Faculdade La Salle – Estrela - 1º Fórum de Ensino Superior em Estrela







Mais de 300 pessoas discutem a
importância do Ensino Superior


ESTRELA – A Faculdade La Salle – Estrela promoveu na noite desta quarta-feira (26/05), o 1º Fórum de Ensino Superior em Estrela, reunindo 330 pessoas, no ginásio do Colégio Santo Antônio. Estudantes de nível médio, universitários, professores, autoridades e comunidade discutiram a importância e o papel que a educação universitária exerce na sociedade local e regional, os desafios enfrentados e as alternativas para sua consolidação.

Na abertura o prefeito de Estrela, Celso Brönstrup, mencionou o esforço da Administração em edificar no município uma instituição de Ensino Superior que fortalecesse a economia e qualificasse a mão de obra local e da região. “Hoje esse sonho está consolidado e nada melhor refletir a sua importância em nossa sociedade”, ressaltou.

O provincial da Província Lassalista de Porto Alegre, Ir. Jardelino Menegat, definiu que a Rede La Salle tem como papel fundamental ser referência em inovação. “Nossas instituições de ensino estão preparadas para dar respostas inovadoras e nossos alunos também”. Já o diretor geral da Faculdade La Salle – Estrela, Ir. Marcos Corbelini traduziu como necessária a discussão do ensino superior com toda a comunidade. “Devemos pensar que a formação superior é de todos para todos”, afirmou.

Um dos assuntos apresentados “Ensino Superior e Gestão Pública”, pelo painelista, Paulo de Tarso, refletiu sobre a importância de pensar e planejar a educação para os próximos 30 e 40 anos e a educação permanente. “É um absurdo que após a formação não se tenha continuidade nos estudos e o constante aperfeiçoamento”, comentou. Além disso, defendeu que os governos federais, estaduais e municipais devem ter pessoas competentes com formação em Gestão Pública.

Outro tema que mereceu espaço no Fórum, “Políticas de Ensino”, apresentado por Henrique Carlos Castro, refletiu sobre a importância de a sociedade reconhecer o ensino superior com instrumento de transformação “A transformação num país, estado, cidade e região se faz com a construção do conhecimento”, enfatizou. Comentou ainda que nesse contexto a educação superior se consolida cada vez mais como força viva e atuante e com um papel de relevo na geração e difusão do conhecimento.

O 1º Fórum contou com o apoio da Prefeitura de Estrela, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Estrela, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Câmara de Vereadores, Ministério Público e Associação Comercial e Industrial de Estrela (ACIE).

Nenhum comentário: