à Chácara da Prefeitura.

A Sede Campestre da Sociedade Rio Branco, também está situada no bairro, na Rua Artur Francisco Preussler. Há duas praças de esportes no bairro, uma na Cohab II e outra na Chácara a Prefeitura.

A Associação de Moradores da Cohab II, a Associação de Moradores do Bairro Imigrantes, são as entidades representativas do bairro.

Pelo Censo 2007, o bairro possuí 847 domícílios, com 2.625 habitantes.

Texto e Fotos
Airton Engster dos Santos
Stúdio FM 106.3



Nenhum comentário: